Selo Social como Instrumento de Marketing: uma Concepção Estratégica da Filantropia Empresarial
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10396 |
Resumo: | Reconhecendo-se a importância da atuação de organizações não lu¬crativas e não governamentais orientadas ao atendimento gratuito de de¬mandas sociais básicas (saúde, alimentação, amparo, entre outras), e que a obtenção de recursos financeiros e materiais constitui-se num dos grandes desafios dessas organizações, a partir de conceitos oriundos de disciplinas como administração estratégica, marketing e desenvolvimento econômi¬co, procura-se desenvolver e justificar um modelo de canalização de recur¬sos a essas instituições articulando-as estrategicamente a dois outros agen¬tes sociais: empresas e consumidores. No que tange à concepção estratégica, trabalha-se o conceito de marketing relacionado às causas sociais, vincula¬do aos referenciais de análise da corrente schumpeteriana. Como suporte, apresenta-se resultados de u~a pesquisa empírica de caráter exploratório que entrevistou 45 executivos de grandes empresas baianas e 157 consu¬midores residentes nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Demonstra-se que a canalização de recursos às organizações da sociedade civil pode valer-se de uma lógica de mercado sem subverter seu caráter humanitário e não-lucrativo. Além disso, argumenta-se que essa canaliza¬ção de recursos tende a se consolidar ao longo do tempo, possibilitando um desenvolvimento sustentável a éssas organizações. |
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Selo Social como Instrumento de Marketing: uma Concepção Estratégica da Filantropia EmpresarialReconhecendo-se a importância da atuação de organizações não lu¬crativas e não governamentais orientadas ao atendimento gratuito de de¬mandas sociais básicas (saúde, alimentação, amparo, entre outras), e que a obtenção de recursos financeiros e materiais constitui-se num dos grandes desafios dessas organizações, a partir de conceitos oriundos de disciplinas como administração estratégica, marketing e desenvolvimento econômi¬co, procura-se desenvolver e justificar um modelo de canalização de recur¬sos a essas instituições articulando-as estrategicamente a dois outros agen¬tes sociais: empresas e consumidores. No que tange à concepção estratégica, trabalha-se o conceito de marketing relacionado às causas sociais, vincula¬do aos referenciais de análise da corrente schumpeteriana. Como suporte, apresenta-se resultados de u~a pesquisa empírica de caráter exploratório que entrevistou 45 executivos de grandes empresas baianas e 157 consu¬midores residentes nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Demonstra-se que a canalização de recursos às organizações da sociedade civil pode valer-se de uma lógica de mercado sem subverter seu caráter humanitário e não-lucrativo. Além disso, argumenta-se que essa canaliza¬ção de recursos tende a se consolidar ao longo do tempo, possibilitando um desenvolvimento sustentável a éssas organizações.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10396Organizações & Sociedade; Vol. 6 No. 14 (1999)Organizações & Sociedade; v. 6 n. 14 (1999)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10396/7415Guimarães, Fábio Di NataleQuintella, Rogerio H.Pimentel, Renêinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-20T16:07:40Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10396Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-20T16:07:40Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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