Selo Social como Instrumento de Marketing: uma Concepção Estratégica da Filantropia Empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Fábio Di Natale
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Quintella, Rogerio H., Pimentel, Renê
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10396
Resumo: Reconhecendo-se a importância da atuação de organizações não lu¬crativas e não governamentais orientadas ao atendimento gratuito de de¬mandas sociais básicas (saúde, alimentação, amparo, entre outras), e que a obtenção de recursos financeiros e materiais constitui-se num dos grandes desafios dessas organizações, a partir de conceitos oriundos de disciplinas como administração estratégica, marketing e desenvolvimento econômi¬co, procura-se desenvolver e justificar um modelo de canalização de recur¬sos a essas instituições articulando-as estrategicamente a dois outros agen¬tes sociais: empresas e consumidores. No que tange à concepção estratégica, trabalha-se o conceito de marketing relacionado às causas sociais, vincula¬do aos referenciais de análise da corrente schumpeteriana. Como suporte, apresenta-se resultados de u~a pesquisa empírica de caráter exploratório que entrevistou 45 executivos de grandes empresas baianas e 157 consu¬midores residentes nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Demonstra-se que a canalização de recursos às organizações da sociedade civil pode valer-se de uma lógica de mercado sem subverter seu caráter humanitário e não-lucrativo. Além disso, argumenta-se que essa canaliza¬ção de recursos tende a se consolidar ao longo do tempo, possibilitando um desenvolvimento sustentável a éssas organizações.
id UFBA-4_d32e4f8688b3b4a378e5a1476e10fab8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10396
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Selo Social como Instrumento de Marketing: uma Concepção Estratégica da Filantropia EmpresarialReconhecendo-se a importância da atuação de organizações não lu¬crativas e não governamentais orientadas ao atendimento gratuito de de¬mandas sociais básicas (saúde, alimentação, amparo, entre outras), e que a obtenção de recursos financeiros e materiais constitui-se num dos grandes desafios dessas organizações, a partir de conceitos oriundos de disciplinas como administração estratégica, marketing e desenvolvimento econômi¬co, procura-se desenvolver e justificar um modelo de canalização de recur¬sos a essas instituições articulando-as estrategicamente a dois outros agen¬tes sociais: empresas e consumidores. No que tange à concepção estratégica, trabalha-se o conceito de marketing relacionado às causas sociais, vincula¬do aos referenciais de análise da corrente schumpeteriana. Como suporte, apresenta-se resultados de u~a pesquisa empírica de caráter exploratório que entrevistou 45 executivos de grandes empresas baianas e 157 consu¬midores residentes nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Demonstra-se que a canalização de recursos às organizações da sociedade civil pode valer-se de uma lógica de mercado sem subverter seu caráter humanitário e não-lucrativo. Além disso, argumenta-se que essa canaliza¬ção de recursos tende a se consolidar ao longo do tempo, possibilitando um desenvolvimento sustentável a éssas organizações.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10396Organizações & Sociedade; Vol. 6 No. 14 (1999)Organizações & Sociedade; v. 6 n. 14 (1999)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10396/7415Guimarães, Fábio Di NataleQuintella, Rogerio H.Pimentel, Renêinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-20T16:07:40Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10396Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-20T16:07:40Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Selo Social como Instrumento de Marketing: uma Concepção Estratégica da Filantropia Empresarial
title Selo Social como Instrumento de Marketing: uma Concepção Estratégica da Filantropia Empresarial
spellingShingle Selo Social como Instrumento de Marketing: uma Concepção Estratégica da Filantropia Empresarial
Guimarães, Fábio Di Natale
title_short Selo Social como Instrumento de Marketing: uma Concepção Estratégica da Filantropia Empresarial
title_full Selo Social como Instrumento de Marketing: uma Concepção Estratégica da Filantropia Empresarial
title_fullStr Selo Social como Instrumento de Marketing: uma Concepção Estratégica da Filantropia Empresarial
title_full_unstemmed Selo Social como Instrumento de Marketing: uma Concepção Estratégica da Filantropia Empresarial
title_sort Selo Social como Instrumento de Marketing: uma Concepção Estratégica da Filantropia Empresarial
author Guimarães, Fábio Di Natale
author_facet Guimarães, Fábio Di Natale
Quintella, Rogerio H.
Pimentel, Renê
author_role author
author2 Quintella, Rogerio H.
Pimentel, Renê
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Fábio Di Natale
Quintella, Rogerio H.
Pimentel, Renê
description Reconhecendo-se a importância da atuação de organizações não lu¬crativas e não governamentais orientadas ao atendimento gratuito de de¬mandas sociais básicas (saúde, alimentação, amparo, entre outras), e que a obtenção de recursos financeiros e materiais constitui-se num dos grandes desafios dessas organizações, a partir de conceitos oriundos de disciplinas como administração estratégica, marketing e desenvolvimento econômi¬co, procura-se desenvolver e justificar um modelo de canalização de recur¬sos a essas instituições articulando-as estrategicamente a dois outros agen¬tes sociais: empresas e consumidores. No que tange à concepção estratégica, trabalha-se o conceito de marketing relacionado às causas sociais, vincula¬do aos referenciais de análise da corrente schumpeteriana. Como suporte, apresenta-se resultados de u~a pesquisa empírica de caráter exploratório que entrevistou 45 executivos de grandes empresas baianas e 157 consu¬midores residentes nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Demonstra-se que a canalização de recursos às organizações da sociedade civil pode valer-se de uma lógica de mercado sem subverter seu caráter humanitário e não-lucrativo. Além disso, argumenta-se que essa canaliza¬ção de recursos tende a se consolidar ao longo do tempo, possibilitando um desenvolvimento sustentável a éssas organizações.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10396
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10396/7415
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 6 No. 14 (1999)
Organizações & Sociedade; v. 6 n. 14 (1999)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698967610523648