Educação das relações étnico-raciais no currículo da pós-graduação em serviço social: uma aproximação dos programas de pós-graduação do estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Gabriela Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39487
Resumo: Esta dissertação tem como tema a educação das relações étnico-raciais (ERER) nos currículos da pós-graduação brasileira e como objeto de estudo a análise nos currículos dos programas de pós-graduação em Serviço Social do estado de São Paulo. A motivação para escolha do tema deste trabalho, primeiramente, perpassa pela minha trajetória enquanto estudante negra do curso de Serviço Social da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e inserção em grupo de pesquisa sobre as relações étnico-raciais, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e no mestrado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) no Observatório de Racialidade e Interseccionalidade (ORI-CNPq). Em segundo lugar, porque coaduno com a noção de que a pós-graduação é um locus privilegiado da produção do conhecimento e espaço de referência para a formação de pesquisadoras (es) e novas professoras (es). A pesquisa realizada compreende a ERER como um conceito que atravessa a formação profissional, desde a concepção dos programas, suas ementas e componentes curriculares, pesquisas, atividades de extensão e grupos de estudo. Para tanto, o objetivo geral a que se propôs este trabalho foi analisar a ERER no currículo dos cursos de pós-graduação em Serviço Social do estado de São Paulo e como objetivos específicos; a) discutir a formação sócio histórica brasileira e as relações étnico-raciais no Brasil; b) levantamento dos componentes curriculares, ementas, se de natureza obrigatória ou optativa, nos programas de pós-graduação em Serviço Social para identificar o conteúdo e sua relação com o debate da ERER e; c) identificar a produção teórica materializada nas teses e dissertações produzidas nos programas selecionados sobre a debate étnico-racial nos últimos 10 anos entre 2010 e 2020. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com base no levantamento bibliográficas e documental, considerando como corpus de análise as linhas pesquisa, os componentes curriculares e as ementas dos cursos de pós-graduação em Serviço Social do estado de São Paulo na PUC-SP, na UNESP campus Franca e na UNIFESP. A análise dos dados levantados fundamentou-se na técnica proposta por Roque de Moraes denominada análise textual discursiva. Como resultado a pesquisa revelou que o interesse pelo debate da questão étnico-racial na produção de conhecimento em Serviço Social tem se tornado progressivamente interesse das (dos) pesquisadoras (es) do Serviço Social. Contudo, a produção científica sobre a questão étnico-racial deve ser implementada de forma central e transversal nos currículos e nos componentes curriculares nos cursos de pós-graduação em Serviço Social levantados.
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Em segundo lugar, porque coaduno com a noção de que a pós-graduação é um locus privilegiado da produção do conhecimento e espaço de referência para a formação de pesquisadoras (es) e novas professoras (es). A pesquisa realizada compreende a ERER como um conceito que atravessa a formação profissional, desde a concepção dos programas, suas ementas e componentes curriculares, pesquisas, atividades de extensão e grupos de estudo. Para tanto, o objetivo geral a que se propôs este trabalho foi analisar a ERER no currículo dos cursos de pós-graduação em Serviço Social do estado de São Paulo e como objetivos específicos; a) discutir a formação sócio histórica brasileira e as relações étnico-raciais no Brasil; b) levantamento dos componentes curriculares, ementas, se de natureza obrigatória ou optativa, nos programas de pós-graduação em Serviço Social para identificar o conteúdo e sua relação com o debate da ERER e; c) identificar a produção teórica materializada nas teses e dissertações produzidas nos programas selecionados sobre a debate étnico-racial nos últimos 10 anos entre 2010 e 2020. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com base no levantamento bibliográficas e documental, considerando como corpus de análise as linhas pesquisa, os componentes curriculares e as ementas dos cursos de pós-graduação em Serviço Social do estado de São Paulo na PUC-SP, na UNESP campus Franca e na UNIFESP. A análise dos dados levantados fundamentou-se na técnica proposta por Roque de Moraes denominada análise textual discursiva. Como resultado a pesquisa revelou que o interesse pelo debate da questão étnico-racial na produção de conhecimento em Serviço Social tem se tornado progressivamente interesse das (dos) pesquisadoras (es) do Serviço Social. Contudo, a produção científica sobre a questão étnico-racial deve ser implementada de forma central e transversal nos currículos e nos componentes curriculares nos cursos de pós-graduação em Serviço Social levantados.The theme of this dissertation is ethnic-racial relations education (ERER) in Brazilian postgraduate curricula and the object of study is the analysis of the curricula of postgraduate programs in Social Work in the state of São Paulo. The motivation for choosing the subject of this work, firstly, is my background as a black student on the Social Work course at the Federal University of the Jequitinhonha and Mucuri Valleys (UFVJM) and my involvement in a research group on ethnic-racial relations, the Center for Afro-Brazilian Studies (NEAB) and the master's program at the Federal University of Bahia (UFBA) at the Observatory of Raciality and Intersectionality (ORI-CNPq). Secondly, because I agree with the notion that postgraduate studies are a privileged locus for the production of knowledge and a reference space for the training of researchers and new teachers. The research carried out understands ERER as a concept that runs through professional training, from the conception of the programs, their syllabuses and curricular components, research, extension activities and study groups. To this end, the general objective of this study was to analyze ERER in the curriculum of postgraduate courses in Social Work in the state of São Paulo, and the specific objectives were: a) to discuss Brazilian socio-historical formation and ethnic-racial relations in Brazil; b) survey the curricular components, syllabi, whether mandatory or optional, in the postgraduate programs in Social Work to identify the content and its relationship with the ERER debate and; c) identify the theoretical production materialized in the theses and dissertations produced in the selected programs on the ethnic-racial debate in the last 10 years between 2010 and 2020. The research, of a qualitative nature, was carried out based on a bibliographic and documentary survey, considering as a corpus of analysis the lines of research, curricular components and syllabi of the postgraduate courses in Social Work in the state of São Paulo at PUC-SP, UNESP campus Franca and UNIFESP. The analysis of the data collected was based on the technique proposed by Roque de Moraes called discursive textual analysis. As a result, the research revealed that interest in the debate on the ethnic-racial issue in the production of knowledge in Social Work has progressively become an interest of Social Work researchers. However, scientific production on the ethnic-racial issue must be implemented in a central and transversal way in the curriculum and curriculum components of the Social Work postgraduate courses surveyed.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPrograma de Pós-Graduação em Serviço SocialUFBABrasilInstituto de PsicologiaEducation for ethnic-racial relationsRacismEthnic-racial issueCurriculumPost-graduationSocial WorkCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASEducação das relações étnico-raciaisRacismoQuestão étnico-racialCurrículoPós-graduaçãoServiço SocialEducação das relações étnico-raciais no currículo da pós-graduação em serviço social: uma aproximação dos programas de pós-graduação do estado de São PauloEducation of ethnic-racial relations in the post-graduation curriculum in social work: an approach to post-graduate programs in the state of São PauloMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAlmeida, Magali da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8133793716452449Almeida, Magali da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8133793716452449Ferriz, Adriana Freire Pereirahttp://lattes.cnpq.br/4468823588950950Jesus, Rita de Cássia Dias Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/0676057096135939https://lattes.cnpq.br/2682524073206340Barbosa, Gabriela PereiraALMEIDA, Magali da Silva. 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description Esta dissertação tem como tema a educação das relações étnico-raciais (ERER) nos currículos da pós-graduação brasileira e como objeto de estudo a análise nos currículos dos programas de pós-graduação em Serviço Social do estado de São Paulo. A motivação para escolha do tema deste trabalho, primeiramente, perpassa pela minha trajetória enquanto estudante negra do curso de Serviço Social da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e inserção em grupo de pesquisa sobre as relações étnico-raciais, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e no mestrado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) no Observatório de Racialidade e Interseccionalidade (ORI-CNPq). Em segundo lugar, porque coaduno com a noção de que a pós-graduação é um locus privilegiado da produção do conhecimento e espaço de referência para a formação de pesquisadoras (es) e novas professoras (es). A pesquisa realizada compreende a ERER como um conceito que atravessa a formação profissional, desde a concepção dos programas, suas ementas e componentes curriculares, pesquisas, atividades de extensão e grupos de estudo. Para tanto, o objetivo geral a que se propôs este trabalho foi analisar a ERER no currículo dos cursos de pós-graduação em Serviço Social do estado de São Paulo e como objetivos específicos; a) discutir a formação sócio histórica brasileira e as relações étnico-raciais no Brasil; b) levantamento dos componentes curriculares, ementas, se de natureza obrigatória ou optativa, nos programas de pós-graduação em Serviço Social para identificar o conteúdo e sua relação com o debate da ERER e; c) identificar a produção teórica materializada nas teses e dissertações produzidas nos programas selecionados sobre a debate étnico-racial nos últimos 10 anos entre 2010 e 2020. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com base no levantamento bibliográficas e documental, considerando como corpus de análise as linhas pesquisa, os componentes curriculares e as ementas dos cursos de pós-graduação em Serviço Social do estado de São Paulo na PUC-SP, na UNESP campus Franca e na UNIFESP. A análise dos dados levantados fundamentou-se na técnica proposta por Roque de Moraes denominada análise textual discursiva. Como resultado a pesquisa revelou que o interesse pelo debate da questão étnico-racial na produção de conhecimento em Serviço Social tem se tornado progressivamente interesse das (dos) pesquisadoras (es) do Serviço Social. Contudo, a produção científica sobre a questão étnico-racial deve ser implementada de forma central e transversal nos currículos e nos componentes curriculares nos cursos de pós-graduação em Serviço Social levantados.
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