Avaliando a qualidade da gestão de organizações sociais: a proposição de um instrumento à luz do Modelo de Excelência da Gestão (MEG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Andréia Moreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17229
Resumo: O trabalho ora apresentado visa propor um instrumento para avaliação da qualidade da gestão de organizações com fins sociais inspirado no Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Seu desenvolvimento consistiu na busca por subsídios teóricos e práticos que servissem de apoio ao pressuposto da necessidade de ferramentas peculiares para apoio à gestão social. O instrumento proposto, denominado de Modelo de Avaliação da Gestão Social (MAG-Social), surge orientado pelo ciclo PDCA, conceito clássico da qualidade e é composto pelos critérios Liderança, Estratégia, Sustentabilidade e Resultados. O trabalho relata ainda a trajetória empírica para teste do MAG-Social, a qual ocorreu por meio de um estudo de caso realizado na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil) se valendo das técnicas de observação, entrevistas e análise de documentos. Os resultados alcançados são apresentados retratando o esforço investigativo no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade da gestão de organizações com fins sociais de diferentes ramos de atuação. The work presented here aims to propose an instrument for assessing the quality of management of organizations with social goals inspired by the Excellence Model Management (MEG). Its development involved the search for theoretical and practical benefits that serve to support the assumption of the need for unique tools to support the social management. The proposed instrument, called the Evaluation Model of Social Management (MAG-Social), directed by PDCA cycle emerges, classic concept of quality and is composed of the criteria Leadership, Strategy, Sustainability and results. The paper also reports the empirical test trajectory for the MAG-Social, which occurred through a case study in the Adventist Development and Relief Agency (ADRA Brazil) taking advantage of the techniques of observation, interviews and document analysis. The results are presented depicting the investigative effort to contribute to improving the quality of management of organizations with social aims of different lines of business.
id UFBA-2_b85c971d717fcb388d7723015240dced
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/17229
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Barbosa, Andréia MoreiraBarbosa, Andréia MoreiraAlmeida, Denise Ribeiro de2015-03-20T19:36:31Z2015-03-20T19:36:31Z2015-03-202014-09-26http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17229O trabalho ora apresentado visa propor um instrumento para avaliação da qualidade da gestão de organizações com fins sociais inspirado no Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Seu desenvolvimento consistiu na busca por subsídios teóricos e práticos que servissem de apoio ao pressuposto da necessidade de ferramentas peculiares para apoio à gestão social. O instrumento proposto, denominado de Modelo de Avaliação da Gestão Social (MAG-Social), surge orientado pelo ciclo PDCA, conceito clássico da qualidade e é composto pelos critérios Liderança, Estratégia, Sustentabilidade e Resultados. O trabalho relata ainda a trajetória empírica para teste do MAG-Social, a qual ocorreu por meio de um estudo de caso realizado na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil) se valendo das técnicas de observação, entrevistas e análise de documentos. Os resultados alcançados são apresentados retratando o esforço investigativo no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade da gestão de organizações com fins sociais de diferentes ramos de atuação. The work presented here aims to propose an instrument for assessing the quality of management of organizations with social goals inspired by the Excellence Model Management (MEG). Its development involved the search for theoretical and practical benefits that serve to support the assumption of the need for unique tools to support the social management. The proposed instrument, called the Evaluation Model of Social Management (MAG-Social), directed by PDCA cycle emerges, classic concept of quality and is composed of the criteria Leadership, Strategy, Sustainability and results. The paper also reports the empirical test trajectory for the MAG-Social, which occurred through a case study in the Adventist Development and Relief Agency (ADRA Brazil) taking advantage of the techniques of observation, interviews and document analysis. The results are presented depicting the investigative effort to contribute to improving the quality of management of organizations with social aims of different lines of business.Submitted by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2015-03-20T18:09:53Z No. of bitstreams: 1 Barbosa, Andréia Moreira.pdf: 2083695 bytes, checksum: 31d5dfc4e88112e880a376f8147411b4 (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2015-03-20T19:36:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Barbosa, Andréia Moreira.pdf: 2083695 bytes, checksum: 31d5dfc4e88112e880a376f8147411b4 (MD5)Made available in DSpace on 2015-03-20T19:36:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Barbosa, Andréia Moreira.pdf: 2083695 bytes, checksum: 31d5dfc4e88112e880a376f8147411b4 (MD5)GestãoQualidadeOrganizações sociaisManagementQualitySocial OrganizationsAvaliando a qualidade da gestão de organizações sociais: a proposição de um instrumento à luz do Modelo de Excelência da Gestão (MEG)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Administração da Universidade Federal da BahiaEAUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALBarbosa, Andréia Moreira.pdfBarbosa, Andréia Moreira.pdfapplication/pdf2083695https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17229/1/Barbosa%2c%20Andr%c3%a9ia%20Moreira.pdf31d5dfc4e88112e880a376f8147411b4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17229/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTBarbosa, Andréia Moreira.pdf.txtBarbosa, Andréia Moreira.pdf.txtExtracted texttext/plain203066https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17229/3/Barbosa%2c%20Andr%c3%a9ia%20Moreira.pdf.txt6647b0c6893da4f4b58cb5ef9fb6bb39MD53ri/172292022-06-29 14:02:25.271oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:02:25Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliando a qualidade da gestão de organizações sociais: a proposição de um instrumento à luz do Modelo de Excelência da Gestão (MEG)
title Avaliando a qualidade da gestão de organizações sociais: a proposição de um instrumento à luz do Modelo de Excelência da Gestão (MEG)
spellingShingle Avaliando a qualidade da gestão de organizações sociais: a proposição de um instrumento à luz do Modelo de Excelência da Gestão (MEG)
Barbosa, Andréia Moreira
Gestão
Qualidade
Organizações sociais
Management
Quality
Social Organizations
title_short Avaliando a qualidade da gestão de organizações sociais: a proposição de um instrumento à luz do Modelo de Excelência da Gestão (MEG)
title_full Avaliando a qualidade da gestão de organizações sociais: a proposição de um instrumento à luz do Modelo de Excelência da Gestão (MEG)
title_fullStr Avaliando a qualidade da gestão de organizações sociais: a proposição de um instrumento à luz do Modelo de Excelência da Gestão (MEG)
title_full_unstemmed Avaliando a qualidade da gestão de organizações sociais: a proposição de um instrumento à luz do Modelo de Excelência da Gestão (MEG)
title_sort Avaliando a qualidade da gestão de organizações sociais: a proposição de um instrumento à luz do Modelo de Excelência da Gestão (MEG)
author Barbosa, Andréia Moreira
author_facet Barbosa, Andréia Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Andréia Moreira
Barbosa, Andréia Moreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Denise Ribeiro de
contributor_str_mv Almeida, Denise Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Qualidade
Organizações sociais
Management
Quality
Social Organizations
topic Gestão
Qualidade
Organizações sociais
Management
Quality
Social Organizations
description O trabalho ora apresentado visa propor um instrumento para avaliação da qualidade da gestão de organizações com fins sociais inspirado no Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Seu desenvolvimento consistiu na busca por subsídios teóricos e práticos que servissem de apoio ao pressuposto da necessidade de ferramentas peculiares para apoio à gestão social. O instrumento proposto, denominado de Modelo de Avaliação da Gestão Social (MAG-Social), surge orientado pelo ciclo PDCA, conceito clássico da qualidade e é composto pelos critérios Liderança, Estratégia, Sustentabilidade e Resultados. O trabalho relata ainda a trajetória empírica para teste do MAG-Social, a qual ocorreu por meio de um estudo de caso realizado na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil) se valendo das técnicas de observação, entrevistas e análise de documentos. Os resultados alcançados são apresentados retratando o esforço investigativo no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade da gestão de organizações com fins sociais de diferentes ramos de atuação. The work presented here aims to propose an instrument for assessing the quality of management of organizations with social goals inspired by the Excellence Model Management (MEG). Its development involved the search for theoretical and practical benefits that serve to support the assumption of the need for unique tools to support the social management. The proposed instrument, called the Evaluation Model of Social Management (MAG-Social), directed by PDCA cycle emerges, classic concept of quality and is composed of the criteria Leadership, Strategy, Sustainability and results. The paper also reports the empirical test trajectory for the MAG-Social, which occurred through a case study in the Adventist Development and Relief Agency (ADRA Brazil) taking advantage of the techniques of observation, interviews and document analysis. The results are presented depicting the investigative effort to contribute to improving the quality of management of organizations with social aims of different lines of business.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-09-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-20T19:36:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-20T19:36:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17229
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EAUFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17229/1/Barbosa%2c%20Andr%c3%a9ia%20Moreira.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17229/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17229/3/Barbosa%2c%20Andr%c3%a9ia%20Moreira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 31d5dfc4e88112e880a376f8147411b4
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
6647b0c6893da4f4b58cb5ef9fb6bb39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459494994214912