Os discursos do PROEJA: representações da formação profissionalizante na educação de jovens e adultos do IFBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wallace Matos da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27581
Resumo: A presente pesquisa se propôs a analisar o discurso do Programa de Educação Profissional para Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), implantado no IFBA/Campus de Salvador, abordando as representações dos atores envolvidos no programa, quais sejam: gestores, professores e alunos. A base teórica sustentadora desta pesquisa advém da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1992, 2003). A pesquisa visa contribuir para o desenvolvimento de um processo de conscientização da comunidade pesquisada, na medida em que analisa as diferentes perspectivas dos sujeitos envolvidos com o programa PROEJA. Fairclough (1992) propõe um modelo tridimensional de análise do discurso, em que qualquer evento ou exemplo de discurso pode ser considerado, simultaneamente, na sua dimensão textual (análise linguística), na prática discursiva (análise da produção e interpretação textual) e enquanto prática social (análise das circunstâncias institucionais e organizacionais do evento). O objetivo desta pesquisa consiste em revelar e compreender as representações que legitimam práticas discursivas e refletem os efeitos ideológicos e hegemônicos da formação profissionalizante no PROEJA. Para tanto, buscou-se identificar como o documento oficial que institui o PROEJA enfoca e propõe a perspectiva de mudança sociocultural dos sujeitos; analisar como o discurso dos professores do PROEJA no IFBA Salvador se articula com o documento oficial; compreender como os enunciados dos alunos se relacionam com a proposta do documento, com o enfoque do professor e com a perspectiva do aluno dentro do contexto social específico; interpretar os efeitos ideológicos presentes nos documentos que institui o programa, bem como no discurso dos professores e dos alunos. Utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa de abordagem interpretativista para a análise do corpus. Os instrumentos utilizados para a geração dos dados foram o Documento Base e as entrevistas realizadas com os atores sociais do programa (gestores, professores e alunos). Os resultados mostram que há convivência de várias representações do programa para as diferentes esferas do programa. O Documento Base acentua a manutenção das forças dominantes do PROEJA. O discurso dos alunos revela que o PROEJA possibilita a promoção da inserção ou da reinserção deles no mercado de trabalho e aponta para uma pretensa mudança social. Por fim, o discurso dos professores e do coordenador do PROEJA revela um movimento de resistência à implementação do programa.
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Fairclough (1992) propõe um modelo tridimensional de análise do discurso, em que qualquer evento ou exemplo de discurso pode ser considerado, simultaneamente, na sua dimensão textual (análise linguística), na prática discursiva (análise da produção e interpretação textual) e enquanto prática social (análise das circunstâncias institucionais e organizacionais do evento). O objetivo desta pesquisa consiste em revelar e compreender as representações que legitimam práticas discursivas e refletem os efeitos ideológicos e hegemônicos da formação profissionalizante no PROEJA. Para tanto, buscou-se identificar como o documento oficial que institui o PROEJA enfoca e propõe a perspectiva de mudança sociocultural dos sujeitos; analisar como o discurso dos professores do PROEJA no IFBA Salvador se articula com o documento oficial; compreender como os enunciados dos alunos se relacionam com a proposta do documento, com o enfoque do professor e com a perspectiva do aluno dentro do contexto social específico; interpretar os efeitos ideológicos presentes nos documentos que institui o programa, bem como no discurso dos professores e dos alunos. Utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa de abordagem interpretativista para a análise do corpus. Os instrumentos utilizados para a geração dos dados foram o Documento Base e as entrevistas realizadas com os atores sociais do programa (gestores, professores e alunos). Os resultados mostram que há convivência de várias representações do programa para as diferentes esferas do programa. O Documento Base acentua a manutenção das forças dominantes do PROEJA. O discurso dos alunos revela que o PROEJA possibilita a promoção da inserção ou da reinserção deles no mercado de trabalho e aponta para uma pretensa mudança social. Por fim, o discurso dos professores e do coordenador do PROEJA revela um movimento de resistência à implementação do programa.This research aimed to analyze the speech of PROEJA deployed in IFBA Salvador, aproaching the representations of the actors involved in the program, which are: managers, teachers and students. The sustaining theoretical basis of this research arises from the Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 1992, 2003). The research aims to contribute to the development of a awareness process of the community studied when it analyzes the different perspectives of those involved with the PROEJA program. Fairclough (1992) proposes a three-dimensional model of discourse analysis, in which any event or instance of speech can be considered, simultaneously, in its textual dimension (linguistic analysis), in the discursive practice (analysis of the textual production and interpretation) and as a social practice (analysis of the institutional and organizational circumstances of the event). The objective of this research is to reveal and understand the representations that legitimate discursive practices and reflect the ideological and hegemonic effects of the vocational training in PROEJA. To this end, we sought to identify how the official document establishing PROEJA focuses and proposes the perspective of sociocultural change of the subjects; analyzing how the teachers’ discourse of PROEJA in IFBA Salvador articulates with the official document; understanding how the statements of the students relate to the document’s proposal, with the focus of the teacher and the student's perspective within the specific social context; interpreting the ideological effects present in the documents that establish the program, as well as in the discourse of teachers and students. We used the qualitative research methodology of interpretive approach to the corpus analysis. The instruments used for data generation were the Base Document and the interviews made with the social actors in the program (managers, teachers and students). The results show that there are various representations of interaction of the program to the different levels of the program. The Base Document emphasizes the maintenance of the dominant forces of PROEJA. The students’ speech reveals that the PROEJA enables the promotion of the integration or reintegration of them into the labor market and points to an alleged social change. Finally, the discourse of the teachers and coordinator of PROEJA reveals a resistance movement.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-10-02T19:21:07Z No. of bitstreams: 1 dissertação_wallace_matos_da_silva.pdf: 1436109 bytes, checksum: 7c37a87cd6cce106a8688f83d45fb5f3 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-10-02T19:48:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação_wallace_matos_da_silva.pdf: 1436109 bytes, checksum: 7c37a87cd6cce106a8688f83d45fb5f3 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-02T19:48:06Z (GMT). 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