Educação profissional & educação de jovens e adultos: o PROEJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Simone Valdete dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/48
Resumo: O Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) foi instituído no Brasil pelo decreto presidencial 5840/06, compondo 10% das vagas da rede federal de Educação Profissional e Tecnológica. Compreender as origens históricas da EJA e da Educação Profissional compõe possibilidades no entendimento do caráter inédito e aleatório dessa política pública em centros de excelência de Educação Profissional. O acesso e a permanência dos alunos, a evasão, a proposta curricular são questões de pesquisa do grupo CAPES/PROEJA, ao qual tal texto está circunscrito, apresentadas para problematizar as perspectivas dessa política pública de Educação.Palavras-chave: PROEJA; Educação Profissional; Educação de Jovens e Adultos.Professional Education & Youth and Adults: the PROEJAAbstract: The Integration Program of Professional Education to Basic Education in the form of Youth and Adults (PROEJA) was established by Presidential Decree 5840/06, composing 10% of the openings of the federal network of Professional and Technological Education. Understanding the historical origins of adult education and professional education consists in understanding the possibilities and unprecedented and random nature of this public policy in centers of excellence in Professional Education. The enrollment and retention of students, evasion, curriculum are matters of research group CAPES / PROEJA to which this text is circumscribed, presented to question the prospects of public policy education.Keywords: PROEJA, Professional Education, Youth and Adults Education.
id UNILASALLE-2_844f1fa70ff27ac00bf75f9e8e2bfbee
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/48
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Educação profissional & educação de jovens e adultos: o PROEJAPROEJA; Educação Profissional; Educação de Jovens e AdultosO Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) foi instituído no Brasil pelo decreto presidencial 5840/06, compondo 10% das vagas da rede federal de Educação Profissional e Tecnológica. Compreender as origens históricas da EJA e da Educação Profissional compõe possibilidades no entendimento do caráter inédito e aleatório dessa política pública em centros de excelência de Educação Profissional. O acesso e a permanência dos alunos, a evasão, a proposta curricular são questões de pesquisa do grupo CAPES/PROEJA, ao qual tal texto está circunscrito, apresentadas para problematizar as perspectivas dessa política pública de Educação.Palavras-chave: PROEJA; Educação Profissional; Educação de Jovens e Adultos.Professional Education & Youth and Adults: the PROEJAAbstract: The Integration Program of Professional Education to Basic Education in the form of Youth and Adults (PROEJA) was established by Presidential Decree 5840/06, composing 10% of the openings of the federal network of Professional and Technological Education. Understanding the historical origins of adult education and professional education consists in understanding the possibilities and unprecedented and random nature of this public policy in centers of excellence in Professional Education. The enrollment and retention of students, evasion, curriculum are matters of research group CAPES / PROEJA to which this text is circumscribed, presented to question the prospects of public policy education.Keywords: PROEJA, Professional Education, Youth and Adults Education.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasSantos, Simone Valdete dos2011-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4810.18316/48Educação, Ciência e Cultura; v. 16, n. 1 (2011); p. 11-182236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/48/67info:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T15:34:08Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/48Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2017-09-05T15:34:08Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação profissional & educação de jovens e adultos: o PROEJA
title Educação profissional & educação de jovens e adultos: o PROEJA
spellingShingle Educação profissional & educação de jovens e adultos: o PROEJA
Santos, Simone Valdete dos
PROEJA; Educação Profissional; Educação de Jovens e Adultos
title_short Educação profissional & educação de jovens e adultos: o PROEJA
title_full Educação profissional & educação de jovens e adultos: o PROEJA
title_fullStr Educação profissional & educação de jovens e adultos: o PROEJA
title_full_unstemmed Educação profissional & educação de jovens e adultos: o PROEJA
title_sort Educação profissional & educação de jovens e adultos: o PROEJA
author Santos, Simone Valdete dos
author_facet Santos, Simone Valdete dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Simone Valdete dos
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv PROEJA; Educação Profissional; Educação de Jovens e Adultos
topic PROEJA; Educação Profissional; Educação de Jovens e Adultos
description O Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) foi instituído no Brasil pelo decreto presidencial 5840/06, compondo 10% das vagas da rede federal de Educação Profissional e Tecnológica. Compreender as origens históricas da EJA e da Educação Profissional compõe possibilidades no entendimento do caráter inédito e aleatório dessa política pública em centros de excelência de Educação Profissional. O acesso e a permanência dos alunos, a evasão, a proposta curricular são questões de pesquisa do grupo CAPES/PROEJA, ao qual tal texto está circunscrito, apresentadas para problematizar as perspectivas dessa política pública de Educação.Palavras-chave: PROEJA; Educação Profissional; Educação de Jovens e Adultos.Professional Education & Youth and Adults: the PROEJAAbstract: The Integration Program of Professional Education to Basic Education in the form of Youth and Adults (PROEJA) was established by Presidential Decree 5840/06, composing 10% of the openings of the federal network of Professional and Technological Education. Understanding the historical origins of adult education and professional education consists in understanding the possibilities and unprecedented and random nature of this public policy in centers of excellence in Professional Education. The enrollment and retention of students, evasion, curriculum are matters of research group CAPES / PROEJA to which this text is circumscribed, presented to question the prospects of public policy education.Keywords: PROEJA, Professional Education, Youth and Adults Education.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/48
10.18316/48
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/48
identifier_str_mv 10.18316/48
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/48/67
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 16, n. 1 (2011); p. 11-18
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165871184642048