Nem belo, nem feio: grotox. Pelo direito de dançar a diferença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Cecília
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17688
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Dança do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia e tem como mola propulsora pensar o corpo/dançarino com deficiência e seu acesso à arte. Estudamos a presença da pessoa com deficiência na cena artística da dança tomando como ponto de partida a observação da obra coreográfica GROTOX. De autoria do Prof. Ms. José Henrique Amoedo Barral, a coreografia foi interpretada pelo Grupo Dançando com a Diferença, da Ilha da Madeira/Portugal, em parceria com a Casa da Música, da Cidade do Porto/Portugal, dentro do Festival Ao Alcance de Todos, no ano de 2009. Como proposta metodológica definimos analisar criticamente a obra tendo como referencial os preceitos da Crítica Genética, bem como os estudos em Processos de Criação defendidos por Cecília de Almeida Salles. Nossa análise observa a forma pela qual o corpo/dançarino com deficiência é mostrado nessa elaboração cênica, especificamente: quais as possibilidades de dança apresentadas, se a estética do “corpo coitadinho” ou um trabalho de investigação do movimento, se a proposição de uma estética construída por esse corpo com deficiência. O GROTOX tem “o belo e o feio” como tema, e segundo o coreógrafo em sua pesquisa artística recorreu aos livros de Umberto Eco: A história da beleza (2010) e A história da Feiura (2007). Partindo dessa referência buscamos entender as relações que se estabeleceram no processo de criação da obra, bem como as relações estabelecidas em cena entre as singularidades dos corpos dançantes. Nessa busca trouxemos para compor o referencial teórico de nossa pesquisa: a Teoria Corpomídia (GREINER/KATZ, 2004), o conceito de Multidão (HARDT/NEGRI, 2005) e o conceito de Corpo Sitiado (CORREIA, 2007).
id UFBA-2_b864f4b2032d3896ae51ffedaa4a0887
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/17688
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Soares, Ana CecíliaSoares, Ana CecíliaCastro, Fátima Campos Daltro deCastro, Fátima Campos Daltro deNogueira, RobertoPires, Gilsamara Moura Robert2015-05-14T14:25:17Z2015-05-14T14:25:17Z2015-05-142013http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17688A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Dança do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia e tem como mola propulsora pensar o corpo/dançarino com deficiência e seu acesso à arte. Estudamos a presença da pessoa com deficiência na cena artística da dança tomando como ponto de partida a observação da obra coreográfica GROTOX. De autoria do Prof. Ms. José Henrique Amoedo Barral, a coreografia foi interpretada pelo Grupo Dançando com a Diferença, da Ilha da Madeira/Portugal, em parceria com a Casa da Música, da Cidade do Porto/Portugal, dentro do Festival Ao Alcance de Todos, no ano de 2009. Como proposta metodológica definimos analisar criticamente a obra tendo como referencial os preceitos da Crítica Genética, bem como os estudos em Processos de Criação defendidos por Cecília de Almeida Salles. Nossa análise observa a forma pela qual o corpo/dançarino com deficiência é mostrado nessa elaboração cênica, especificamente: quais as possibilidades de dança apresentadas, se a estética do “corpo coitadinho” ou um trabalho de investigação do movimento, se a proposição de uma estética construída por esse corpo com deficiência. O GROTOX tem “o belo e o feio” como tema, e segundo o coreógrafo em sua pesquisa artística recorreu aos livros de Umberto Eco: A história da beleza (2010) e A história da Feiura (2007). Partindo dessa referência buscamos entender as relações que se estabeleceram no processo de criação da obra, bem como as relações estabelecidas em cena entre as singularidades dos corpos dançantes. Nessa busca trouxemos para compor o referencial teórico de nossa pesquisa: a Teoria Corpomídia (GREINER/KATZ, 2004), o conceito de Multidão (HARDT/NEGRI, 2005) e o conceito de Corpo Sitiado (CORREIA, 2007).Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2015-05-13T15:44:44Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_Ana Cecília Vieira Soares_VERSÃO FINAL (1).pdf: 4047947 bytes, checksum: 8d5ebee368a0c201a0bf0d5611a3733b (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2015-05-14T14:25:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_Ana Cecília Vieira Soares_VERSÃO FINAL (1).pdf: 4047947 bytes, checksum: 8d5ebee368a0c201a0bf0d5611a3733b (MD5)Made available in DSpace on 2015-05-14T14:25:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_Ana Cecília Vieira Soares_VERSÃO FINAL (1).pdf: 4047947 bytes, checksum: 8d5ebee368a0c201a0bf0d5611a3733b (MD5)Pessoa com deficiência,acessibilidadeobra coreográficacríticaNem belo, nem feio: grotox. Pelo direito de dançar a diferençainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da BahiaPPGDANCAUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTAÇÃO_Ana Cecília Vieira Soares_VERSÃO FINAL (1).pdfDISSERTAÇÃO_Ana Cecília Vieira Soares_VERSÃO FINAL (1).pdfapplication/pdf4047947https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17688/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Ana%20Cec%c3%adlia%20Vieira%20Soares_VERS%c3%83O%20FINAL%20%281%29.pdf8d5ebee368a0c201a0bf0d5611a3733bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17688/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDISSERTAÇÃO_Ana Cecília Vieira Soares_VERSÃO FINAL (1).pdf.txtDISSERTAÇÃO_Ana Cecília Vieira Soares_VERSÃO FINAL (1).pdf.txtExtracted texttext/plain266938https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17688/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Ana%20Cec%c3%adlia%20Vieira%20Soares_VERS%c3%83O%20FINAL%20%281%29.pdf.txt0911cbc099932582a2852e246bc566cfMD53ri/176882022-06-29 14:54:09.535oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:54:09Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nem belo, nem feio: grotox. Pelo direito de dançar a diferença
title Nem belo, nem feio: grotox. Pelo direito de dançar a diferença
spellingShingle Nem belo, nem feio: grotox. Pelo direito de dançar a diferença
Soares, Ana Cecília
Pessoa com deficiência,
acessibilidade
obra coreográfica
crítica
title_short Nem belo, nem feio: grotox. Pelo direito de dançar a diferença
title_full Nem belo, nem feio: grotox. Pelo direito de dançar a diferença
title_fullStr Nem belo, nem feio: grotox. Pelo direito de dançar a diferença
title_full_unstemmed Nem belo, nem feio: grotox. Pelo direito de dançar a diferença
title_sort Nem belo, nem feio: grotox. Pelo direito de dançar a diferença
author Soares, Ana Cecília
author_facet Soares, Ana Cecília
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ana Cecília
Soares, Ana Cecília
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Fátima Campos Daltro de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Castro, Fátima Campos Daltro de
Nogueira, Roberto
Pires, Gilsamara Moura Robert
contributor_str_mv Castro, Fátima Campos Daltro de
Castro, Fátima Campos Daltro de
Nogueira, Roberto
Pires, Gilsamara Moura Robert
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoa com deficiência,
acessibilidade
obra coreográfica
crítica
topic Pessoa com deficiência,
acessibilidade
obra coreográfica
crítica
description A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Dança do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia e tem como mola propulsora pensar o corpo/dançarino com deficiência e seu acesso à arte. Estudamos a presença da pessoa com deficiência na cena artística da dança tomando como ponto de partida a observação da obra coreográfica GROTOX. De autoria do Prof. Ms. José Henrique Amoedo Barral, a coreografia foi interpretada pelo Grupo Dançando com a Diferença, da Ilha da Madeira/Portugal, em parceria com a Casa da Música, da Cidade do Porto/Portugal, dentro do Festival Ao Alcance de Todos, no ano de 2009. Como proposta metodológica definimos analisar criticamente a obra tendo como referencial os preceitos da Crítica Genética, bem como os estudos em Processos de Criação defendidos por Cecília de Almeida Salles. Nossa análise observa a forma pela qual o corpo/dançarino com deficiência é mostrado nessa elaboração cênica, especificamente: quais as possibilidades de dança apresentadas, se a estética do “corpo coitadinho” ou um trabalho de investigação do movimento, se a proposição de uma estética construída por esse corpo com deficiência. O GROTOX tem “o belo e o feio” como tema, e segundo o coreógrafo em sua pesquisa artística recorreu aos livros de Umberto Eco: A história da beleza (2010) e A história da Feiura (2007). Partindo dessa referência buscamos entender as relações que se estabeleceram no processo de criação da obra, bem como as relações estabelecidas em cena entre as singularidades dos corpos dançantes. Nessa busca trouxemos para compor o referencial teórico de nossa pesquisa: a Teoria Corpomídia (GREINER/KATZ, 2004), o conceito de Multidão (HARDT/NEGRI, 2005) e o conceito de Corpo Sitiado (CORREIA, 2007).
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-14T14:25:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-05-14T14:25:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17688
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv PPGDANCA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17688/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Ana%20Cec%c3%adlia%20Vieira%20Soares_VERS%c3%83O%20FINAL%20%281%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17688/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17688/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Ana%20Cec%c3%adlia%20Vieira%20Soares_VERS%c3%83O%20FINAL%20%281%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d5ebee368a0c201a0bf0d5611a3733b
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
0911cbc099932582a2852e246bc566cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459498763845632