Nem belo, nem feio: GROTOX. pelo direito de dançar a diferença.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sares, Ana Cecília Vieira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36995
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Dança do Programa de Pós Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia e tem como mola propulsora pensar o corpo/dançarino com deficiência e seu acesso à arte. Estudamos a presença da pessoa com deficiência na cena artística da dança tomando como ponto de partida a observação da obra coreográfica GROTOX. De autoria do Prof. Ms. José Henrique Amoedo Barral, a coreografia foi interpretada pelo Grupo Dançando com a Diferença, da Ilha da Madeira/Portugal, em parceria com a Casa da Música, da Cidade do Porto/Portugal, dentro do Festival Ao Alcance de Todos, no ano de 2009. Como proposta metodológica definimos analisar criticamente a obra tendo como referencial os preceitos da Crítica Genética, bem como os estudos em Processos de Criação defendidos por Cecília de Almeida Salles. Nossa análise observa a forma pela qual o corpo/dançarino com deficiência é mostrado nessa elaboração cênica, especificamente: quais as possibilidades de dança apresentadas, se a estética do “corpo coitadinho” ou um trabalho de investigação do movimento, se a proposição de uma estética construída por esse corpo com deficiência. O GROTOX tem “o belo e o feio” como tema, e segundo o coreógrafo em sua pesquisa artística recorreu aos livros de Umberto Eco: A história da beleza (2010) e A história da Feiura (2007). Partindo dessa referência buscamos entender as relações que se estabeleceram no processo de criação da obra, bem como as relações estabelecidas em cena entre as singularidades dos corpos dançantes. Nessa busca trouxemos para compor o referencial teórico de nossa pesquisa: a Teoria Corpomídia (GREINER/KATZ, 2004), o conceito de Multidão (HARDT/NEGRI, 2005) e o conceito de Corpo Sitiado (CORREIA, 2007).
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Nossa análise observa a forma pela qual o corpo/dançarino com deficiência é mostrado nessa elaboração cênica, especificamente: quais as possibilidades de dança apresentadas, se a estética do “corpo coitadinho” ou um trabalho de investigação do movimento, se a proposição de uma estética construída por esse corpo com deficiência. O GROTOX tem “o belo e o feio” como tema, e segundo o coreógrafo em sua pesquisa artística recorreu aos livros de Umberto Eco: A história da beleza (2010) e A história da Feiura (2007). Partindo dessa referência buscamos entender as relações que se estabeleceram no processo de criação da obra, bem como as relações estabelecidas em cena entre as singularidades dos corpos dançantes. Nessa busca trouxemos para compor o referencial teórico de nossa pesquisa: a Teoria Corpomídia (GREINER/KATZ, 2004), o conceito de Multidão (HARDT/NEGRI, 2005) e o conceito de Corpo Sitiado (CORREIA, 2007).The present research was developed in the extent of the Master in Dance of the Dance Post Graduation Program of the Federal University of Bahia and its mainspring is thinking the body/dancer with disability and his access to art. We studied the presence of the disabled person in the artistic scene of the dance considering as bottom line the observation of the GROTOX choreographic work. Authored by the Prof. Ms. José Henrique Amoedo Barral, the choreography was performed by the group Dancing with the Difference, from Madeira Island/Portugal, in association with the House of Music, from the City of Porto/Portugal, during the “Everyone Can Reach” Festival, in 2009. As methodological proposal, we decided to analyze the work critically, considering as a reference the precepts of the Genetic Criticism, as well as the studies in Creation Processes, defended by Cecília de Almeida Salles. Our analysis observes the way the body/dancer with disability is shown in this scenic formulation, specifically: which are the possibilities of the performed dance, if the aesthetic of the “poor little body” or a work of movement investigation, if the proposition of an aesthetic constructed by this body with disability. The GROTOX has “the beautiful and the ugly” as a topic, and the choreographer, in his artistic research, resorted to the books of Umberto Eco: The story of the beauty (2010) and The story of the ugliness (2007). Based on this reference, we tried to understand the relationships established during the process of work creation, as well as the relationships established in scene among the singularities of the dancing bodies. In this pursuit, and to compose the theoretical of our research, we brought: the Corpomídia Theory (GREINER/KATZ, 2004), the Concept of Mass (HARDT/NEGRI, 2005), e the concept of Beleaguered Body (CORREIA, 2007).Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2023-05-15T15:32:23Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Ana Cecília Vieira Soares.pdf: 4047947 bytes, checksum: 8d5ebee368a0c201a0bf0d5611a3733b (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-05-15T17:29:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Ana Cecília Vieira Soares.pdf: 4047947 bytes, checksum: 8d5ebee368a0c201a0bf0d5611a3733b (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-15T17:29:26Z (GMT). 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