Estratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29040 |
Resumo: | O patrocínio cultural é uma fonte de financiamento à cultura e uma estratégia de comunicação, que ascendeu vertiginosamente nos anos oitenta e permanece até hoje dentro do mix de comunicação organizacional. O presente estudo propõe, através da metodologia de entrevista em profundidade, analisar as práticas de patrocínio cultural desenvolvidas pelas principais empresas patrocinadoras no Brasil. Partindo do questionamento: Como as empresas no Brasil entendem e gerenciam suas estratégias de patrocínio cultural?, foram analisadas entrevistas em profundidade com oito grandes empresas de diferentes atuações em patrocínio cultural no país (BNDES, Banco do Brasil – Centro Cultural Banco do Brasil SP, Itaú – Instituto Itaú Cultural, Petrobrás, BNB, Santander, Companhia de Gás da Bahia – BAHIAGÁS, Copel Geração e Transmissão). Através dos pressupostos que orientaram a pesquisa, foi possível chegar a um panorama de práticas de gestão de estratégias de patrocínio no Brasil e ao entendimento do patrocínio cultural enquanto espaço de interação e engajamento entre públicos e marcas. |
id |
UFBA-2_b906212a022f25cb1a24624931b6355a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/29040 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Nogueira, Jonas SantosBarbosa, Suzana OliveiraBarbosa, Suzana oliveiraJordão, GiseleGutman, Juliana2019-03-27T20:04:47Z2019-03-27T20:04:47Z2019-03-272016Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29040O patrocínio cultural é uma fonte de financiamento à cultura e uma estratégia de comunicação, que ascendeu vertiginosamente nos anos oitenta e permanece até hoje dentro do mix de comunicação organizacional. O presente estudo propõe, através da metodologia de entrevista em profundidade, analisar as práticas de patrocínio cultural desenvolvidas pelas principais empresas patrocinadoras no Brasil. Partindo do questionamento: Como as empresas no Brasil entendem e gerenciam suas estratégias de patrocínio cultural?, foram analisadas entrevistas em profundidade com oito grandes empresas de diferentes atuações em patrocínio cultural no país (BNDES, Banco do Brasil – Centro Cultural Banco do Brasil SP, Itaú – Instituto Itaú Cultural, Petrobrás, BNB, Santander, Companhia de Gás da Bahia – BAHIAGÁS, Copel Geração e Transmissão). Através dos pressupostos que orientaram a pesquisa, foi possível chegar a um panorama de práticas de gestão de estratégias de patrocínio no Brasil e ao entendimento do patrocínio cultural enquanto espaço de interação e engajamento entre públicos e marcas.Submitted by pedro alberto (pedro_ap13@hotmail.com) on 2019-03-27T13:10:03Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdf: 462869 bytes, checksum: 8755c0272dbaaa6599e81dd39f1f0ef3 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-03-27T20:04:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdf: 462869 bytes, checksum: 8755c0272dbaaa6599e81dd39f1f0ef3 (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-27T20:04:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdf: 462869 bytes, checksum: 8755c0272dbaaa6599e81dd39f1f0ef3 (MD5)ComunicaçãoPatrocinio cultural - BrasilComunicação organizacionalFinanciamento culturalEstratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdfMONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdfapplication/pdf462869https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29040/1/MONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdf8755c0272dbaaa6599e81dd39f1f0ef3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29040/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52TEXTMONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdf.txtMONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain162942https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29040/3/MONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdf.txtaab721e40c71e6d704609b4a3e329f33MD53ri/290402022-03-10 14:23:28.171oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:23:28Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileiras |
title |
Estratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileiras |
spellingShingle |
Estratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileiras Nogueira, Jonas Santos Comunicação Patrocinio cultural - Brasil Comunicação organizacional Financiamento cultural |
title_short |
Estratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileiras |
title_full |
Estratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileiras |
title_fullStr |
Estratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Estratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileiras |
title_sort |
Estratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileiras |
author |
Nogueira, Jonas Santos |
author_facet |
Nogueira, Jonas Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Jonas Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa, Suzana Oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Barbosa, Suzana oliveira Jordão, Gisele Gutman, Juliana |
contributor_str_mv |
Barbosa, Suzana Oliveira Barbosa, Suzana oliveira Jordão, Gisele Gutman, Juliana |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Patrocinio cultural - Brasil Comunicação organizacional Financiamento cultural |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrocinio cultural - Brasil Comunicação organizacional Financiamento cultural |
description |
O patrocínio cultural é uma fonte de financiamento à cultura e uma estratégia de comunicação, que ascendeu vertiginosamente nos anos oitenta e permanece até hoje dentro do mix de comunicação organizacional. O presente estudo propõe, através da metodologia de entrevista em profundidade, analisar as práticas de patrocínio cultural desenvolvidas pelas principais empresas patrocinadoras no Brasil. Partindo do questionamento: Como as empresas no Brasil entendem e gerenciam suas estratégias de patrocínio cultural?, foram analisadas entrevistas em profundidade com oito grandes empresas de diferentes atuações em patrocínio cultural no país (BNDES, Banco do Brasil – Centro Cultural Banco do Brasil SP, Itaú – Instituto Itaú Cultural, Petrobrás, BNB, Santander, Companhia de Gás da Bahia – BAHIAGÁS, Copel Geração e Transmissão). Através dos pressupostos que orientaram a pesquisa, foi possível chegar a um panorama de práticas de gestão de estratégias de patrocínio no Brasil e ao entendimento do patrocínio cultural enquanto espaço de interação e engajamento entre públicos e marcas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-27T20:04:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-03-27T20:04:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29040 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
Monografia |
identifier_str_mv |
Monografia |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29040/1/MONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29040/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29040/3/MONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8755c0272dbaaa6599e81dd39f1f0ef3 690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0 aab721e40c71e6d704609b4a3e329f33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502675435520000 |