Estratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Jonas Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29040
Resumo: O patrocínio cultural é uma fonte de financiamento à cultura e uma estratégia de comunicação, que ascendeu vertiginosamente nos anos oitenta e permanece até hoje dentro do mix de comunicação organizacional. O presente estudo propõe, através da metodologia de entrevista em profundidade, analisar as práticas de patrocínio cultural desenvolvidas pelas principais empresas patrocinadoras no Brasil. Partindo do questionamento: Como as empresas no Brasil entendem e gerenciam suas estratégias de patrocínio cultural?, foram analisadas entrevistas em profundidade com oito grandes empresas de diferentes atuações em patrocínio cultural no país (BNDES, Banco do Brasil – Centro Cultural Banco do Brasil SP, Itaú – Instituto Itaú Cultural, Petrobrás, BNB, Santander, Companhia de Gás da Bahia – BAHIAGÁS, Copel Geração e Transmissão). Através dos pressupostos que orientaram a pesquisa, foi possível chegar a um panorama de práticas de gestão de estratégias de patrocínio no Brasil e ao entendimento do patrocínio cultural enquanto espaço de interação e engajamento entre públicos e marcas.
id UFBA-2_b906212a022f25cb1a24624931b6355a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/29040
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Nogueira, Jonas SantosBarbosa, Suzana OliveiraBarbosa, Suzana oliveiraJordão, GiseleGutman, Juliana2019-03-27T20:04:47Z2019-03-27T20:04:47Z2019-03-272016Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29040O patrocínio cultural é uma fonte de financiamento à cultura e uma estratégia de comunicação, que ascendeu vertiginosamente nos anos oitenta e permanece até hoje dentro do mix de comunicação organizacional. O presente estudo propõe, através da metodologia de entrevista em profundidade, analisar as práticas de patrocínio cultural desenvolvidas pelas principais empresas patrocinadoras no Brasil. Partindo do questionamento: Como as empresas no Brasil entendem e gerenciam suas estratégias de patrocínio cultural?, foram analisadas entrevistas em profundidade com oito grandes empresas de diferentes atuações em patrocínio cultural no país (BNDES, Banco do Brasil – Centro Cultural Banco do Brasil SP, Itaú – Instituto Itaú Cultural, Petrobrás, BNB, Santander, Companhia de Gás da Bahia – BAHIAGÁS, Copel Geração e Transmissão). Através dos pressupostos que orientaram a pesquisa, foi possível chegar a um panorama de práticas de gestão de estratégias de patrocínio no Brasil e ao entendimento do patrocínio cultural enquanto espaço de interação e engajamento entre públicos e marcas.Submitted by pedro alberto (pedro_ap13@hotmail.com) on 2019-03-27T13:10:03Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdf: 462869 bytes, checksum: 8755c0272dbaaa6599e81dd39f1f0ef3 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-03-27T20:04:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdf: 462869 bytes, checksum: 8755c0272dbaaa6599e81dd39f1f0ef3 (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-27T20:04:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdf: 462869 bytes, checksum: 8755c0272dbaaa6599e81dd39f1f0ef3 (MD5)ComunicaçãoPatrocinio cultural - BrasilComunicação organizacionalFinanciamento culturalEstratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdfMONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdfapplication/pdf462869https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29040/1/MONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdf8755c0272dbaaa6599e81dd39f1f0ef3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29040/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52TEXTMONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdf.txtMONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain162942https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29040/3/MONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdf.txtaab721e40c71e6d704609b4a3e329f33MD53ri/290402022-03-10 14:23:28.171oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:23:28Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileiras
title Estratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileiras
spellingShingle Estratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileiras
Nogueira, Jonas Santos
Comunicação
Patrocinio cultural - Brasil
Comunicação organizacional
Financiamento cultural
title_short Estratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileiras
title_full Estratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileiras
title_fullStr Estratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileiras
title_full_unstemmed Estratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileiras
title_sort Estratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileiras
author Nogueira, Jonas Santos
author_facet Nogueira, Jonas Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Jonas Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Suzana Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barbosa, Suzana oliveira
Jordão, Gisele
Gutman, Juliana
contributor_str_mv Barbosa, Suzana Oliveira
Barbosa, Suzana oliveira
Jordão, Gisele
Gutman, Juliana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Patrocinio cultural - Brasil
Comunicação organizacional
Financiamento cultural
dc.subject.por.fl_str_mv Patrocinio cultural - Brasil
Comunicação organizacional
Financiamento cultural
description O patrocínio cultural é uma fonte de financiamento à cultura e uma estratégia de comunicação, que ascendeu vertiginosamente nos anos oitenta e permanece até hoje dentro do mix de comunicação organizacional. O presente estudo propõe, através da metodologia de entrevista em profundidade, analisar as práticas de patrocínio cultural desenvolvidas pelas principais empresas patrocinadoras no Brasil. Partindo do questionamento: Como as empresas no Brasil entendem e gerenciam suas estratégias de patrocínio cultural?, foram analisadas entrevistas em profundidade com oito grandes empresas de diferentes atuações em patrocínio cultural no país (BNDES, Banco do Brasil – Centro Cultural Banco do Brasil SP, Itaú – Instituto Itaú Cultural, Petrobrás, BNB, Santander, Companhia de Gás da Bahia – BAHIAGÁS, Copel Geração e Transmissão). Através dos pressupostos que orientaram a pesquisa, foi possível chegar a um panorama de práticas de gestão de estratégias de patrocínio no Brasil e ao entendimento do patrocínio cultural enquanto espaço de interação e engajamento entre públicos e marcas.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-27T20:04:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-27T20:04:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29040
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv Monografia
identifier_str_mv Monografia
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29040/1/MONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29040/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29040/3/MONOGRAFIA_REVISADA_JONAS_NOGUEIRA.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8755c0272dbaaa6599e81dd39f1f0ef3
690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0
aab721e40c71e6d704609b4a3e329f33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502675435520000