Corpo em ruídos: O feminino em Woman at Point Zero
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31593 |
Resumo: | A presente dissertação expõe uma análise acerca da elaboração do corpo feminino na obra Woman at Point Zero, da escritora egípcia Nawal El Saadawi (2008). Com o objetivo de discutir as estratégias poéticas que constroem esta imagem, busco compreender como podem se constituir os diálogos capazes de indicar a supervivência feminina por meio de uma plasticidade artística, destacando sua marca de resistência, transgressão e ruptura. A fim de estruturar tal problematização, utilizo como método de pesquisa os ecos produzidos pela escritora no tocante às valorações e afetos do corpo, representado no livro, sobretudo, através da personagem Firdaus, cujo corpo é marcado pela circuncisão e pela violência concebidas pela patriarquia (esse projeto de poder que atua na sociedade como um sustentáculo do sistema neocolonial). No cerne das violações sofridas pela protorganista, a presente pesquisa trouxe para o âmago de suas análises, uma característica primordial aos estudos que acompanham as lutas feministas: o antagonismo à dor imposta ao seu corpo, que dimensiona Firdaus em um patamar reativo, sob a capa do renascimento diante do mundo androcêntrico. Dito isso, por entender o estudo do feminino como essencial para a compreensão da obra de Nawal El Sadaawi (2008) e devido à relevância que atribuo ao posicionamento do corpo enquanto substância poética e política, estruturo esse trabalho nos pressupostos da crítica feminista. Recorro a nomes como Angela Davis (2016, 2017), Djamila Ribeiro (2017), Sandra Gilbert e Susan Gubar (1979), dentre outras, e também aos demais pensadores dos afetos como Baruch Espinosa (2003, 2009) e Vladimir Safatle (2018). |
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Nery, Fernanda Barboza de CarvalhoCosta, Suzane LimaVieira, Nancy Rita FerreiraMoreira, Jailma dos Santos Pedreira2020-03-09T14:31:27Z2020-03-09T14:31:27Z2020-03-092019http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31593A presente dissertação expõe uma análise acerca da elaboração do corpo feminino na obra Woman at Point Zero, da escritora egípcia Nawal El Saadawi (2008). Com o objetivo de discutir as estratégias poéticas que constroem esta imagem, busco compreender como podem se constituir os diálogos capazes de indicar a supervivência feminina por meio de uma plasticidade artística, destacando sua marca de resistência, transgressão e ruptura. A fim de estruturar tal problematização, utilizo como método de pesquisa os ecos produzidos pela escritora no tocante às valorações e afetos do corpo, representado no livro, sobretudo, através da personagem Firdaus, cujo corpo é marcado pela circuncisão e pela violência concebidas pela patriarquia (esse projeto de poder que atua na sociedade como um sustentáculo do sistema neocolonial). No cerne das violações sofridas pela protorganista, a presente pesquisa trouxe para o âmago de suas análises, uma característica primordial aos estudos que acompanham as lutas feministas: o antagonismo à dor imposta ao seu corpo, que dimensiona Firdaus em um patamar reativo, sob a capa do renascimento diante do mundo androcêntrico. Dito isso, por entender o estudo do feminino como essencial para a compreensão da obra de Nawal El Sadaawi (2008) e devido à relevância que atribuo ao posicionamento do corpo enquanto substância poética e política, estruturo esse trabalho nos pressupostos da crítica feminista. Recorro a nomes como Angela Davis (2016, 2017), Djamila Ribeiro (2017), Sandra Gilbert e Susan Gubar (1979), dentre outras, e também aos demais pensadores dos afetos como Baruch Espinosa (2003, 2009) e Vladimir Safatle (2018).Ce mémoire expose une analyse à propos de l’élaboration du corps féminin dans l’oeuvre Woman at point zero de l’écrivaine égyptienne Nawal El Saadawi (2008). On a pour objectif de discuter des stratégies poétiques qui construisent l’image du corps féminin chez Saadawi (2008). On cherche à comprendre comment il est possible de constituer des dialogues capables de nous indiquer la survie du féminin à travers d’une plasticité artistique, en mettant en lumière les marques de la résistance, de la transgression et de la rupture. En ayant pour but de structurer tel problématique, on utilise comme méthode de recherche les échos produits par l’écrivaine en ce qui concerne les valorisations et les affections du corps, représentés dans l’oeuvre, surtout, à travers du personnage Firdaus, dont le corps est marqué par la circoncision et par la violence conçues par le patriarcat (ce projet de pouvoir qui fonctionne dans la société en tant que pilier du système néo-colonial). Au coeur des violations subies par la protorganiste, cette recherche a amené au coeur de son analyse, une caractéristique primordiale aux études qui accompagnent les luttes féministes: l'antagonisme à la douleur imposée à son corps qui échelonne Firdaus dans un niveau réactif sous la couverture de la renaissance devant le monde androcentrique. Cela dit, pour comprendre l’étude du féminin comme essentiel pour la compréhension de l’oeuvre de Nawal El Saadawi (2008) et aussi à cause de l’importance qu’on attache au positionnement du corps comme substance poétique et politique, on structure ce travail dans les hypothèses théoriques de la critique féministe. On se base sur les noms d’Angela Davis (2016, 2017), Djamila Ribeiro (2017), Sandra Gilbert et Susan Gubar (1979), entre autres et aussi sur les penseurs des affections à l’instar de Baruch Espinosa (2003, 2009) et Vladimir Safatle (2018).Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2020-03-09T13:34:04Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Com Ficha Catalográfica - Revisão Banca - Fernanda Nery (1).pdf: 1011149 bytes, checksum: 37679764cfa6136201972a25ed940efb (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-03-09T14:31:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Com Ficha Catalográfica - Revisão Banca - Fernanda Nery (1).pdf: 1011149 bytes, checksum: 37679764cfa6136201972a25ed940efb (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-09T14:31:27Z (GMT). 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A presente dissertação expõe uma análise acerca da elaboração do corpo feminino na obra Woman at Point Zero, da escritora egípcia Nawal El Saadawi (2008). Com o objetivo de discutir as estratégias poéticas que constroem esta imagem, busco compreender como podem se constituir os diálogos capazes de indicar a supervivência feminina por meio de uma plasticidade artística, destacando sua marca de resistência, transgressão e ruptura. A fim de estruturar tal problematização, utilizo como método de pesquisa os ecos produzidos pela escritora no tocante às valorações e afetos do corpo, representado no livro, sobretudo, através da personagem Firdaus, cujo corpo é marcado pela circuncisão e pela violência concebidas pela patriarquia (esse projeto de poder que atua na sociedade como um sustentáculo do sistema neocolonial). No cerne das violações sofridas pela protorganista, a presente pesquisa trouxe para o âmago de suas análises, uma característica primordial aos estudos que acompanham as lutas feministas: o antagonismo à dor imposta ao seu corpo, que dimensiona Firdaus em um patamar reativo, sob a capa do renascimento diante do mundo androcêntrico. Dito isso, por entender o estudo do feminino como essencial para a compreensão da obra de Nawal El Sadaawi (2008) e devido à relevância que atribuo ao posicionamento do corpo enquanto substância poética e política, estruturo esse trabalho nos pressupostos da crítica feminista. Recorro a nomes como Angela Davis (2016, 2017), Djamila Ribeiro (2017), Sandra Gilbert e Susan Gubar (1979), dentre outras, e também aos demais pensadores dos afetos como Baruch Espinosa (2003, 2009) e Vladimir Safatle (2018). |
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