Corpo em ruídos: O feminino em Woman at Point Zero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nery, Fernanda Barboza de Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31593
Resumo: A presente dissertação expõe uma análise acerca da elaboração do corpo feminino na obra Woman at Point Zero, da escritora egípcia Nawal El Saadawi (2008). Com o objetivo de discutir as estratégias poéticas que constroem esta imagem, busco compreender como podem se constituir os diálogos capazes de indicar a supervivência feminina por meio de uma plasticidade artística, destacando sua marca de resistência, transgressão e ruptura. A fim de estruturar tal problematização, utilizo como método de pesquisa os ecos produzidos pela escritora no tocante às valorações e afetos do corpo, representado no livro, sobretudo, através da personagem Firdaus, cujo corpo é marcado pela circuncisão e pela violência concebidas pela patriarquia (esse projeto de poder que atua na sociedade como um sustentáculo do sistema neocolonial). No cerne das violações sofridas pela protorganista, a presente pesquisa trouxe para o âmago de suas análises, uma característica primordial aos estudos que acompanham as lutas feministas: o antagonismo à dor imposta ao seu corpo, que dimensiona Firdaus em um patamar reativo, sob a capa do renascimento diante do mundo androcêntrico. Dito isso, por entender o estudo do feminino como essencial para a compreensão da obra de Nawal El Sadaawi (2008) e devido à relevância que atribuo ao posicionamento do corpo enquanto substância poética e política, estruturo esse trabalho nos pressupostos da crítica feminista. Recorro a nomes como Angela Davis (2016, 2017), Djamila Ribeiro (2017), Sandra Gilbert e Susan Gubar (1979), dentre outras, e também aos demais pensadores dos afetos como Baruch Espinosa (2003, 2009) e Vladimir Safatle (2018).
id UFBA-2_ba08d6fc6e060cc6b109ad30314442ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/31593
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Nery, Fernanda Barboza de CarvalhoCosta, Suzane LimaVieira, Nancy Rita FerreiraMoreira, Jailma dos Santos Pedreira2020-03-09T14:31:27Z2020-03-09T14:31:27Z2020-03-092019http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31593A presente dissertação expõe uma análise acerca da elaboração do corpo feminino na obra Woman at Point Zero, da escritora egípcia Nawal El Saadawi (2008). Com o objetivo de discutir as estratégias poéticas que constroem esta imagem, busco compreender como podem se constituir os diálogos capazes de indicar a supervivência feminina por meio de uma plasticidade artística, destacando sua marca de resistência, transgressão e ruptura. A fim de estruturar tal problematização, utilizo como método de pesquisa os ecos produzidos pela escritora no tocante às valorações e afetos do corpo, representado no livro, sobretudo, através da personagem Firdaus, cujo corpo é marcado pela circuncisão e pela violência concebidas pela patriarquia (esse projeto de poder que atua na sociedade como um sustentáculo do sistema neocolonial). No cerne das violações sofridas pela protorganista, a presente pesquisa trouxe para o âmago de suas análises, uma característica primordial aos estudos que acompanham as lutas feministas: o antagonismo à dor imposta ao seu corpo, que dimensiona Firdaus em um patamar reativo, sob a capa do renascimento diante do mundo androcêntrico. Dito isso, por entender o estudo do feminino como essencial para a compreensão da obra de Nawal El Sadaawi (2008) e devido à relevância que atribuo ao posicionamento do corpo enquanto substância poética e política, estruturo esse trabalho nos pressupostos da crítica feminista. Recorro a nomes como Angela Davis (2016, 2017), Djamila Ribeiro (2017), Sandra Gilbert e Susan Gubar (1979), dentre outras, e também aos demais pensadores dos afetos como Baruch Espinosa (2003, 2009) e Vladimir Safatle (2018).Ce mémoire expose une analyse à propos de l’élaboration du corps féminin dans l’oeuvre Woman at point zero de l’écrivaine égyptienne Nawal El Saadawi (2008). On a pour objectif de discuter des stratégies poétiques qui construisent l’image du corps féminin chez Saadawi (2008). On cherche à comprendre comment il est possible de constituer des dialogues capables de nous indiquer la survie du féminin à travers d’une plasticité artistique, en mettant en lumière les marques de la résistance, de la transgression et de la rupture. En ayant pour but de structurer tel problématique, on utilise comme méthode de recherche les échos produits par l’écrivaine en ce qui concerne les valorisations et les affections du corps, représentés dans l’oeuvre, surtout, à travers du personnage Firdaus, dont le corps est marqué par la circoncision et par la violence conçues par le patriarcat (ce projet de pouvoir qui fonctionne dans la société en tant que pilier du système néo-colonial). Au coeur des violations subies par la protorganiste, cette recherche a amené au coeur de son analyse, une caractéristique primordiale aux études qui accompagnent les luttes féministes: l'antagonisme à la douleur imposée à son corps qui échelonne Firdaus dans un niveau réactif sous la couverture de la renaissance devant le monde androcentrique. Cela dit, pour comprendre l’étude du féminin comme essentiel pour la compréhension de l’oeuvre de Nawal El Saadawi (2008) et aussi à cause de l’importance qu’on attache au positionnement du corps comme substance poétique et politique, on structure ce travail dans les hypothèses théoriques de la critique féministe. On se base sur les noms d’Angela Davis (2016, 2017), Djamila Ribeiro (2017), Sandra Gilbert et Susan Gubar (1979), entre autres et aussi sur les penseurs des affections à l’instar de Baruch Espinosa (2003, 2009) et Vladimir Safatle (2018).Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2020-03-09T13:34:04Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Com Ficha Catalográfica - Revisão Banca - Fernanda Nery (1).pdf: 1011149 bytes, checksum: 37679764cfa6136201972a25ed940efb (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-03-09T14:31:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Com Ficha Catalográfica - Revisão Banca - Fernanda Nery (1).pdf: 1011149 bytes, checksum: 37679764cfa6136201972a25ed940efb (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-09T14:31:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Com Ficha Catalográfica - Revisão Banca - Fernanda Nery (1).pdf: 1011149 bytes, checksum: 37679764cfa6136201972a25ed940efb (MD5)FAPESBLetrasCorpoAutoria femininaNawal El SaadawiLiteratura egípciaCorpo em ruídos: O feminino em Woman at Point Zeroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Literatura e CulturaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação Com Ficha Catalográfica - Revisão Banca - Fernanda Nery (1).pdfDissertação Com Ficha Catalográfica - Revisão Banca - Fernanda Nery (1).pdfapplication/pdf1011149https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31593/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Com%20Ficha%20Catalogr%c3%a1fica%20-%20Revis%c3%a3o%20Banca%20-%20Fernanda%20Nery%20%281%29.pdf37679764cfa6136201972a25ed940efbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31593/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTDissertação Com Ficha Catalográfica - Revisão Banca - Fernanda Nery (1).pdf.txtDissertação Com Ficha Catalográfica - Revisão Banca - Fernanda Nery (1).pdf.txtExtracted texttext/plain263823https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31593/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Com%20Ficha%20Catalogr%c3%a1fica%20-%20Revis%c3%a3o%20Banca%20-%20Fernanda%20Nery%20%281%29.pdf.txtcb4e35e9fc2a7c9bb2f1ae3912c84cf3MD53ri/315932022-03-10 14:06:42.888oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:06:42Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpo em ruídos: O feminino em Woman at Point Zero
title Corpo em ruídos: O feminino em Woman at Point Zero
spellingShingle Corpo em ruídos: O feminino em Woman at Point Zero
Nery, Fernanda Barboza de Carvalho
Letras
Corpo
Autoria feminina
Nawal El Saadawi
Literatura egípcia
title_short Corpo em ruídos: O feminino em Woman at Point Zero
title_full Corpo em ruídos: O feminino em Woman at Point Zero
title_fullStr Corpo em ruídos: O feminino em Woman at Point Zero
title_full_unstemmed Corpo em ruídos: O feminino em Woman at Point Zero
title_sort Corpo em ruídos: O feminino em Woman at Point Zero
author Nery, Fernanda Barboza de Carvalho
author_facet Nery, Fernanda Barboza de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nery, Fernanda Barboza de Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Suzane Lima
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vieira, Nancy Rita Ferreira
Moreira, Jailma dos Santos Pedreira
contributor_str_mv Costa, Suzane Lima
Vieira, Nancy Rita Ferreira
Moreira, Jailma dos Santos Pedreira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras
topic Letras
Corpo
Autoria feminina
Nawal El Saadawi
Literatura egípcia
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Autoria feminina
Nawal El Saadawi
Literatura egípcia
description A presente dissertação expõe uma análise acerca da elaboração do corpo feminino na obra Woman at Point Zero, da escritora egípcia Nawal El Saadawi (2008). Com o objetivo de discutir as estratégias poéticas que constroem esta imagem, busco compreender como podem se constituir os diálogos capazes de indicar a supervivência feminina por meio de uma plasticidade artística, destacando sua marca de resistência, transgressão e ruptura. A fim de estruturar tal problematização, utilizo como método de pesquisa os ecos produzidos pela escritora no tocante às valorações e afetos do corpo, representado no livro, sobretudo, através da personagem Firdaus, cujo corpo é marcado pela circuncisão e pela violência concebidas pela patriarquia (esse projeto de poder que atua na sociedade como um sustentáculo do sistema neocolonial). No cerne das violações sofridas pela protorganista, a presente pesquisa trouxe para o âmago de suas análises, uma característica primordial aos estudos que acompanham as lutas feministas: o antagonismo à dor imposta ao seu corpo, que dimensiona Firdaus em um patamar reativo, sob a capa do renascimento diante do mundo androcêntrico. Dito isso, por entender o estudo do feminino como essencial para a compreensão da obra de Nawal El Sadaawi (2008) e devido à relevância que atribuo ao posicionamento do corpo enquanto substância poética e política, estruturo esse trabalho nos pressupostos da crítica feminista. Recorro a nomes como Angela Davis (2016, 2017), Djamila Ribeiro (2017), Sandra Gilbert e Susan Gubar (1979), dentre outras, e também aos demais pensadores dos afetos como Baruch Espinosa (2003, 2009) e Vladimir Safatle (2018).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-09T14:31:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-09T14:31:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31593
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31593/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Com%20Ficha%20Catalogr%c3%a1fica%20-%20Revis%c3%a3o%20Banca%20-%20Fernanda%20Nery%20%281%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31593/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31593/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Com%20Ficha%20Catalogr%c3%a1fica%20-%20Revis%c3%a3o%20Banca%20-%20Fernanda%20Nery%20%281%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 37679764cfa6136201972a25ed940efb
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
cb4e35e9fc2a7c9bb2f1ae3912c84cf3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502704218931200