Telenovela é coisa de mulher? A presença da publicidade para o público masculino no horário da telenovela das 20h

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Thaís de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30287
Resumo: Este trabalho traz uma reflexão sobre as relações entre telenovela, publicidade e público masculino na contemporaneidade. Pretende-se compreender de que maneira um produto originalmente feito para o público feminino, a telenovela, modificou seu perfil ao longo dos anos para expandir seu público telespectador. Percebe-se que o homem está presente nos enredos das telenovelas, assim como nas campanhas publicitárias que são veiculadas no horário do folhetim eletrônico exibido depois do Jornal Nacional da TV Globo – horário especificamente selecionado – e há necessidade de aqui observar de que maneira ele é retratado, qual imagem do homem é difundida pela mídia nesta circunstância. Aborda-se a questão do consumo como determinante para que as emissoras de televisão e o mercado publicitário se unam em busca de satisfazer seus desejos por mais telespectadores e, portanto, mais audiência e mais vendas.
id UFBA-2_baa33c47b1b191371d3eff876315dc14
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/30287
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Figueiredo, Thaís de OliveiraPalacios, Annamaria da Rocha Jatobá2019-08-08T17:57:39Z2019-08-08T17:57:39Z2019-08-082007TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30287Este trabalho traz uma reflexão sobre as relações entre telenovela, publicidade e público masculino na contemporaneidade. Pretende-se compreender de que maneira um produto originalmente feito para o público feminino, a telenovela, modificou seu perfil ao longo dos anos para expandir seu público telespectador. Percebe-se que o homem está presente nos enredos das telenovelas, assim como nas campanhas publicitárias que são veiculadas no horário do folhetim eletrônico exibido depois do Jornal Nacional da TV Globo – horário especificamente selecionado – e há necessidade de aqui observar de que maneira ele é retratado, qual imagem do homem é difundida pela mídia nesta circunstância. Aborda-se a questão do consumo como determinante para que as emissoras de televisão e o mercado publicitário se unam em busca de satisfazer seus desejos por mais telespectadores e, portanto, mais audiência e mais vendas.Submitted by Bruna Lorrane de Castro Morais (brunalcmorais@gmail.com) on 2019-08-05T13:42:15Z No. of bitstreams: 2 TELENOVELA É COISA DE MULHER. THAIS FIGUEIREDO.pdf: 240246 bytes, checksum: 7fb26ff31bb94a6262029fa11402dfc5 (MD5) APENDICE A e B.pdf: 22818 bytes, checksum: 8441aa47748ce54aef9cb701875f04e1 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-08-08T17:57:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TELENOVELA É COISA DE MULHER. THAIS FIGUEIREDO.pdf: 240246 bytes, checksum: 7fb26ff31bb94a6262029fa11402dfc5 (MD5) APENDICE A e B.pdf: 22818 bytes, checksum: 8441aa47748ce54aef9cb701875f04e1 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-08T17:57:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TELENOVELA É COISA DE MULHER. THAIS FIGUEIREDO.pdf: 240246 bytes, checksum: 7fb26ff31bb94a6262029fa11402dfc5 (MD5) APENDICE A e B.pdf: 22818 bytes, checksum: 8441aa47748ce54aef9cb701875f04e1 (MD5)ComunicaçãoTelenovelaPublicidadeConsumoMasculinoTelenovela é coisa de mulher? A presença da publicidade para o público masculino no horário da telenovela das 20hinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTELENOVELA É COISA DE MULHER. THAIS FIGUEIREDO.pdfTELENOVELA É COISA DE MULHER. THAIS FIGUEIREDO.pdfMonografiaapplication/pdf240246https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30287/1/TELENOVELA%20%c3%89%20COISA%20DE%20MULHER.%20THAIS%20FIGUEIREDO.pdf7fb26ff31bb94a6262029fa11402dfc5MD51APENDICE A e B.pdfAPENDICE A e B.pdfApendice A e Bapplication/pdf22818https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30287/2/APENDICE%20A%20e%20B.pdf8441aa47748ce54aef9cb701875f04e1MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1378https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30287/3/license.txt4d9723493f80002b64e067080cc71e25MD53TEXTTELENOVELA É COISA DE MULHER. THAIS FIGUEIREDO.pdf.txtTELENOVELA É COISA DE MULHER. THAIS FIGUEIREDO.pdf.txtExtracted texttext/plain90011https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30287/4/TELENOVELA%20%c3%89%20COISA%20DE%20MULHER.%20THAIS%20FIGUEIREDO.pdf.txt6704949834d96b5fdfb3b9a948be04a1MD54APENDICE A e B.pdf.txtAPENDICE A e B.pdf.txtExtracted texttext/plain5764https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30287/5/APENDICE%20A%20e%20B.pdf.txt08f6db997519d229f54c9d01591ca8cdMD55ri/302872022-03-22 19:26:55.778oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-22T22:26:55Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Telenovela é coisa de mulher? A presença da publicidade para o público masculino no horário da telenovela das 20h
title Telenovela é coisa de mulher? A presença da publicidade para o público masculino no horário da telenovela das 20h
spellingShingle Telenovela é coisa de mulher? A presença da publicidade para o público masculino no horário da telenovela das 20h
Figueiredo, Thaís de Oliveira
Comunicação
Telenovela
Publicidade
Consumo
Masculino
title_short Telenovela é coisa de mulher? A presença da publicidade para o público masculino no horário da telenovela das 20h
title_full Telenovela é coisa de mulher? A presença da publicidade para o público masculino no horário da telenovela das 20h
title_fullStr Telenovela é coisa de mulher? A presença da publicidade para o público masculino no horário da telenovela das 20h
title_full_unstemmed Telenovela é coisa de mulher? A presença da publicidade para o público masculino no horário da telenovela das 20h
title_sort Telenovela é coisa de mulher? A presença da publicidade para o público masculino no horário da telenovela das 20h
author Figueiredo, Thaís de Oliveira
author_facet Figueiredo, Thaís de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Thaís de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
contributor_str_mv Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Telenovela
Publicidade
Consumo
Masculino
dc.subject.por.fl_str_mv Telenovela
Publicidade
Consumo
Masculino
description Este trabalho traz uma reflexão sobre as relações entre telenovela, publicidade e público masculino na contemporaneidade. Pretende-se compreender de que maneira um produto originalmente feito para o público feminino, a telenovela, modificou seu perfil ao longo dos anos para expandir seu público telespectador. Percebe-se que o homem está presente nos enredos das telenovelas, assim como nas campanhas publicitárias que são veiculadas no horário do folhetim eletrônico exibido depois do Jornal Nacional da TV Globo – horário especificamente selecionado – e há necessidade de aqui observar de que maneira ele é retratado, qual imagem do homem é difundida pela mídia nesta circunstância. Aborda-se a questão do consumo como determinante para que as emissoras de televisão e o mercado publicitário se unam em busca de satisfazer seus desejos por mais telespectadores e, portanto, mais audiência e mais vendas.
publishDate 2007
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-08T17:57:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-08T17:57:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30287
dc.identifier.other.none.fl_str_mv TCC
identifier_str_mv TCC
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30287/1/TELENOVELA%20%c3%89%20COISA%20DE%20MULHER.%20THAIS%20FIGUEIREDO.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30287/2/APENDICE%20A%20e%20B.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30287/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30287/4/TELENOVELA%20%c3%89%20COISA%20DE%20MULHER.%20THAIS%20FIGUEIREDO.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30287/5/APENDICE%20A%20e%20B.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7fb26ff31bb94a6262029fa11402dfc5
8441aa47748ce54aef9cb701875f04e1
4d9723493f80002b64e067080cc71e25
6704949834d96b5fdfb3b9a948be04a1
08f6db997519d229f54c9d01591ca8cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502689626947584