Telenovela é coisa de mulher? A presença da publicidade para o público masculino no horário da telenovela das 20h
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30287 |
Resumo: | Este trabalho traz uma reflexão sobre as relações entre telenovela, publicidade e público masculino na contemporaneidade. Pretende-se compreender de que maneira um produto originalmente feito para o público feminino, a telenovela, modificou seu perfil ao longo dos anos para expandir seu público telespectador. Percebe-se que o homem está presente nos enredos das telenovelas, assim como nas campanhas publicitárias que são veiculadas no horário do folhetim eletrônico exibido depois do Jornal Nacional da TV Globo – horário especificamente selecionado – e há necessidade de aqui observar de que maneira ele é retratado, qual imagem do homem é difundida pela mídia nesta circunstância. Aborda-se a questão do consumo como determinante para que as emissoras de televisão e o mercado publicitário se unam em busca de satisfazer seus desejos por mais telespectadores e, portanto, mais audiência e mais vendas. |
id |
UFBA-2_baa33c47b1b191371d3eff876315dc14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/30287 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Figueiredo, Thaís de OliveiraPalacios, Annamaria da Rocha Jatobá2019-08-08T17:57:39Z2019-08-08T17:57:39Z2019-08-082007TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30287Este trabalho traz uma reflexão sobre as relações entre telenovela, publicidade e público masculino na contemporaneidade. Pretende-se compreender de que maneira um produto originalmente feito para o público feminino, a telenovela, modificou seu perfil ao longo dos anos para expandir seu público telespectador. Percebe-se que o homem está presente nos enredos das telenovelas, assim como nas campanhas publicitárias que são veiculadas no horário do folhetim eletrônico exibido depois do Jornal Nacional da TV Globo – horário especificamente selecionado – e há necessidade de aqui observar de que maneira ele é retratado, qual imagem do homem é difundida pela mídia nesta circunstância. Aborda-se a questão do consumo como determinante para que as emissoras de televisão e o mercado publicitário se unam em busca de satisfazer seus desejos por mais telespectadores e, portanto, mais audiência e mais vendas.Submitted by Bruna Lorrane de Castro Morais (brunalcmorais@gmail.com) on 2019-08-05T13:42:15Z No. of bitstreams: 2 TELENOVELA É COISA DE MULHER. THAIS FIGUEIREDO.pdf: 240246 bytes, checksum: 7fb26ff31bb94a6262029fa11402dfc5 (MD5) APENDICE A e B.pdf: 22818 bytes, checksum: 8441aa47748ce54aef9cb701875f04e1 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-08-08T17:57:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TELENOVELA É COISA DE MULHER. THAIS FIGUEIREDO.pdf: 240246 bytes, checksum: 7fb26ff31bb94a6262029fa11402dfc5 (MD5) APENDICE A e B.pdf: 22818 bytes, checksum: 8441aa47748ce54aef9cb701875f04e1 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-08T17:57:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TELENOVELA É COISA DE MULHER. THAIS FIGUEIREDO.pdf: 240246 bytes, checksum: 7fb26ff31bb94a6262029fa11402dfc5 (MD5) APENDICE A e B.pdf: 22818 bytes, checksum: 8441aa47748ce54aef9cb701875f04e1 (MD5)ComunicaçãoTelenovelaPublicidadeConsumoMasculinoTelenovela é coisa de mulher? A presença da publicidade para o público masculino no horário da telenovela das 20hinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTELENOVELA É COISA DE MULHER. THAIS FIGUEIREDO.pdfTELENOVELA É COISA DE MULHER. THAIS FIGUEIREDO.pdfMonografiaapplication/pdf240246https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30287/1/TELENOVELA%20%c3%89%20COISA%20DE%20MULHER.%20THAIS%20FIGUEIREDO.pdf7fb26ff31bb94a6262029fa11402dfc5MD51APENDICE A e B.pdfAPENDICE A e B.pdfApendice A e Bapplication/pdf22818https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30287/2/APENDICE%20A%20e%20B.pdf8441aa47748ce54aef9cb701875f04e1MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1378https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30287/3/license.txt4d9723493f80002b64e067080cc71e25MD53TEXTTELENOVELA É COISA DE MULHER. THAIS FIGUEIREDO.pdf.txtTELENOVELA É COISA DE MULHER. THAIS FIGUEIREDO.pdf.txtExtracted texttext/plain90011https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30287/4/TELENOVELA%20%c3%89%20COISA%20DE%20MULHER.%20THAIS%20FIGUEIREDO.pdf.txt6704949834d96b5fdfb3b9a948be04a1MD54APENDICE A e B.pdf.txtAPENDICE A e B.pdf.txtExtracted texttext/plain5764https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30287/5/APENDICE%20A%20e%20B.pdf.txt08f6db997519d229f54c9d01591ca8cdMD55ri/302872022-03-22 19:26:55.778oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-22T22:26:55Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Telenovela é coisa de mulher? A presença da publicidade para o público masculino no horário da telenovela das 20h |
title |
Telenovela é coisa de mulher? A presença da publicidade para o público masculino no horário da telenovela das 20h |
spellingShingle |
Telenovela é coisa de mulher? A presença da publicidade para o público masculino no horário da telenovela das 20h Figueiredo, Thaís de Oliveira Comunicação Telenovela Publicidade Consumo Masculino |
title_short |
Telenovela é coisa de mulher? A presença da publicidade para o público masculino no horário da telenovela das 20h |
title_full |
Telenovela é coisa de mulher? A presença da publicidade para o público masculino no horário da telenovela das 20h |
title_fullStr |
Telenovela é coisa de mulher? A presença da publicidade para o público masculino no horário da telenovela das 20h |
title_full_unstemmed |
Telenovela é coisa de mulher? A presença da publicidade para o público masculino no horário da telenovela das 20h |
title_sort |
Telenovela é coisa de mulher? A presença da publicidade para o público masculino no horário da telenovela das 20h |
author |
Figueiredo, Thaís de Oliveira |
author_facet |
Figueiredo, Thaís de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Thaís de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá |
contributor_str_mv |
Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Telenovela Publicidade Consumo Masculino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telenovela Publicidade Consumo Masculino |
description |
Este trabalho traz uma reflexão sobre as relações entre telenovela, publicidade e público masculino na contemporaneidade. Pretende-se compreender de que maneira um produto originalmente feito para o público feminino, a telenovela, modificou seu perfil ao longo dos anos para expandir seu público telespectador. Percebe-se que o homem está presente nos enredos das telenovelas, assim como nas campanhas publicitárias que são veiculadas no horário do folhetim eletrônico exibido depois do Jornal Nacional da TV Globo – horário especificamente selecionado – e há necessidade de aqui observar de que maneira ele é retratado, qual imagem do homem é difundida pela mídia nesta circunstância. Aborda-se a questão do consumo como determinante para que as emissoras de televisão e o mercado publicitário se unam em busca de satisfazer seus desejos por mais telespectadores e, portanto, mais audiência e mais vendas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-08T17:57:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-08T17:57:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30287 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
TCC |
identifier_str_mv |
TCC |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30287/1/TELENOVELA%20%c3%89%20COISA%20DE%20MULHER.%20THAIS%20FIGUEIREDO.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30287/2/APENDICE%20A%20e%20B.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30287/3/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30287/4/TELENOVELA%20%c3%89%20COISA%20DE%20MULHER.%20THAIS%20FIGUEIREDO.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30287/5/APENDICE%20A%20e%20B.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7fb26ff31bb94a6262029fa11402dfc5 8441aa47748ce54aef9cb701875f04e1 4d9723493f80002b64e067080cc71e25 6704949834d96b5fdfb3b9a948be04a1 08f6db997519d229f54c9d01591ca8cd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459599338012672 |