O trato com o conhecimento da cultura corporal na educação de jovens e adultos: crítica à concepção e negação dos conteúdos nos projetos de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Wagner de Sena
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19336
Resumo: O presente estudo se insere na luta travada pela defesa da escola pública, enquanto espaço fundamental no processo de formação das novas e futuras gerações, sobretudo, no que tange ao processo de socialização do saber sistematizado, em especial aos conhecimentos de um campo da cultura é denominado de cultura corporal. Sendo assim, parte da contradição expressa na realidade da organização do trabalho pedagógico para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobretudo nas escolas da Rede Pública Estadual no município de Cruz das Almas – BA, que desenvolvem atividades com essa modalidade de ensino no período noturno, e não garantem na objetivação de seu projeto pedagógico a oferta do componente curricular Educação Física. Dessa forma, o presente estudo investigou quais são os argumentos/fundamentos/concepções que se assentam as Popostas Curriculares para a EJA, bem como os apresentados pelas direções das escolas, para justificar a ausência dos conhecimentos da cultura corporal no projeto de escolarização dos estudantes que frequentam a escola no período noturno. Para tanto, objetivamos: Discutir os argumentos/concepções que justificam a ausência dos conhecimentos da cultura corporal no ensino noturno, bem como, identificar as dificuldades apresentadas pelas escolas para programar a Educação Física no ensino noturno; e apontar a necessidade do trato com o conhecimento da cultura corporal no projeto de escolarização dos estudantes que frequentam as escolas públicas no período noturno. Sendo assim, para realizar uma investigação rigorosa e sistemática sobre a realidade e possibilidades do trato com conhecimento da cultura corporal nos Documentos Oficiais que versam sobre a EJA e no ensino noturno da Rede Estadual do município de Cruz das Almas/BA, fizemos uso dos princípios da pesquisa qualitativa utilizando das técnicas da pesquisa documental, bem como da aplicação de questionários com perguntas fechadas e abertas. Para realizar a análise dos dados levantados na pesquisa dos documentos oficiais (Projeto Político Pedagógico) das escolas públicas da rede estadual que ofertam ensino no período noturno, bem como do conteúdo das mensagens escritas obtidas com os questionários aplicados com as diretoras das referidas escolas, fizemos uso da técnica de análise de conteúdo. Assim, após a coleta, a sistematização e a análise dos dados foi possível constatar que o principal argumento para a negação do trato com o conhecimento da cultura corporal no turno noturno das UEE’s de Cruz das Almas se deve ao fato de na matriz curricular da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não estar inserida a disciplina Educação Física enquanto componente curricular. No que tange aos espaços físicos destinados ao trato com o conhecimento da cultura corporal no ensino noturno das escolas públicas estadual de Cruz das Almas/BA, foi possível constatar que os espaços destinados ao desenvolvimento das aulas de Educação Física (Cultura Corporal), estão em condições precárias para uso adequado, bem como a inexistência de espaço como (quadra) em uma das unidades. Neste sentido, defendemos a proposição pedagógica Crítico-Superadora, urgindo inserir no projeto de educação de jovens e adultos que frequentam no turno noturno das intuições Públicas Estaduais o trato com o conhecimento sistematizado da cultural corporal, para que seja possível a elevação do padrão cultural desses estudantes.
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spelling Lima, Wagner de SenaLordelo, Petry RochaTaffarel, Celi Nelza ZulkeColavolpe, Carlos RobertoCarvalho, Marize SouzaSá, Kátia Oliver2016-06-01T14:28:35Z2016-06-01T14:28:35Z2016-06-012016-02TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19336O presente estudo se insere na luta travada pela defesa da escola pública, enquanto espaço fundamental no processo de formação das novas e futuras gerações, sobretudo, no que tange ao processo de socialização do saber sistematizado, em especial aos conhecimentos de um campo da cultura é denominado de cultura corporal. Sendo assim, parte da contradição expressa na realidade da organização do trabalho pedagógico para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobretudo nas escolas da Rede Pública Estadual no município de Cruz das Almas – BA, que desenvolvem atividades com essa modalidade de ensino no período noturno, e não garantem na objetivação de seu projeto pedagógico a oferta do componente curricular Educação Física. Dessa forma, o presente estudo investigou quais são os argumentos/fundamentos/concepções que se assentam as Popostas Curriculares para a EJA, bem como os apresentados pelas direções das escolas, para justificar a ausência dos conhecimentos da cultura corporal no projeto de escolarização dos estudantes que frequentam a escola no período noturno. Para tanto, objetivamos: Discutir os argumentos/concepções que justificam a ausência dos conhecimentos da cultura corporal no ensino noturno, bem como, identificar as dificuldades apresentadas pelas escolas para programar a Educação Física no ensino noturno; e apontar a necessidade do trato com o conhecimento da cultura corporal no projeto de escolarização dos estudantes que frequentam as escolas públicas no período noturno. Sendo assim, para realizar uma investigação rigorosa e sistemática sobre a realidade e possibilidades do trato com conhecimento da cultura corporal nos Documentos Oficiais que versam sobre a EJA e no ensino noturno da Rede Estadual do município de Cruz das Almas/BA, fizemos uso dos princípios da pesquisa qualitativa utilizando das técnicas da pesquisa documental, bem como da aplicação de questionários com perguntas fechadas e abertas. Para realizar a análise dos dados levantados na pesquisa dos documentos oficiais (Projeto Político Pedagógico) das escolas públicas da rede estadual que ofertam ensino no período noturno, bem como do conteúdo das mensagens escritas obtidas com os questionários aplicados com as diretoras das referidas escolas, fizemos uso da técnica de análise de conteúdo. Assim, após a coleta, a sistematização e a análise dos dados foi possível constatar que o principal argumento para a negação do trato com o conhecimento da cultura corporal no turno noturno das UEE’s de Cruz das Almas se deve ao fato de na matriz curricular da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não estar inserida a disciplina Educação Física enquanto componente curricular. No que tange aos espaços físicos destinados ao trato com o conhecimento da cultura corporal no ensino noturno das escolas públicas estadual de Cruz das Almas/BA, foi possível constatar que os espaços destinados ao desenvolvimento das aulas de Educação Física (Cultura Corporal), estão em condições precárias para uso adequado, bem como a inexistência de espaço como (quadra) em uma das unidades. Neste sentido, defendemos a proposição pedagógica Crítico-Superadora, urgindo inserir no projeto de educação de jovens e adultos que frequentam no turno noturno das intuições Públicas Estaduais o trato com o conhecimento sistematizado da cultural corporal, para que seja possível a elevação do padrão cultural desses estudantes.ABSTRACT This study is part of the struggle waged for the defense of public school as a key area in the formation of new and future generations, especially in regard to the socialization process of systematic knowledge, especially the knowledge of a culture of field is called body culture. Thus, part of the contradiction expressed in the reality of the organization of the pedagogical work for the Youth and Adult Education (EJA), especially in schools of the State Public Network in Cruz das Almas - BA, developing activities with this type of education in nighttime, and do not guarantee the objectivity of their education program to offer the curriculum component Physical Education. Thus, the present study investigated what are the arguments / basics / concepts that sit Popostas the Curriculum for adult education as well as the directions provided by the schools, to justify the lack of knowledge of body culture in the school project of students attending school at night. Therefore, we aim: To discuss the arguments / concepts that justify the lack of knowledge of body culture in night school, as well as identifying the difficulties presented by schools to schedule physical education at night school; and point out the necessity of dealing with the knowledge of body culture in the school project of the students who attend public schools at night. Therefore, to conduct a thorough and systematic investigation of reality and deal with possibilities with knowledge of body culture in Official Documents that deal with the EJA and night courses at the State Network Cruz das Almas / BA, we made use of the principles qualitative research using the techniques of documentary research and the application of questionnaires with closed and open questions. To perform the analysis of the data in search of official documents (Pedagogical Policy Project) from public schools of the state that offer teaching at night, as well as the content of text messages obtained from the questionnaires given to the directors of these schools, we use the content analysis technique. So, after collection, systematization and data analysis it was found that the main argument for the denial of dealing with the knowledge of body culture in the night shift of UEE's Cruz das Almas is because of the curriculum Education Youth and Adults (EJA) is not inserted into the Physical Education as a curriculum component. With respect to physical spaces intended for dealing with the knowledge of body culture in night courses of state public schools in Cruz das Almas / BA, it was found that the spaces for the development of physical education classes (Body Culture), are in poor conditions for proper use, and the lack of space as (court) in one of the units. In this regard, we support the pedagogical proposition Critical-surpassing, urging insert in the youth education project and adults who attend the night shift of the State Public intuitions the deal with the systematic knowledge of the cultural body, so that raising the cultural standard is possible these students.Submitted by Wagner Lima (wagnerlimaedf@hotmail.com) on 2016-05-25T00:52:50Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA-DE-ESPECIALIZAÇÃO-UFBA-WAGNER-LIMA.pdf: 413063 bytes, checksum: a513eb7e1475f5ac801bcf6a03af1afc (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2016-06-01T14:28:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA-DE-ESPECIALIZAÇÃO-UFBA-WAGNER-LIMA.pdf: 413063 bytes, checksum: a513eb7e1475f5ac801bcf6a03af1afc (MD5)Made available in DSpace on 2016-06-01T14:28:35Z (GMT). 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