ESCOLARIZAR PARA CIVILIZAR: O RECOLHIMENTO DE NOSSA SENHORA DOS HUMILDES EM SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO - BAHIA, SÉCULO XIX
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28104 |
Resumo: | Para compreensão e estabelecimento da sócio-história do português brasileiro, um dos campos estabelecidos pela linguista Mattos e Silva (2004, p. 59) visa a “[...] a reconstrução da história da escolarização no Brasil, que Houaiss formula como a penetração da língua escrita [...]”. Objetiva-se, portanto, analisar e discutir a inserção de mulheres na cultura escrita no Collegio Nossa Senhora dos Humildes, em Santo Amaro da Purificação – Recôncavo baiano, no século XIX, à luz da História da Cultura Escrita (CASTILLO GÓMEZ, 2003) e da História Social Linguística (MATTOS E SILVA, 2004). Busca-se compreender de que forma o colégio vinculado a um recolhimento se estabeleceu como espaço de escolarização de mulheres – através da imposição do governo, antes mesmo de o ensino para meninas ser regulamentado –, tendo em vista fatores sociopolíticos e econômicos. Analisa-se quais foram as práticas de acesso ao escrito, nesse espaço, como ocorreu o processo de alfabetização das mulheres e quais foram os materiais utilizados, o perfil social e econômico das educadoras e das educandas. Estabelece-se um diálogo com a História da Educação e propõe-se, também, um novo olhar (ou leitura) diante dos processos de escolarização das mulheres, através da análise qualitativa do Estatuto do educandário, de relatórios enviados a diretores da Instrução Pública, de livros de registro de entrada e saída de meninas, de relatórios de presidentes da província da Bahia, dentre outros documentos, analisando as representações, as práticas e os discursos (CHARTIER, 1990) gerados acerca do contexto em questão. Verificou-se a mudança do caráter da instituição da condição de assistência exclusiva a órfãs pobres, para constituir-se como uma instituição de escolarização de mulheres majoritariamente brancas e oriundas de famílias ricas de Santo Amaro, grupo até então excluído dos espaços formais de instrução. O estudo visa a contribuir para a reconstrução da história da cultura escrita, no âmbito da escolarização, e da história social do português no Brasil. |
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Estabelece-se um diálogo com a História da Educação e propõe-se, também, um novo olhar (ou leitura) diante dos processos de escolarização das mulheres, através da análise qualitativa do Estatuto do educandário, de relatórios enviados a diretores da Instrução Pública, de livros de registro de entrada e saída de meninas, de relatórios de presidentes da província da Bahia, dentre outros documentos, analisando as representações, as práticas e os discursos (CHARTIER, 1990) gerados acerca do contexto em questão. Verificou-se a mudança do caráter da instituição da condição de assistência exclusiva a órfãs pobres, para constituir-se como uma instituição de escolarização de mulheres majoritariamente brancas e oriundas de famílias ricas de Santo Amaro, grupo até então excluído dos espaços formais de instrução. O estudo visa a contribuir para a reconstrução da história da cultura escrita, no âmbito da escolarização, e da história social do português no Brasil.For understanding and establishment of a socio history of brasilian portuguese, one of many topics established by the linguist Mattos e Silva (2004, p.59) is for “[…] the reconstrution of history of schooling in Brasil, that Houaiss realize like a penetration of written language [...]”. It is therefore the objective analyze and discuss the insertion of women in the written culture at the Nossa Senhora dos Humildes’s School, in Santo Amaro da Purificação- Bahia Reconcavo, in the 19th century, based on the History of Written Culture (CASTILLO GÓMEZ, 2003) and the Social History of Linguistic (MATTOS E SILVA, 2004). It is sought to understand in which way a school bounded with one recolhimento had become established as a schooling space of women – through the impostion of government, even before of the women’s educacional rights – in view of socio political factors. It analyzes the access to writting practices, in this space, how was the process of literacy of women and what were the materials used, and the teachers and students social and economic profile. It established a dialogue with a Education History and it is also proposed a new view about the process of schoolling of women, thorough the qualitative analysis of the School’s Statute, reports sent to the government, recordes books where the entry and exit of women were noted, presidents of the province of Bahia reports, and another documents, analyzing the representations, pratices and speeches (CHARTIER, 1990) elaborated in this context. The institution’s characteristics change was verified from the condition of exclusive assistance to poor orphans to constitute itself as an institution of schooling of women mostely white and coming from rich families of Santo Amaro, group excluded from formal spaces of educattion. This study aims to contribute to the reconstruction of the history of written culture in the scoope of schooling and the social history of portuguese in Brazil.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-12-05T18:26:00Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Carolina Antonia Silva Trindade_FINAL.pdf: 4263336 bytes, checksum: 05390036b138024d32fcf54cfd0250b6 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-12-06T17:27:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Carolina Antonia Silva Trindade_FINAL.pdf: 4263336 bytes, checksum: 05390036b138024d32fcf54cfd0250b6 (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-06T17:27:14Z (GMT). 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