Homoerotismo preto na pintura brasileira do século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Alberto Antonio E.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33937
Resumo: O modelo humano na arte tem sido objeto de estudo desde as primeiras representações em um plano bidimensional (desenho, pintura, traço) e tridimensional (escultura, cerâmica), e durante a Renascença foi considerado como o elemento mais difícil a ser representado (BOLGER, 1996). Diversos questionamentos surgem a partir da noção dessa representatividade. O modelo retratado, portanto, torna-se um elemento importante uma vez que sua imagem pode ser convertida e analisada sobre vários elementos e planos, tais como: lembrança, reflexão, arquivo, semelhança, registro, identidade, ideia, símbolo de posicionamento político ou simplesmente alegoria sobre um tema religioso, social ou cotidiano. Grande parte dos movimentos artísticos, especialmente a arte figurativa (representar o que é visto naturalmente) ao longo da história têm utilizado vários temas representados na pintura, como naturezas mortas (frutas), paisagens, retratos, alegorias da mitologia, eventos históricos, etc., e entre eles o erotismo pertence a uma pequena borda da história, muitas vezes rejeitada, possivelmente por causa de um estigma moral ou religioso (dependendo da cultura e do público receptor), por mais que essa forma de representação consiga dialogar com elementos como o sublime e o íntimo. A cultura em diferentes países tem criado ao longo da história conjuntos de obras classificadas como eróticas, o Brasil não é uma exceção. O presente trabalho pretende levantar exemplos, opiniões e questões em busca de um consenso dentro das muitas ideologias diferentes, nacionais e estrangeiras, sobre a representatividade do modelo preto masculino nas artes visuais brasileiras, especificamente na pintura erótica do século XIX: diversas pinturas e desenhos de artistas brasileiros e estrangeiros serão analisados, bem como serão utilizadas algumas contribuições sobre raça, racismo e etnicidade a partir de pensadores e antropólogos do século XIX. Com o objetivo de acrescentar uma interpretação pessoal sobre o tema e abordar a beleza estética do corpo preto masculino, será pintada uma série de cinco quadros à óleo representando modelos pretos de forma figurativa, deixando um registro dentro do campo do homoerotismo preto artístico no Brasil.
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Grande parte dos movimentos artísticos, especialmente a arte figurativa (representar o que é visto naturalmente) ao longo da história têm utilizado vários temas representados na pintura, como naturezas mortas (frutas), paisagens, retratos, alegorias da mitologia, eventos históricos, etc., e entre eles o erotismo pertence a uma pequena borda da história, muitas vezes rejeitada, possivelmente por causa de um estigma moral ou religioso (dependendo da cultura e do público receptor), por mais que essa forma de representação consiga dialogar com elementos como o sublime e o íntimo. A cultura em diferentes países tem criado ao longo da história conjuntos de obras classificadas como eróticas, o Brasil não é uma exceção. O presente trabalho pretende levantar exemplos, opiniões e questões em busca de um consenso dentro das muitas ideologias diferentes, nacionais e estrangeiras, sobre a representatividade do modelo preto masculino nas artes visuais brasileiras, especificamente na pintura erótica do século XIX: diversas pinturas e desenhos de artistas brasileiros e estrangeiros serão analisados, bem como serão utilizadas algumas contribuições sobre raça, racismo e etnicidade a partir de pensadores e antropólogos do século XIX. Com o objetivo de acrescentar uma interpretação pessoal sobre o tema e abordar a beleza estética do corpo preto masculino, será pintada uma série de cinco quadros à óleo representando modelos pretos de forma figurativa, deixando um registro dentro do campo do homoerotismo preto artístico no Brasil.The human model in art has been the object of study since the first representations in a two-dimensional (drawing, painting, line) and three-dimensional (sculpture, ceramics) plane, and during the Renaicanse was considered the most difficult theme to represent (BOLGER, 1996). Several questions arise from the notion of this representativeness. The model represented, therefore, becomes an important element, since its image can be converted and analyzed in various elements and plans, such as: remembrance, reflection, archive, similarity, registration, identity, idea, symbol of political positioning or simply allegory on a religious, social or everyday theme. Most artistic movements, especially figurative art (representing what is seen naturally) throughout history have used various themes represented in painting, such as still lifes (fruits), landscapes, portraits, allegories of mythology, historical events, etc. , and among them eroticism belongs to a small edge of history, often rejected, possibly because of a moral or religious stigma (depending on the culture and the receiving public), however much this form of representation manages to dialogue with elements such as sublime and the intimate. Throughout history, culture in different countries has created sets of works classified as erotic, Brazil is no exception. The present work intends to raise examples, opinions and questions in search of a consensus within the many different ideologies, national and foreign, about the representativeness of the black male model in Brazilian visual arts, specifically in the erotic painting of the 19th century: several paintings and drawings by Brazilian and foreign artists will be analyzed, as well as some contributions on race, racism and ethnicity of 19th century thinkers and anthropologists will be used. In order to add a personal interpretation on the topic, and to address the aesthetic beauty of the black male body, a series of five oil paintings representing figuratively black models will be painted, leaving a record within the field of artistic black homoeroticism in Brazil .Submitted by Alberto Escobar (escobar_pintor@hotmail.com) on 2021-08-10T18:17:28Z No. of bitstreams: 1 Homoerotismo preto na Pintura Brasileira- Dissertação Mestrado -Alberto Escobar -2020.pdf: 15600388 bytes, checksum: 4a288bdbbfa6fdafcf90045fe3e24405 (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Sousa (tatbon@ufba.br) on 2021-08-17T04:42:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Homoerotismo preto na Pintura Brasileira- Dissertação Mestrado -Alberto Escobar -2020.pdf: 15600388 bytes, checksum: 4a288bdbbfa6fdafcf90045fe3e24405 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-17T04:42:59Z (GMT). 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