A Pintura de retratos no século XIX: Victor Meirelles
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 1998 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRJ |
Download full: | http://hdl.handle.net/11422/5579 |
Summary: | Investiga como se construiu a pintura de retratos no Rio de Janeiro no século XIX, seus padrões, seus estilos e sua relação com o meio social a partir do estudo dos retratos pintados por Victor Meirelles. A retratística, no Brasil, teve início no século XVII, seguindo modelos portugueses. A Missão Artística Francesa de 18 16 trouxe um novo modelo para o gênero. Os retratos mais significativos de Victor Meirelles vêm analisados de acordo com sua inserção nos modelos português ou francês e de acordo com o estilo do artista, sem deixar de lado seu aspecto social, uma vez que ele era requisitado para retratar pessoas das classes abastadas, incluindo a Família Imperial e o próprio D. Pedro II. |
id |
UFRJ_429f7699e214231c805dc58e155c0501 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/5579 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Cadorin, Mônica de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/7215951323937810Rosa, Ângelo de ProençaGonçalves, Denise da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1144762490107446Pereira, Sonia Gomes2018-11-01T00:53:15Z2023-11-30T03:03:08Z1998-09http://hdl.handle.net/11422/5579Investiga como se construiu a pintura de retratos no Rio de Janeiro no século XIX, seus padrões, seus estilos e sua relação com o meio social a partir do estudo dos retratos pintados por Victor Meirelles. A retratística, no Brasil, teve início no século XVII, seguindo modelos portugueses. A Missão Artística Francesa de 18 16 trouxe um novo modelo para o gênero. Os retratos mais significativos de Victor Meirelles vêm analisados de acordo com sua inserção nos modelos português ou francês e de acordo com o estilo do artista, sem deixar de lado seu aspecto social, uma vez que ele era requisitado para retratar pessoas das classes abastadas, incluindo a Família Imperial e o próprio D. Pedro II.Investigates how was built the portraiture in Rio de Janeiro in the nineteenth century, its patterns, its styles and its relationship with social environement, basing on the portraits painted by Victor Meirelles. The portrqiture, in Brasil, began in the seventeenth century, following portuguese models. The French Artistic Mission of 18 16 brought a new model for the gender. The most significative portraits of Victor Meirelles are here analised according to its insertion in the portuguese or french models and according to the artist style, without forgetting its social aspect, since he was requested to portrait people from the most wealthy social groups, including the Imperial Family and the Emperor himself.Submitted by Alberto Vieira (martins_vieira@ibest.com.br) on 2018-11-01T00:53:15Z No. of bitstreams: 1 455972.pdf: 15263790 bytes, checksum: dedc7e4888055d34aa38599724278421 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-01T00:53:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 455972.pdf: 15263790 bytes, checksum: dedc7e4888055d34aa38599724278421 (MD5) Previous issue date: 1998-09porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTERetratosPinturaRio de Janeiro (RJ)Século XIXA Pintura de retratos no século XIX: Victor Meirellesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINAL455972.pdf455972.pdfapplication/pdf15263790http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5579/1/455972.pdfdedc7e4888055d34aa38599724278421MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5579/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/55792023-11-30 00:03:08.028oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:08Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Pintura de retratos no século XIX: Victor Meirelles |
title |
A Pintura de retratos no século XIX: Victor Meirelles |
spellingShingle |
A Pintura de retratos no século XIX: Victor Meirelles Cadorin, Mônica de Almeida CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE Retratos Pintura Rio de Janeiro (RJ) Século XIX |
title_short |
A Pintura de retratos no século XIX: Victor Meirelles |
title_full |
A Pintura de retratos no século XIX: Victor Meirelles |
title_fullStr |
A Pintura de retratos no século XIX: Victor Meirelles |
title_full_unstemmed |
A Pintura de retratos no século XIX: Victor Meirelles |
title_sort |
A Pintura de retratos no século XIX: Victor Meirelles |
author |
Cadorin, Mônica de Almeida |
author_facet |
Cadorin, Mônica de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7215951323937810 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cadorin, Mônica de Almeida |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rosa, Ângelo de Proença |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Gonçalves, Denise da Silva |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1144762490107446 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Sonia Gomes |
contributor_str_mv |
Rosa, Ângelo de Proença Gonçalves, Denise da Silva Pereira, Sonia Gomes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE Retratos Pintura Rio de Janeiro (RJ) Século XIX |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Retratos Pintura Rio de Janeiro (RJ) Século XIX |
description |
Investiga como se construiu a pintura de retratos no Rio de Janeiro no século XIX, seus padrões, seus estilos e sua relação com o meio social a partir do estudo dos retratos pintados por Victor Meirelles. A retratística, no Brasil, teve início no século XVII, seguindo modelos portugueses. A Missão Artística Francesa de 18 16 trouxe um novo modelo para o gênero. Os retratos mais significativos de Victor Meirelles vêm analisados de acordo com sua inserção nos modelos português ou francês e de acordo com o estilo do artista, sem deixar de lado seu aspecto social, uma vez que ele era requisitado para retratar pessoas das classes abastadas, incluindo a Família Imperial e o próprio D. Pedro II. |
publishDate |
1998 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1998-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-01T00:53:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/5579 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/5579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5579/1/455972.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5579/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dedc7e4888055d34aa38599724278421 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097118939512832 |