A Pintura de retratos no século XIX: Victor Meirelles

Bibliographic Details
Main Author: Cadorin, Mônica de Almeida
Publication Date: 1998
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRJ
Download full: http://hdl.handle.net/11422/5579
Summary: Investiga como se construiu a pintura de retratos no Rio de Janeiro no século XIX, seus padrões, seus estilos e sua relação com o meio social a partir do estudo dos retratos pintados por Victor Meirelles. A retratística, no Brasil, teve início no século XVII, seguindo modelos portugueses. A Missão Artística Francesa de 18 16 trouxe um novo modelo para o gênero. Os retratos mais significativos de Victor Meirelles vêm analisados de acordo com sua inserção nos modelos português ou francês e de acordo com o estilo do artista, sem deixar de lado seu aspecto social, uma vez que ele era requisitado para retratar pessoas das classes abastadas, incluindo a Família Imperial e o próprio D. Pedro II.
id UFRJ_429f7699e214231c805dc58e155c0501
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/5579
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Cadorin, Mônica de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/7215951323937810Rosa, Ângelo de ProençaGonçalves, Denise da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1144762490107446Pereira, Sonia Gomes2018-11-01T00:53:15Z2023-11-30T03:03:08Z1998-09http://hdl.handle.net/11422/5579Investiga como se construiu a pintura de retratos no Rio de Janeiro no século XIX, seus padrões, seus estilos e sua relação com o meio social a partir do estudo dos retratos pintados por Victor Meirelles. A retratística, no Brasil, teve início no século XVII, seguindo modelos portugueses. A Missão Artística Francesa de 18 16 trouxe um novo modelo para o gênero. Os retratos mais significativos de Victor Meirelles vêm analisados de acordo com sua inserção nos modelos português ou francês e de acordo com o estilo do artista, sem deixar de lado seu aspecto social, uma vez que ele era requisitado para retratar pessoas das classes abastadas, incluindo a Família Imperial e o próprio D. Pedro II.Investigates how was built the portraiture in Rio de Janeiro in the nineteenth century, its patterns, its styles and its relationship with social environement, basing on the portraits painted by Victor Meirelles. The portrqiture, in Brasil, began in the seventeenth century, following portuguese models. The French Artistic Mission of 18 16 brought a new model for the gender. The most significative portraits of Victor Meirelles are here analised according to its insertion in the portuguese or french models and according to the artist style, without forgetting its social aspect, since he was requested to portrait people from the most wealthy social groups, including the Imperial Family and the Emperor himself.Submitted by Alberto Vieira (martins_vieira@ibest.com.br) on 2018-11-01T00:53:15Z No. of bitstreams: 1 455972.pdf: 15263790 bytes, checksum: dedc7e4888055d34aa38599724278421 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-01T00:53:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 455972.pdf: 15263790 bytes, checksum: dedc7e4888055d34aa38599724278421 (MD5) Previous issue date: 1998-09porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTERetratosPinturaRio de Janeiro (RJ)Século XIXA Pintura de retratos no século XIX: Victor Meirellesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINAL455972.pdf455972.pdfapplication/pdf15263790http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5579/1/455972.pdfdedc7e4888055d34aa38599724278421MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5579/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/55792023-11-30 00:03:08.028oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:08Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Pintura de retratos no século XIX: Victor Meirelles
title A Pintura de retratos no século XIX: Victor Meirelles
spellingShingle A Pintura de retratos no século XIX: Victor Meirelles
Cadorin, Mônica de Almeida
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Retratos
Pintura
Rio de Janeiro (RJ)
Século XIX
title_short A Pintura de retratos no século XIX: Victor Meirelles
title_full A Pintura de retratos no século XIX: Victor Meirelles
title_fullStr A Pintura de retratos no século XIX: Victor Meirelles
title_full_unstemmed A Pintura de retratos no século XIX: Victor Meirelles
title_sort A Pintura de retratos no século XIX: Victor Meirelles
author Cadorin, Mônica de Almeida
author_facet Cadorin, Mônica de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7215951323937810
dc.contributor.author.fl_str_mv Cadorin, Mônica de Almeida
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rosa, Ângelo de Proença
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gonçalves, Denise da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1144762490107446
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Sonia Gomes
contributor_str_mv Rosa, Ângelo de Proença
Gonçalves, Denise da Silva
Pereira, Sonia Gomes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Retratos
Pintura
Rio de Janeiro (RJ)
Século XIX
dc.subject.por.fl_str_mv Retratos
Pintura
Rio de Janeiro (RJ)
Século XIX
description Investiga como se construiu a pintura de retratos no Rio de Janeiro no século XIX, seus padrões, seus estilos e sua relação com o meio social a partir do estudo dos retratos pintados por Victor Meirelles. A retratística, no Brasil, teve início no século XVII, seguindo modelos portugueses. A Missão Artística Francesa de 18 16 trouxe um novo modelo para o gênero. Os retratos mais significativos de Victor Meirelles vêm analisados de acordo com sua inserção nos modelos português ou francês e de acordo com o estilo do artista, sem deixar de lado seu aspecto social, uma vez que ele era requisitado para retratar pessoas das classes abastadas, incluindo a Família Imperial e o próprio D. Pedro II.
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-01T00:53:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/5579
url http://hdl.handle.net/11422/5579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5579/1/455972.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5579/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dedc7e4888055d34aa38599724278421
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097118939512832