Sedução do drama: estética do paroxismo na simulação do " Linha direta"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Maria de Fátima Barretto
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9653
Resumo: A apropriação dos recursos da dramaturgia para integrar o relato telejornalístico tem se mostrado uma tendência, que faz parte de um fenômeno abrangente de espetacularização do cotidiano, aprofundado na contemporaneidade, em boa dose em decorrência dos avanços das tecnologias midiáticas. Mas não é o bastante para explicar este direcionamento que o jornalismo atual abraça com fervor. O uso dos ingredientes próprios do drama, numa categoria de produtos midiáticos que vem sendo batizada de infotainment ou infotenimento, por sua característica de unir a informação e o entretenimento, corresponde a uma estratégia de sedução. A sedução do drama. O programa híbrido de jornalismo e entretenimento Linha Direta, da TV Globo, lança mão dos recursos da dramaturgia, em toda a sua extensão, para formatar sua mensagem, intercalando-os entre narrações diegéticas. Entende-se, neste estudo, que tal abordagem é parte essencial da estratégia do programa para seduzir sua audiência, haja vista que a potencialidade de persuasão é um traço indelével do drama. Detecta-se ainda a influência, na concepção do programa, de estéticas modernas como o melodrama (século XVIII) e seu marcante tom patético, polarização de personagens, efeitos espetaculares, entre outros sintomas convergentes. Também se verifica a presença do Grand-Guignol (século XIX) e sua estética de sangue e do macabro, de onde emerge intenso paroxismo.
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O programa híbrido de jornalismo e entretenimento Linha Direta, da TV Globo, lança mão dos recursos da dramaturgia, em toda a sua extensão, para formatar sua mensagem, intercalando-os entre narrações diegéticas. Entende-se, neste estudo, que tal abordagem é parte essencial da estratégia do programa para seduzir sua audiência, haja vista que a potencialidade de persuasão é um traço indelével do drama. Detecta-se ainda a influência, na concepção do programa, de estéticas modernas como o melodrama (século XVIII) e seu marcante tom patético, polarização de personagens, efeitos espetaculares, entre outros sintomas convergentes. 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