O Ator da Organicidade: impulso, ações físicas e contato em modos de atuação contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henckes, Leonel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26951
Resumo: Esta pesquisa parte de um estudo do conceito-procedimento contato em Jerzy Grotowski (1933 - 1999) como chave dos processo criativos e pedagógicos desenvolvidos através do Sistema de Ações Físicas pela via da Organicidade. Tanto contato quanto organicidade são noções que provocaram transformações radicais no percurso criativo e investigativo de Grotowski. Interessava saber se ele poderia se configurar como noção chave para a operacionalização do sistema e dos processos criativos pautados na diretriz ética e poética da organicidade. O estudo do contato levou a necessidade de retornar a Konstantin Stanislavski (1863 - 1938) e empreender um estudo mais aprofundado da noção de organicidade que acabou resultando na identificação de um perfil de ator denominado ator da organicidade. Através da etnografia como metodologia e usando a metáfora da viagem, empreendeu-se uma jornada por teorias e práticas (do pesquisador e de outros artistas) a fim de desenhar o modo de atuação e precisar as características da técnica do ator da organicidade. Ampliou-se o raio de alcance do estudo para o teatro de hoje (contemporâneo), a partir do trabalho de dois diretores alemães em atuação na cidade de Berlim – Alemanha: Thomas Ostermeier e René Pollesch, a fim de identificar pontos de interseção da técnica do ator da organicidade com modos de atuação contemporâneos e, assim, abrir espaço para o desenvolvimento de metodologias e teorias para o ator de hoje e de amanhã.
id UFBA-2_be15a6de9fc0c753697d9bc61182adea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/26951
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Henckes, LeonelHenckes, LeonelGrebler, Maria Albertina SilvaKolesch, DorisMarfuz, Luiz Cesar AlvesNunes, Sandra MeyerSchaffner, Carmen PaternostroVargens, Meran Muniz da CostaSantos, Glaucio Machado2018-08-14T11:09:51Z2018-08-14T11:09:51Z2018-08-142015-05-11792028http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26951Esta pesquisa parte de um estudo do conceito-procedimento contato em Jerzy Grotowski (1933 - 1999) como chave dos processo criativos e pedagógicos desenvolvidos através do Sistema de Ações Físicas pela via da Organicidade. Tanto contato quanto organicidade são noções que provocaram transformações radicais no percurso criativo e investigativo de Grotowski. Interessava saber se ele poderia se configurar como noção chave para a operacionalização do sistema e dos processos criativos pautados na diretriz ética e poética da organicidade. O estudo do contato levou a necessidade de retornar a Konstantin Stanislavski (1863 - 1938) e empreender um estudo mais aprofundado da noção de organicidade que acabou resultando na identificação de um perfil de ator denominado ator da organicidade. Através da etnografia como metodologia e usando a metáfora da viagem, empreendeu-se uma jornada por teorias e práticas (do pesquisador e de outros artistas) a fim de desenhar o modo de atuação e precisar as características da técnica do ator da organicidade. Ampliou-se o raio de alcance do estudo para o teatro de hoje (contemporâneo), a partir do trabalho de dois diretores alemães em atuação na cidade de Berlim – Alemanha: Thomas Ostermeier e René Pollesch, a fim de identificar pontos de interseção da técnica do ator da organicidade com modos de atuação contemporâneos e, assim, abrir espaço para o desenvolvimento de metodologias e teorias para o ator de hoje e de amanhã.Submitted by Leonel Henckes (leohenckes@gmail.com) on 2018-08-13T20:38:01Z No. of bitstreams: 1 HENCKES_Leonel_O ator da organicidade_tese doutorado.pdf: 39859304 bytes, checksum: 1777d5aac851ae911dafa1d968534438 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-08-14T11:09:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HENCKES_Leonel_O ator da organicidade_tese doutorado.pdf: 39859304 bytes, checksum: 1777d5aac851ae911dafa1d968534438 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-14T11:09:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HENCKES_Leonel_O ator da organicidade_tese doutorado.pdf: 39859304 bytes, checksum: 1777d5aac851ae911dafa1d968534438 (MD5)FAPESB - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia e PDSE/CAPES - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.Artes CênicasInterpretação TeatralDireção Teatralator da organicidademodos de atuação contemporâneosteatro contemporâneosistema de ações físicasteatro alemãojerzy grotowskikonstantin StanislavskicontatoO Ator da Organicidade: impulso, ações físicas e contato em modos de atuação contemporâneosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de TeatroEscola de DançaPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALHENCKES_Leonel_O ator da organicidade_tese doutorado.pdfHENCKES_Leonel_O ator da organicidade_tese doutorado.pdfapplication/pdf39859304https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26951/1/HENCKES_Leonel_O%20ator%20da%20organicidade_tese%20doutorado.pdf1777d5aac851ae911dafa1d968534438MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26951/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTHENCKES_Leonel_O ator da organicidade_tese doutorado.pdf.txtHENCKES_Leonel_O ator da organicidade_tese doutorado.pdf.txtExtracted texttext/plain670030https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26951/3/HENCKES_Leonel_O%20ator%20da%20organicidade_tese%20doutorado.pdf.txt5e320850cb002fe381346e4c08339f0eMD53ri/269512022-07-05 14:03:45.619oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:45Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Ator da Organicidade: impulso, ações físicas e contato em modos de atuação contemporâneos
title O Ator da Organicidade: impulso, ações físicas e contato em modos de atuação contemporâneos
spellingShingle O Ator da Organicidade: impulso, ações físicas e contato em modos de atuação contemporâneos
Henckes, Leonel
Artes Cênicas
Interpretação Teatral
Direção Teatral
ator da organicidade
modos de atuação contemporâneos
teatro contemporâneo
sistema de ações físicas
teatro alemão
jerzy grotowski
konstantin Stanislavski
contato
title_short O Ator da Organicidade: impulso, ações físicas e contato em modos de atuação contemporâneos
title_full O Ator da Organicidade: impulso, ações físicas e contato em modos de atuação contemporâneos
title_fullStr O Ator da Organicidade: impulso, ações físicas e contato em modos de atuação contemporâneos
title_full_unstemmed O Ator da Organicidade: impulso, ações físicas e contato em modos de atuação contemporâneos
title_sort O Ator da Organicidade: impulso, ações físicas e contato em modos de atuação contemporâneos
author Henckes, Leonel
author_facet Henckes, Leonel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henckes, Leonel
Henckes, Leonel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grebler, Maria Albertina Silva
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Kolesch, Doris
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marfuz, Luiz Cesar Alves
Nunes, Sandra Meyer
Schaffner, Carmen Paternostro
Vargens, Meran Muniz da Costa
Santos, Glaucio Machado
contributor_str_mv Grebler, Maria Albertina Silva
Kolesch, Doris
Marfuz, Luiz Cesar Alves
Nunes, Sandra Meyer
Schaffner, Carmen Paternostro
Vargens, Meran Muniz da Costa
Santos, Glaucio Machado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes Cênicas
Interpretação Teatral
Direção Teatral
topic Artes Cênicas
Interpretação Teatral
Direção Teatral
ator da organicidade
modos de atuação contemporâneos
teatro contemporâneo
sistema de ações físicas
teatro alemão
jerzy grotowski
konstantin Stanislavski
contato
dc.subject.por.fl_str_mv ator da organicidade
modos de atuação contemporâneos
teatro contemporâneo
sistema de ações físicas
teatro alemão
jerzy grotowski
konstantin Stanislavski
contato
description Esta pesquisa parte de um estudo do conceito-procedimento contato em Jerzy Grotowski (1933 - 1999) como chave dos processo criativos e pedagógicos desenvolvidos através do Sistema de Ações Físicas pela via da Organicidade. Tanto contato quanto organicidade são noções que provocaram transformações radicais no percurso criativo e investigativo de Grotowski. Interessava saber se ele poderia se configurar como noção chave para a operacionalização do sistema e dos processos criativos pautados na diretriz ética e poética da organicidade. O estudo do contato levou a necessidade de retornar a Konstantin Stanislavski (1863 - 1938) e empreender um estudo mais aprofundado da noção de organicidade que acabou resultando na identificação de um perfil de ator denominado ator da organicidade. Através da etnografia como metodologia e usando a metáfora da viagem, empreendeu-se uma jornada por teorias e práticas (do pesquisador e de outros artistas) a fim de desenhar o modo de atuação e precisar as características da técnica do ator da organicidade. Ampliou-se o raio de alcance do estudo para o teatro de hoje (contemporâneo), a partir do trabalho de dois diretores alemães em atuação na cidade de Berlim – Alemanha: Thomas Ostermeier e René Pollesch, a fim de identificar pontos de interseção da técnica do ator da organicidade com modos de atuação contemporâneos e, assim, abrir espaço para o desenvolvimento de metodologias e teorias para o ator de hoje e de amanhã.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-05-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-14T11:09:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-14T11:09:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26951
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 792028
identifier_str_mv 792028
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
Escola de Dança
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
Escola de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26951/1/HENCKES_Leonel_O%20ator%20da%20organicidade_tese%20doutorado.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26951/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26951/3/HENCKES_Leonel_O%20ator%20da%20organicidade_tese%20doutorado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1777d5aac851ae911dafa1d968534438
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
5e320850cb002fe381346e4c08339f0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459569904484352