O trabalho de um ator desbloqueado na construção do papel: estratégias de Stanislávski e Donnellan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camila Rodrigues Vaz Chaves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B4ZSTM
Resumo: Konstantín Stanislávski é uma referência no Brasil sobre o processo de construção do papel no trabalho do ator desde os anos 50. A presente dissertação tem como tema a construção do papel. Devido à influência de Stanislávski, trabalhamos a temática a partir de suas perspectivas teórico-práticas, mas também abordamos as perspectivas do diretor britânico atual Declan Donnellan, que vem desenvolvendo uma metodologia para o desbloqueio do ator. A investigação partiu da seguinte questão: Quais estratégias podem contribuir para o processo de construção do papel para um ator bloqueado? Para identificar e propor estratégias, baseadas em Stanislávski e Declan Donnellan, que contribuam com o processo de construção do papel para um ator bloqueado, foram realizados revisão da literatura, estudo de registros e entrevista. A revisão da literatura se deu por meio de uma revisão bibliográfica sobre Konstantín Stanislávski e sobre Declan Donnellan. O estudo de registros contou com a análise de cadernos pessoais da direção referentes ao processo criativo do espetáculo Lady Macbeth, desenvolvido pela prática de princípios e estratégias de Stanislávski e Donnellan. A entrevista foi realizada com atores do processo criativo supracitado. A partir dos dados obtidos, analisamos os pontos de encontro e as divergências entre as propostas de Stanislávski e Donnellan e apresentamos como resultado a utilização dos princípios dos dois diretores como estratégias complementares para um processo prático de construção do papel, que possam ampliar as possibilidades criativas do ator e oferecer recursos para o seu desbloqueio.
id UFMG_07232af18a94aaeec846ce8b96efb27b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-B4ZSTM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Monica Medeiros RibeiroLuiz Otavio Carvalho Goncalves de SouzaErnani de Castro MalettaCamila Rodrigues Vaz Chaves2019-08-12T23:15:42Z2019-08-12T23:15:42Z2018-03-06http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B4ZSTMKonstantín Stanislávski é uma referência no Brasil sobre o processo de construção do papel no trabalho do ator desde os anos 50. A presente dissertação tem como tema a construção do papel. Devido à influência de Stanislávski, trabalhamos a temática a partir de suas perspectivas teórico-práticas, mas também abordamos as perspectivas do diretor britânico atual Declan Donnellan, que vem desenvolvendo uma metodologia para o desbloqueio do ator. A investigação partiu da seguinte questão: Quais estratégias podem contribuir para o processo de construção do papel para um ator bloqueado? Para identificar e propor estratégias, baseadas em Stanislávski e Declan Donnellan, que contribuam com o processo de construção do papel para um ator bloqueado, foram realizados revisão da literatura, estudo de registros e entrevista. A revisão da literatura se deu por meio de uma revisão bibliográfica sobre Konstantín Stanislávski e sobre Declan Donnellan. O estudo de registros contou com a análise de cadernos pessoais da direção referentes ao processo criativo do espetáculo Lady Macbeth, desenvolvido pela prática de princípios e estratégias de Stanislávski e Donnellan. A entrevista foi realizada com atores do processo criativo supracitado. A partir dos dados obtidos, analisamos os pontos de encontro e as divergências entre as propostas de Stanislávski e Donnellan e apresentamos como resultado a utilização dos princípios dos dois diretores como estratégias complementares para um processo prático de construção do papel, que possam ampliar as possibilidades criativas do ator e oferecer recursos para o seu desbloqueio.Konstantin Stanislavski has been a reference in Brazil on the process of creating a role in the actors work since 1950s. The theme of this given thesis is the roles creation. Due to Stanislavskis influence, the topic was approached based on his theoretical-practical perspectives, nevertheless, the perspectives of the current British director, Declan Donnellan, who has been developing a methodology for actors unblocking, were also addressed. The investigation arose from the question: Which are the strategies that can assist the process of creating a role for a blocked actor? In order to identify and propose strategies, based on Stanislavski and Declan Donnellan, to assist a blocked actor in the process of creating a role, literary review, registers study and an interview were performed. The literary review comprised a bibliographic review about Konstantin Stanislavski and Declan Donnellan. The registers study was realized with the analysis of directors personal notebooks on the creative process of the play Lady Macbeth, developed with the practice of Stanislavskis and Donnellans principles and strategies. The interview was done with the actors of the creative process cited. Based on the data obtained, the common ideas and diverging ones among Stanislavskis and Donnellans proposals were analyzed. We present, as the result, the use of the principles of the two directors as complementary strategies for a practical process of roles creation, which allow the amplification of the actors creative possibilities and offer resources for the actors unblocking.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGStanislavski, Konstantin , 1863-1938Donnelan, Declan , 1953-TeatroRepresentação teatralAtuação cênicaBloqueio de atorKonstantín StanislávskiDeclan DonnellanCriação do papelO trabalho de um ator desbloqueado na construção do papel: estratégias de Stanislávski e Donnellaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_camila_vaz__completa_.pdfapplication/pdf1170454https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B4ZSTM/1/disserta__o_camila_vaz__completa_.pdff4ad5220d677ade49a4146a498c84ce7MD51TEXTdisserta__o_camila_vaz__completa_.pdf.txtdisserta__o_camila_vaz__completa_.pdf.txtExtracted texttext/plain286741https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B4ZSTM/2/disserta__o_camila_vaz__completa_.pdf.txt555ae050947f1a44363eb3162b5ab436MD521843/EBAP-B4ZSTM2019-11-14 20:17:57.968oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-B4ZSTMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:17:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho de um ator desbloqueado na construção do papel: estratégias de Stanislávski e Donnellan
title O trabalho de um ator desbloqueado na construção do papel: estratégias de Stanislávski e Donnellan
spellingShingle O trabalho de um ator desbloqueado na construção do papel: estratégias de Stanislávski e Donnellan
Camila Rodrigues Vaz Chaves
Atuação cênica
Bloqueio de ator
Konstantín Stanislávski
Declan Donnellan
Criação do papel
Stanislavski, Konstantin , 1863-1938
Donnelan, Declan , 1953-
Teatro
Representação teatral
title_short O trabalho de um ator desbloqueado na construção do papel: estratégias de Stanislávski e Donnellan
title_full O trabalho de um ator desbloqueado na construção do papel: estratégias de Stanislávski e Donnellan
title_fullStr O trabalho de um ator desbloqueado na construção do papel: estratégias de Stanislávski e Donnellan
title_full_unstemmed O trabalho de um ator desbloqueado na construção do papel: estratégias de Stanislávski e Donnellan
title_sort O trabalho de um ator desbloqueado na construção do papel: estratégias de Stanislávski e Donnellan
author Camila Rodrigues Vaz Chaves
author_facet Camila Rodrigues Vaz Chaves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monica Medeiros Ribeiro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ernani de Castro Maletta
dc.contributor.author.fl_str_mv Camila Rodrigues Vaz Chaves
contributor_str_mv Monica Medeiros Ribeiro
Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza
Ernani de Castro Maletta
dc.subject.por.fl_str_mv Atuação cênica
Bloqueio de ator
Konstantín Stanislávski
Declan Donnellan
Criação do papel
topic Atuação cênica
Bloqueio de ator
Konstantín Stanislávski
Declan Donnellan
Criação do papel
Stanislavski, Konstantin , 1863-1938
Donnelan, Declan , 1953-
Teatro
Representação teatral
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Stanislavski, Konstantin , 1863-1938
Donnelan, Declan , 1953-
Teatro
Representação teatral
description Konstantín Stanislávski é uma referência no Brasil sobre o processo de construção do papel no trabalho do ator desde os anos 50. A presente dissertação tem como tema a construção do papel. Devido à influência de Stanislávski, trabalhamos a temática a partir de suas perspectivas teórico-práticas, mas também abordamos as perspectivas do diretor britânico atual Declan Donnellan, que vem desenvolvendo uma metodologia para o desbloqueio do ator. A investigação partiu da seguinte questão: Quais estratégias podem contribuir para o processo de construção do papel para um ator bloqueado? Para identificar e propor estratégias, baseadas em Stanislávski e Declan Donnellan, que contribuam com o processo de construção do papel para um ator bloqueado, foram realizados revisão da literatura, estudo de registros e entrevista. A revisão da literatura se deu por meio de uma revisão bibliográfica sobre Konstantín Stanislávski e sobre Declan Donnellan. O estudo de registros contou com a análise de cadernos pessoais da direção referentes ao processo criativo do espetáculo Lady Macbeth, desenvolvido pela prática de princípios e estratégias de Stanislávski e Donnellan. A entrevista foi realizada com atores do processo criativo supracitado. A partir dos dados obtidos, analisamos os pontos de encontro e as divergências entre as propostas de Stanislávski e Donnellan e apresentamos como resultado a utilização dos princípios dos dois diretores como estratégias complementares para um processo prático de construção do papel, que possam ampliar as possibilidades criativas do ator e oferecer recursos para o seu desbloqueio.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T23:15:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T23:15:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B4ZSTM
url http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B4ZSTM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B4ZSTM/1/disserta__o_camila_vaz__completa_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B4ZSTM/2/disserta__o_camila_vaz__completa_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f4ad5220d677ade49a4146a498c84ce7
555ae050947f1a44363eb3162b5ab436
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676619677433856