Práticas de letramento digital para crianças: fatores de diversidade e possibilidades pedagógicas na aprendizagem do português escrito
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28220 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma discussão sobre o processo de aquisição da escrita por crianças inseridas em práticas de letramento digital, através de uma investigação in loco e da análise de produções textuais escritas por alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Amargosa-BA, o que se constitui o corpus da pesquisa. Considerando que a inclusão no mundo digital oportuniza ao sujeito experimentações, desafios e novas possibilidades de usos sociais da leitura e escrita, favorecendo diferentes práticas de letramento, este trabalho tem como objetivo principal analisar como o trabalho docente que contempla as práticas de letramento digital pode favorecer o processo de aprendizagem da escrita da língua portuguesa por crianças, gerando diversidades linguísticas e contribuindo com novas possibilidades pedagógicas para o aprendizado infantil. Para tanto, utiliza-se uma metodologia de investigação qualitativa, fundamentada em uma análise explicativa. O referencial teórico do trabalho concilia a teoria enunciativo-discursiva de Bakhtin (1997; 2006) e a teoria social da construção do conhecimento de Vygotsky (1989) com os postulados de Ferreiro (1990; 2001), Ferreiro e Teberosky (1986), Kleiman (2008), Rojo (2009; 2012), Soares (2003; 2009), Tfouni (2006) e outros sobre leitura, escrita e práticas de letramento. Além disso, a pesquisa é subsidiada, especialmente, pelos estudos/análises de Araújo (2003; 2007), Castells (1999; 2009), Coscarelli (2006; 2007), Freire (2003), Frade (2007), Lévy (1993; 1999), Marcuschi (2002; 2004), Oliveira (2006), Ribeiro (2008) e Xavier (2005) sobre tecnologias, letramento digital e aquisição da escrita em ambientes virtuais. Ademais, a realização da pesquisa fundamentou-se na análise de atividades de alfabetização e letramento digital desenvolvidas no campo de trabalho, no período de março a dezembro de 2012. Argumenta-se, através das análises realizadas, que o uso das tecnologias digitais contribui para o processo de letramento, intensificando o desenvolvimento de competências textuais, enunciativas, procedimentais e linguísticas pelas crianças, e suscita distintas mudanças no aprendizado infantil, já que a convivência com variados gêneros de textos em ambientes virtuais – além de propiciar diversão e desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico dos indivíduos – também favorece as práticas interacionais, bem como o uso social da leitura e escrita, possibilitando a ampliação dessas habilidades pela criança. Verifica-se, assim, que os recursos digitais podem operar como uma importante interface pedagógica no processo de aprendizagem da escrita no contexto escolar. |
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Santos, Fernanda Maria Almeida dosSantos, Fernanda Maria Almeida dosTeixeira, Elizabeth ReisTeixeira, Elizabeth ReisSoares, Cláudia VivienMoreira, Cláudia MartinsSilva, Adriana Pucci Penteado de Faria eAssumpção, Simone Souza de2018-12-19T17:33:16Z2018-12-19T17:33:16Z2018-12-192014-01-24http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28220O presente trabalho apresenta uma discussão sobre o processo de aquisição da escrita por crianças inseridas em práticas de letramento digital, através de uma investigação in loco e da análise de produções textuais escritas por alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Amargosa-BA, o que se constitui o corpus da pesquisa. Considerando que a inclusão no mundo digital oportuniza ao sujeito experimentações, desafios e novas possibilidades de usos sociais da leitura e escrita, favorecendo diferentes práticas de letramento, este trabalho tem como objetivo principal analisar como o trabalho docente que contempla as práticas de letramento digital pode favorecer o processo de aprendizagem da escrita da língua portuguesa por crianças, gerando diversidades linguísticas e contribuindo com novas possibilidades pedagógicas para o aprendizado infantil. Para tanto, utiliza-se uma metodologia de investigação qualitativa, fundamentada em uma análise explicativa. O referencial teórico do trabalho concilia a teoria enunciativo-discursiva de Bakhtin (1997; 2006) e a teoria social da construção do conhecimento de Vygotsky (1989) com os postulados de Ferreiro (1990; 2001), Ferreiro e Teberosky (1986), Kleiman (2008), Rojo (2009; 2012), Soares (2003; 2009), Tfouni (2006) e outros sobre leitura, escrita e práticas de letramento. Além disso, a pesquisa é subsidiada, especialmente, pelos estudos/análises de Araújo (2003; 2007), Castells (1999; 2009), Coscarelli (2006; 2007), Freire (2003), Frade (2007), Lévy (1993; 1999), Marcuschi (2002; 2004), Oliveira (2006), Ribeiro (2008) e Xavier (2005) sobre tecnologias, letramento digital e aquisição da escrita em ambientes virtuais. Ademais, a realização da pesquisa fundamentou-se na análise de atividades de alfabetização e letramento digital desenvolvidas no campo de trabalho, no período de março a dezembro de 2012. Argumenta-se, através das análises realizadas, que o uso das tecnologias digitais contribui para o processo de letramento, intensificando o desenvolvimento de competências textuais, enunciativas, procedimentais e linguísticas pelas crianças, e suscita distintas mudanças no aprendizado infantil, já que a convivência com variados gêneros de textos em ambientes virtuais – além de propiciar diversão e desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico dos indivíduos – também favorece as práticas interacionais, bem como o uso social da leitura e escrita, possibilitando a ampliação dessas habilidades pela criança. Verifica-se, assim, que os recursos digitais podem operar como uma importante interface pedagógica no processo de aprendizagem da escrita no contexto escolar.This paper presents a discussion on the process of writing acquisition by children involved in digital literacy practices through an-site investigation and analysis of textual productions written by students of 4th and 5th year of primary education in a school municipal public of Amargosa-BA, which constitutes the corpus of research. Whereas inclusion in the digital world provides to the individuals experiments, challenges and new possibilities for social uses of reading and writing, favoring different literacy practices, this paper aims at analyzing how the teaching profession that includes the digital literacy practices may favor the writing process of learning the Portuguese language for children, generating linguistic diversity and contributing new pedagogical possibilities for learning child. To do so, we use a methodology of qualitative research, based on an explanatory analysis. The theoretical of work combines theory enunciative-discursive of Bakhtin (1997; 2006) and the theory of social construction of knowledge of Vygotsky (1989) with the postulates of Ferreiro (1990; 2001), Ferreiro and Teberosky (1986), Kleiman (2008), Rojo (2009; 2012), Soares (2003; 2009), Tfouni (2006) and others on reading, writing and literacy practices. In addition, the research is subsidized especially for studies/analyzes of Araújo (2003; 2007), Castells (1999; 2009), Coscarelli (2006; 2007), Freire (2003), Frade (2007), Lévy (1993; 1999), Marcuschi (2002; 2004), Oliveira (2006), Ribeiro (2008) and Xavier (2005) on technology, digital literacy and written acquisition in virtual environments. Moreover, the research was based on analysis of literacy activities and digital literacy developed in the field of work in the period from March to December 2012. It is argued, through the analyzes, that the use of digital technologies contributes to the literacy process, intensifying the development of textual, enunciative, linguistic and procedural skills for children, and elicits distinct changes in child learning, since the living with various genres of texts in virtual environments – in addition to providing fun and develop creativity and logical reasoning of individuals – also favors the interactional practices, as well as the social use of reading and writing, enabling the expansion of these skills by the child. It verifies, therefore, that digital resources can operate as an important interface in teaching learning process of writing in the school context.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2018-12-18T16:52:32Z No. of bitstreams: 1 Tese final de Fernanda Almeida dos Santos.pdf: 10976345 bytes, checksum: c63829c7a12991385e640f072288602c (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-12-19T17:33:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese final de Fernanda Almeida dos Santos.pdf: 10976345 bytes, checksum: c63829c7a12991385e640f072288602c (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-19T17:33:16Z (GMT). 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