Instrumentos/procedimentos avaliativos: função e utilização na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bispo, Geisiane Cardoso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33536
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar como os instrumentos/procedimentos avaliativos podem contribuir para a aprendizagem dos/as educandos/as do Ensino Fundamental I. Desse modo, o enfoque foi no seguinte problema de pesquisa: Como os instrumentos/procedimentos avaliativos podem contribuir para o processo de construção de conhecimentos dos/as estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Procurou-se identificar quais os instrumentos/procedimentos mais utilizados, e compreender como podem contribuir para o processo de construção de conhecimentos dos/as estudantes na Educação Básica. A fim de aprofundar o entendimento da Avaliação e fundamentar a pesquisa foram utilizados téoricos e estudiosos da Avaliação da e para a aprendizagem, tais como Esteban (2003), Fernandes (2014), Luckesi (2005), Villas Boas (2007) entre outros. Utilizando-se de uma pesquisa de cunho bibliográfica e exploratória, dentro de uma abordagem qualitativa, foi possível interpretar e refletir sobre as experiências avaliativas no contexto da Educação Básica brasileira. Após fazer uma revisão bibliográfica no intuito de conceituar a Avaliação e sua relação com o processo de ensino aprendizagem, analiasamos como a Avaliação é contemplada na Lei de Diretrizes e Bases Nº9394/96 e na Base Nacional Comum Curricular (2018), dialogando com algumas concepções de Avaliação. E também discutimos sobre a função dos instrumentos/procedimentos avaliativos na relação de ensinar e aprender. Como técnica de pesquisa elaboramos um questionário com cinco questões, que foi respondido por nove crianças - estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, de escolas públicas e particulares - devidamente autorizadas pelos pais e responsáveis. As respostas foram enviadas por whatsapp e gravadas em áudio que, após transcritas, foram analisadas no decorrer do trabalho. Os resultados demonstram que Avaliação e os instrumentos/procedimentos avaliativos continuam sendo desenvolvidos na perspectiva classificatória dos exames, contribuindo pouco para a aprendizagem dos sujeitos, uma vez que continuam verificando melhores e piores resultados, diferente da perspectiva de avaliar para aprender. Demonstrou também que há pouca diversificação dos instrumentos/procedimentos avaliativos nos primeiros anos escolares. E, especialmente, a partir do terceiro ano, a prova e o teste ainda são os instrumentos/procedimentos avaliativos mais utilizados do Fundamental I. Portanto, ainda se faz necessário promover o entendimento da Avaliação da e para aprendizagem na formação, inicial e continuada, dos/das professores/as, bem como a maior consciência da função e da importância dos instrumentos/procedimentos avaliativos para o desenvolvimento e ampliação das aprendizagens dos sujeitos na Educação Básica.
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A fim de aprofundar o entendimento da Avaliação e fundamentar a pesquisa foram utilizados téoricos e estudiosos da Avaliação da e para a aprendizagem, tais como Esteban (2003), Fernandes (2014), Luckesi (2005), Villas Boas (2007) entre outros. Utilizando-se de uma pesquisa de cunho bibliográfica e exploratória, dentro de uma abordagem qualitativa, foi possível interpretar e refletir sobre as experiências avaliativas no contexto da Educação Básica brasileira. Após fazer uma revisão bibliográfica no intuito de conceituar a Avaliação e sua relação com o processo de ensino aprendizagem, analiasamos como a Avaliação é contemplada na Lei de Diretrizes e Bases Nº9394/96 e na Base Nacional Comum Curricular (2018), dialogando com algumas concepções de Avaliação. E também discutimos sobre a função dos instrumentos/procedimentos avaliativos na relação de ensinar e aprender. 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