Formação docente: contribuições da diversificação dos instrumentos avaliativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Mari Clair Moro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barbosa, Raquel Lazari Leite, Oliveira, Anelise Martinelli Borges de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2814
Resumo: Este estudo, com o objetivo de apresentar a diversidade de instrumentos avaliativos como um aspecto que pode favorecer a formação e a atuação de futuros professores, está embasado na abordagem qualitativa, sendo os dados coletados a partir de questionário. As informações adquiridas foram analisadas, categorizadas e quantificadas, tendo por fundamento a análise de conteúdo. O olhar se volta para a avaliação nos cursos de formação de professores, por acreditarmos que, se os futuros professores experienciarem a diversidade de instrumentos avaliativos, poderão ampliar seus conhecimentos a respeito do status da própria aprendizagem e da formação, valendo-se dessa prática quando estiverem no exercício da docência, tendo em vista favorecer a melhoria do conhecimento dos alunos com os quais estarão atuando no contexto da educação básica. A pesquisa foi realizada no ano de 2014, em uma turma do 2º ano, em um curso de Pedagogia cujo funcionamento ocorre em uma universidade pública situada no Estado do Paraná. Os dados possibilitaram perceber o portfólio e o mapa conceitual como os instrumentos avaliativos que mais proporcionaram aprendizagens, bem como a importância do feedback do professor aos alunos, por ser essencial a devolutiva acerca da qualidade das aprendizagens.
id METO-3_ef14d7e296b315dcecdd57b606bac4c3
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2814
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Formação docente: contribuições da diversificação dos instrumentos avaliativosEducaçãoInstrumentos avaliativos; Avaliação formativa; Formação de professores.Este estudo, com o objetivo de apresentar a diversidade de instrumentos avaliativos como um aspecto que pode favorecer a formação e a atuação de futuros professores, está embasado na abordagem qualitativa, sendo os dados coletados a partir de questionário. As informações adquiridas foram analisadas, categorizadas e quantificadas, tendo por fundamento a análise de conteúdo. O olhar se volta para a avaliação nos cursos de formação de professores, por acreditarmos que, se os futuros professores experienciarem a diversidade de instrumentos avaliativos, poderão ampliar seus conhecimentos a respeito do status da própria aprendizagem e da formação, valendo-se dessa prática quando estiverem no exercício da docência, tendo em vista favorecer a melhoria do conhecimento dos alunos com os quais estarão atuando no contexto da educação básica. A pesquisa foi realizada no ano de 2014, em uma turma do 2º ano, em um curso de Pedagogia cujo funcionamento ocorre em uma universidade pública situada no Estado do Paraná. Os dados possibilitaram perceber o portfólio e o mapa conceitual como os instrumentos avaliativos que mais proporcionaram aprendizagens, bem como a importância do feedback do professor aos alunos, por ser essencial a devolutiva acerca da qualidade das aprendizagens.Universidade Metodista de PiracicabaNascimento, Mari Clair MoroBarbosa, Raquel Lazari LeiteOliveira, Anelise Martinelli Borges de2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/281410.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p149-169Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 149-1692238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2814/1921AméricaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-11T17:51:51Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2814Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-04-11T17:51:51Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente: contribuições da diversificação dos instrumentos avaliativos
title Formação docente: contribuições da diversificação dos instrumentos avaliativos
spellingShingle Formação docente: contribuições da diversificação dos instrumentos avaliativos
Nascimento, Mari Clair Moro
Educação
Instrumentos avaliativos; Avaliação formativa; Formação de professores.
title_short Formação docente: contribuições da diversificação dos instrumentos avaliativos
title_full Formação docente: contribuições da diversificação dos instrumentos avaliativos
title_fullStr Formação docente: contribuições da diversificação dos instrumentos avaliativos
title_full_unstemmed Formação docente: contribuições da diversificação dos instrumentos avaliativos
title_sort Formação docente: contribuições da diversificação dos instrumentos avaliativos
author Nascimento, Mari Clair Moro
author_facet Nascimento, Mari Clair Moro
Barbosa, Raquel Lazari Leite
Oliveira, Anelise Martinelli Borges de
author_role author
author2 Barbosa, Raquel Lazari Leite
Oliveira, Anelise Martinelli Borges de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Mari Clair Moro
Barbosa, Raquel Lazari Leite
Oliveira, Anelise Martinelli Borges de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Instrumentos avaliativos; Avaliação formativa; Formação de professores.
topic Educação
Instrumentos avaliativos; Avaliação formativa; Formação de professores.
description Este estudo, com o objetivo de apresentar a diversidade de instrumentos avaliativos como um aspecto que pode favorecer a formação e a atuação de futuros professores, está embasado na abordagem qualitativa, sendo os dados coletados a partir de questionário. As informações adquiridas foram analisadas, categorizadas e quantificadas, tendo por fundamento a análise de conteúdo. O olhar se volta para a avaliação nos cursos de formação de professores, por acreditarmos que, se os futuros professores experienciarem a diversidade de instrumentos avaliativos, poderão ampliar seus conhecimentos a respeito do status da própria aprendizagem e da formação, valendo-se dessa prática quando estiverem no exercício da docência, tendo em vista favorecer a melhoria do conhecimento dos alunos com os quais estarão atuando no contexto da educação básica. A pesquisa foi realizada no ano de 2014, em uma turma do 2º ano, em um curso de Pedagogia cujo funcionamento ocorre em uma universidade pública situada no Estado do Paraná. Os dados possibilitaram perceber o portfólio e o mapa conceitual como os instrumentos avaliativos que mais proporcionaram aprendizagens, bem como a importância do feedback do professor aos alunos, por ser essencial a devolutiva acerca da qualidade das aprendizagens.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2814
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p149-169
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2814
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p149-169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2814/1921
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América
Educação
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 149-169
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021634416640