Weblog e as práticas interacionais de escrita: webletramentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Robério Pereira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15228
Resumo: A presente tese é resultado de pesquisa que teve como objetivo compreender as práticas interacionais de escrita ocorridas nos weblogs de professores da educação básica de Irecê – BA. O encontro com categorias tais como letramento, letramento digital, hipertexto, interações on-line e off-line foram fundamentais para o entendimento de que a web tem promovido mudanças na forma e no sentido dos meios de produzir linguagem no contexto da comunicação digital. Entrevistas presenciais e interações on-line com os participantes da pesquisa visam atender aos princípios metodológicos do trabalho, que fez uso de ambas etnografia virtual e análises de caráter qualitativo e interpretativo. Os dados relativos à interação no weblog levam à conclusão de que todo esse processo de mudança na forma de produzir linguagem tem ocorrido paralelamente aos esforços dos profissionais, não tão preparados para a prática do webletramento, considerando que os interagentes da linguagem virtual já nasceram numa era digital, em que conseguiram ampliar os modos de articulação entre si. A análise de dados demonstra que são necessárias reorganizações pedagógicas na forma de se trabalhar com leitura e escrita na escola básica, por que os estudantes que dela participam estão imersos na cultura digital e, portanto, realizam leituras, escritas e interações por meio de práticas de escrita on-line diferenciadas das até então realizadas na escola. O estudo evidencia a acentuada diferença de preparo dos professores para atuarem com esse público que, na prática, já está habituado a realizar leituras e escritas digitais dentro e fora da sala de aula, fazendo uso constante da rede de computadores, através de variados dispositivos móveis que os acompanham desde cedo. Estas concepções são respaldadas por Marchuschi (2000), Xavier (2003, 2012), Araujo (2011), Lévy (2000), Street (2000), Godoy (2010), Bakhtin (2000, 2003), Burke (1999), Hine (2010), Straus e Coubin (2010) e outros que vão desde a Sociologia da linguagem à Teoria da comunicação mediada por computador.
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Os dados relativos à interação no weblog levam à conclusão de que todo esse processo de mudança na forma de produzir linguagem tem ocorrido paralelamente aos esforços dos profissionais, não tão preparados para a prática do webletramento, considerando que os interagentes da linguagem virtual já nasceram numa era digital, em que conseguiram ampliar os modos de articulação entre si. A análise de dados demonstra que são necessárias reorganizações pedagógicas na forma de se trabalhar com leitura e escrita na escola básica, por que os estudantes que dela participam estão imersos na cultura digital e, portanto, realizam leituras, escritas e interações por meio de práticas de escrita on-line diferenciadas das até então realizadas na escola. O estudo evidencia a acentuada diferença de preparo dos professores para atuarem com esse público que, na prática, já está habituado a realizar leituras e escritas digitais dentro e fora da sala de aula, fazendo uso constante da rede de computadores, através de variados dispositivos móveis que os acompanham desde cedo. Estas concepções são respaldadas por Marchuschi (2000), Xavier (2003, 2012), Araujo (2011), Lévy (2000), Street (2000), Godoy (2010), Bakhtin (2000, 2003), Burke (1999), Hine (2010), Straus e Coubin (2010) e outros que vão desde a Sociologia da linguagem à Teoria da comunicação mediada por computador.ABSTRACT The thesis presently handed to the academy panel is the result of research that had as its main objective to understand the interactive writing practices on weblogs of teachers o f fundamental education in Irecê - BA. The encounter with categories such as literacy, digital literacy, hypertext, on - line and off - line interactions were fundamental to the understanding that the web has promoted changes to the way and the means of producin g language in a digital context. Interviews and on - line interactions with the participants aim to attend the methodological principles of the work, which, made use of both virtual ethnography and qualitative and interpretative analysis. The data related to weblog interaction guides to the conclusion that all this process is a result of change on the way of producing language has occurred in parallel to the efforts of the involved teachers, not prepared to cope with students who were born on a different era, already capable to amplify their means of articulation. It is necessary to reorganize the pedagogy to work with reading and writing on basic education because students are already immerged into a digital culture and, therefore, able to read, write and int eract using on - line specific practices. These conceptions are supported by dialogues presented by Marchuschi (2000), Xavier (2003, 2012), Araujo (2011), Lévy (2000), Street (2000), Godoy (2010), Bakhtin (2000, 2003), Burke (1999), Hine (2010), Straus e Cou bin (2010)Submitted by Robério Barreto (jpgbarreto@gmail.com) on 2014-05-02T20:27:39Z No. of bitstreams: 1 ROBÉRIO PEREIRA BARRETO.pdf: 1818737 bytes, checksum: 9fed4e69cfeef25e70263c347229187b (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2014-07-17T01:17:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROBÉRIO PEREIRA BARRETO.pdf: 1818737 bytes, checksum: 9fed4e69cfeef25e70263c347229187b (MD5)Made available in DSpace on 2014-07-17T01:17:18Z (GMT). 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