“Quem quiser aprender a dançar vai na casa de Dona Juquinha” Umbigandopo(éticas) e metodologias do ensino de dança na(s) infância(s).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Luana Lordêlo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37663
Resumo: Esta dissertação discute os caminhos metodológicos do ensino de dança para a primeira infância no espaço escolar. Seu principal objetivo é confrontar as metodologias com a lógica colonial, afim de apontar novas rotas baseadas nas filosofias afroperspectivistas de ubuntu e teko porã. Afinal, como as po(éticas) de infancialização contribuem para uma dança decolonial? Partimos da ação afrocentrada de umbigar, entendendo como o umbigo pode apontar caminhos para os estudos de corpo e de nossas histórias. Assim, chegamos a escolinha Maria Felipa em Salvador, acompanhando as crianças de 3 a 5 anos em suas aulas de dança, trocando experiências poéticas, registradas de maneira etnográfica e com apoio da bricolagem. Sobre(vivendo) à pandemia do covid-19, esta pesquisa entende o amor como o maior recurso pedagógico ancestral.
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Sobre(vivendo) à pandemia do covid-19, esta pesquisa entende o amor como o maior recurso pedagógico ancestral.This dissertation discusses the methodological ways of teaching dance for early childhood in the school space. The main objective is confronted methodologies with colonial logic, to confront new ways based on afroperspective philosophy Ubuntu and Teko Porã. How do childhood poetics contribute to a decolonial dance? We start from the afro-centered action, understanding how the navel can guide the studies of the body and our stories. We arrived at the Maria Felipe school, in Salvador, tracking children from 3 to 5 years old in their dance classes, exchanging poetic experiences, registered in ethnography records with the support of bricolage. Surviving the covid-19 pandemic, this research understands love as the greatest ancestral pedagogical resource.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2023-08-10T10:33:55Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO LUANA LORDELO.pdf: 3270992 bytes, checksum: 9d59d0870ba5d1c544a6c72246d51b4e (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-08-11T12:36:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO LUANA LORDELO.pdf: 3270992 bytes, checksum: 9d59d0870ba5d1c544a6c72246d51b4e (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-11T12:36:33Z (GMT). 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