Histórias ds processos de ensino-aprendizagem em dança: Maria Fux e a escolinha de Arte no Brasil
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36654 |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objetivo compreender as contribuições de Maria Fux, no que se refere às experiências na Escolinha de Arte no Brasil, para o debate sobre a história dos processos de ensino-aprendizagem em Dança. Desse modo, organizamos o estudo em três movimentos dançantes/educativos intitulados como: (1) Maria Fux e seus processos de Ensino da Dança; (2) Concepções filosóficas do Ensino da Dança escolar, as criações dos conceitos da Dança/Educação no Brasil e seus diálogos com as práticas de Maria Fux, e (3) Tensionamentos filosóficos entre os pressupostos da Escolinha de Arte do Brasil e os pressupostos de Maria Fux. No primeiro momento, apresentamos um recorte biográfico de Fux, juntamente com suas experiências docentes, e a descrição de suas práticas pedagógicas em Dança para educação formal (organizadas por níveis e faixas-etárias) e para pessoas com deficiência. Posteriormente, no segundo movimento expomos uma das possibilidades para compreender as concepções filosóficas do Ensino da Dança escolar, com efeito, constatando os conceitos elaborados por essas tendências em nosso país, para que assim consigamos reconhecer os processos metodológicos e suas concepções de corpo. Por sua vez, no terceiro movimento propomos um tensionamento das premissas de Maria com as defendidas na Escolinha de Arte do Brasil (EAB) e no Movimento Escolinhas de Arte (MEA), para perceber quais foram as bases discursivas que legitimaram as narrativas dessa artista-docente argentina em nosso país. Para tanto, foi necessário que adotássemos os procedimentos de coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental em jornais, os quais são apresentados no capítulo que descreve a abordagem metodológica, os resultados e discussão. A partir da análise discursiva, por meio da arqueologia do saber, foi possível mapear diversas ações e apresentação que Fux desenvolveu no país, vinculados a EAB e o MEA, tais como sua participação no: Curso de Dança na Educação, Curso Intensivo de Arte na Educação e o I Curso de Arte na Educação Especial. Em virtude das reflexões realizadas, acreditamos que essa pesquisa contribui para deslocar e descentralizar discursos hegemônicos a respeito de Fux e do Ensino da Dança em nosso país, reconhecendo Maria como importante personagem para projeção dos processos de ensino-aprendizagem em Dança para educação escolar. |
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Posteriormente, no segundo movimento expomos uma das possibilidades para compreender as concepções filosóficas do Ensino da Dança escolar, com efeito, constatando os conceitos elaborados por essas tendências em nosso país, para que assim consigamos reconhecer os processos metodológicos e suas concepções de corpo. Por sua vez, no terceiro movimento propomos um tensionamento das premissas de Maria com as defendidas na Escolinha de Arte do Brasil (EAB) e no Movimento Escolinhas de Arte (MEA), para perceber quais foram as bases discursivas que legitimaram as narrativas dessa artista-docente argentina em nosso país. Para tanto, foi necessário que adotássemos os procedimentos de coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental em jornais, os quais são apresentados no capítulo que descreve a abordagem metodológica, os resultados e discussão. A partir da análise discursiva, por meio da arqueologia do saber, foi possível mapear diversas ações e apresentação que Fux desenvolveu no país, vinculados a EAB e o MEA, tais como sua participação no: Curso de Dança na Educação, Curso Intensivo de Arte na Educação e o I Curso de Arte na Educação Especial. Em virtude das reflexões realizadas, acreditamos que essa pesquisa contribui para deslocar e descentralizar discursos hegemônicos a respeito de Fux e do Ensino da Dança em nosso país, reconhecendo Maria como importante personagem para projeção dos processos de ensino-aprendizagem em Dança para educação escolar.This research aims to understand the contributions of Maria Fux, regarding her experiences at the Escolinha de Arte in Brazil, to the debate on the history of teachinglearning processes in Dance. Thus, we organized the study into three dance/educational movements entitled: (1) Maria Fux and her Dance Teaching processes; (2) Philosophical conceptions of School Dance Teaching, the creations of the concepts of Dance/Education in Brazil and their dialogues with Maria Fux's practices, and (3) Philosophical tensions between the assumptions of the Escolinha de Arte do Brasil and the assumptions of Maria Fux. At first, we present a biographical excerpt of Fux, along with his teaching experiences, and the description of his pedagogical practices in Dance for formal education (organized by levels and age groups) and for people with disabilities. Subsequently, in the second movement, we expose one of the possibilities to understand the philosophical conceptions of School Dance Teaching, in effect, noting the concepts elaborated by these trends in our country, so that we can recognize the methodological processes and their conceptions of the body. In turn, in the third movement, we propose a tension between Maria’s assumptions and those defended in the Escolinha de Arte do Brasil (EAB) and in the Escolinhas de Arte Movement (MEA), to understand what were the discursive bases that legitimized the narratives of this artist- Argentine teacher in our country. Therefore, it was necessary to adopt data collection procedures through semi-structured interviews and documentary research in newspapers, which are presented in the chapter that describes the methodological approach, results and discussion. From the discursive analysis, through the archeology of knowledge, it was possible to map several actions and presentation that Fux developed in the country, linked to EAB and MEA, such as his participation in: Course of Dance in Education, Intensive Course of Art in Education and the 1st Art Course in Special Education. Due to the reflections carried out, we believe that this research contributes to displace and decentralize hegemonic discourses about Fux and Dance Teaching in our country, recognizing Maria as an important character for the projection of teaching-learning processes in Dance for school education.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2023-02-27T11:01:47Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO ALEXSANDER BARBOZZA.pdf: 18690058 bytes, checksum: f42b2bbd852ae9ee6c4a0a072fb13128 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-02-28T13:04:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO ALEXSANDER BARBOZZA.pdf: 18690058 bytes, checksum: f42b2bbd852ae9ee6c4a0a072fb13128 (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-28T13:04:57Z (GMT). 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