Jogos digitais: as potencialidades da simulação para o processo educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34799 |
Resumo: | Por um longo tempo os jogos digitais foram utilizados apenas como um meio de entretenimento associado à recreação. Com o passar do tempo eles mudaram a sua finalidade agregando a sua estrutura modernas técnicas de simulação passando a ocupar lugar de destaque em vários campos da atuação humana. Neste trabalho procurou-se investigar as potencialidades das simulações dos jogos e de que forma elas podem contribuir para o processo educativo dos jovens jogadores, usando como metodologia a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, assim como a exploração do jogo Age of Empires III. Ao analisar as potencialidades da simulação identificamos que os ambientes simulados permitem aos jogadores um maior nível de interação e complexidade, onde os jogadores constroem hipóteses e estratégias, tomam decisões, apropriando-se de modelos. Ela cria uma realidade interativa levando em consideração os espaços presenciais e virtuais, instaurando-se como uma nova proposta de aprendizado. |
id |
UFBA-2_c1efbb67e835361d013c4d9f238d2bc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/34799 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Santos, Adriana Gomes dosSantos, Adriana Gomes dosBonilla, Maria Helena SilveiraBonilla, Maria Helena Silveirahttp://lattes.cnpq.br/2730520955520609Bonilla, Maria Helena SilveiraSantos, Julio Cesar GomesSouza, Joseilda Sampaio deBonilla, Maria Helena SilveiraSantos , Júlio Cesar GomesSouza, Joseilda Sampaio de2022-02-18T14:10:36Z2022-01-272022-02-18T14:10:36Z20132013-09-13https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34799Por um longo tempo os jogos digitais foram utilizados apenas como um meio de entretenimento associado à recreação. Com o passar do tempo eles mudaram a sua finalidade agregando a sua estrutura modernas técnicas de simulação passando a ocupar lugar de destaque em vários campos da atuação humana. Neste trabalho procurou-se investigar as potencialidades das simulações dos jogos e de que forma elas podem contribuir para o processo educativo dos jovens jogadores, usando como metodologia a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, assim como a exploração do jogo Age of Empires III. Ao analisar as potencialidades da simulação identificamos que os ambientes simulados permitem aos jogadores um maior nível de interação e complexidade, onde os jogadores constroem hipóteses e estratégias, tomam decisões, apropriando-se de modelos. Ela cria uma realidade interativa levando em consideração os espaços presenciais e virtuais, instaurando-se como uma nova proposta de aprendizado.For a long time digital games have been used only as a means of entertainment associated with recreation. Over time they changed their purpose adding its structure modern simulation techniques and occupy a prominent place in various fields of human activity. In this study we sought to investigate the potential of simulations of the games and how they can contribute to the educational process of young players, using a methodology as a qualitative research literature, as well as the exploration of the game Age of Empires III. To analyze the potential of the simulation identified that simulated environments allow players to a higher level of interaction and complexity, where players build hypotheses and strategies, make decisions, appropriating models. It creates a reality considering the interactive and virtual spaces, establishing itself as a new proposal for learning.Submitted by Eliene Batista (elienebastos@ufba.br) on 2021-12-16T17:53:27Z No. of bitstreams: 1 ADRIANA GOMES DOS SANTOS.pdf: 1346157 bytes, checksum: 2bb94d233498c73e3b123ee881e1f32b (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2022-02-18T14:10:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ADRIANA GOMES DOS SANTOS.pdf: 1346157 bytes, checksum: 2bb94d233498c73e3b123ee881e1f32b (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-18T14:10:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ADRIANA GOMES DOS SANTOS.pdf: 1346157 bytes, checksum: 2bb94d233498c73e3b123ee881e1f32b (MD5) Previous issue date: 2013porpt_BRUniversidade Federal da BahiaFaculdade de EducaçãoUFBABrasilFaculdade de EducaçãoEducaçãoEducaçãoJogos digitaisSimulaçõesEducationDigital gamesSimulationsJogos digitais: as potencialidades da simulação para o processo educativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALADRIANA GOMES DOS SANTOS.pdfADRIANA GOMES DOS SANTOS.pdfapplication/pdf1346157https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34799/1/ADRIANA%20GOMES%20DOS%20SANTOS.pdf2bb94d233498c73e3b123ee881e1f32bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1582https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34799/2/license.txt907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6MD52TEXTADRIANA GOMES DOS SANTOS.pdf.txtADRIANA GOMES DOS SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain130395https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34799/3/ADRIANA%20GOMES%20DOS%20SANTOS.pdf.txt0f9aa1a3cd64493d37d1b936ebe0e6e3MD53ri/347992022-02-19 02:14:41.915oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-19T05:14:41Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos digitais: as potencialidades da simulação para o processo educativo |
title |
Jogos digitais: as potencialidades da simulação para o processo educativo |
spellingShingle |
Jogos digitais: as potencialidades da simulação para o processo educativo Santos, Adriana Gomes dos Educação Educação Jogos digitais Simulações Education Digital games Simulations |
title_short |
Jogos digitais: as potencialidades da simulação para o processo educativo |
title_full |
Jogos digitais: as potencialidades da simulação para o processo educativo |
title_fullStr |
Jogos digitais: as potencialidades da simulação para o processo educativo |
title_full_unstemmed |
Jogos digitais: as potencialidades da simulação para o processo educativo |
title_sort |
Jogos digitais: as potencialidades da simulação para o processo educativo |
author |
Santos, Adriana Gomes dos |
author_facet |
Santos, Adriana Gomes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Adriana Gomes dos Santos, Adriana Gomes dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bonilla, Maria Helena Silveira Bonilla, Maria Helena Silveira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2730520955520609 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Bonilla, Maria Helena Silveira Santos, Julio Cesar Gomes Souza, Joseilda Sampaio de Bonilla, Maria Helena Silveira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Santos , Júlio Cesar Gomes |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Souza, Joseilda Sampaio de |
contributor_str_mv |
Bonilla, Maria Helena Silveira Bonilla, Maria Helena Silveira Bonilla, Maria Helena Silveira Santos, Julio Cesar Gomes Souza, Joseilda Sampaio de Bonilla, Maria Helena Silveira Santos , Júlio Cesar Gomes Souza, Joseilda Sampaio de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação Educação Jogos digitais Simulações Education Digital games Simulations |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Jogos digitais Simulações Education Digital games Simulations |
description |
Por um longo tempo os jogos digitais foram utilizados apenas como um meio de entretenimento associado à recreação. Com o passar do tempo eles mudaram a sua finalidade agregando a sua estrutura modernas técnicas de simulação passando a ocupar lugar de destaque em vários campos da atuação humana. Neste trabalho procurou-se investigar as potencialidades das simulações dos jogos e de que forma elas podem contribuir para o processo educativo dos jovens jogadores, usando como metodologia a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, assim como a exploração do jogo Age of Empires III. Ao analisar as potencialidades da simulação identificamos que os ambientes simulados permitem aos jogadores um maior nível de interação e complexidade, onde os jogadores constroem hipóteses e estratégias, tomam decisões, apropriando-se de modelos. Ela cria uma realidade interativa levando em consideração os espaços presenciais e virtuais, instaurando-se como uma nova proposta de aprendizado. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-09-13 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-18T14:10:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-27 2022-02-18T14:10:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34799 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por pt_BR |
language |
por |
language_invalid_str_mv |
pt_BR |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34799/1/ADRIANA%20GOMES%20DOS%20SANTOS.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34799/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34799/3/ADRIANA%20GOMES%20DOS%20SANTOS.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2bb94d233498c73e3b123ee881e1f32b 907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6 0f9aa1a3cd64493d37d1b936ebe0e6e3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459636130447360 |