Autoria, apropriação e práticas colaborativas em plataformas literárias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, André de Jesus
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35111
Resumo: Considerando que as transformações culturais e artísticas da contemporaneidade alteram modos de funcionamento da autoria, a tese tem como principal objetivo caracterizar um deslocamento na compreensão do papel do autor considerando as fanfics. Para tanto, foram tomadas como objeto as fanfics “We got married” e “Saga que músculo”, produzidas na plataforma digital literária denominada wattpad, criada tanto para computadores quanto para dispositivos móveis. O estudo das transformações no campo da autoria se deu a partir da noção de inespecificidade (GARRAMUÑO, 2014) e valorizou as concepções de narrativa transmídia e de cultura da convergência (JENKINS, 2009), a noção de actante (LATOUR, 2009; 2012) e os estudos de Anne Jaminson (2017), privilegiando os procedimentos das práticas colaborativas e apropriativas no estudo das fanfics e em especial a importância do papel do leitor ou fã na tentativa de caracterizar o deslocamento da noção de autoria.
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O estudo das transformações no campo da autoria se deu a partir da noção de inespecificidade (GARRAMUÑO, 2014) e valorizou as concepções de narrativa transmídia e de cultura da convergência (JENKINS, 2009), a noção de actante (LATOUR, 2009; 2012) e os estudos de Anne Jaminson (2017), privilegiando os procedimentos das práticas colaborativas e apropriativas no estudo das fanfics e em especial a importância do papel do leitor ou fã na tentativa de caracterizar o deslocamento da noção de autoria.Considering that the cultural and artistic transformations of contemporary times change the ways in which authorship works, the main objective of the thesis is to characterize a change in the understanding of the author’s role considering fanfics. For this purpose, fanfics “We got married” and “Saga que músculo”, produced on the digital literary platform called wattpad, created for both computers and mobile devices, were taken as objects. The study of transformations in the field of authorship was based on the notion of nonspecificity (GARRAMUÑO, 2014) and valued the concepts of transmedia narrative and the culture of convergence (JENKINS, 2009), the notion of actant (LATOUR, 2009; 2012) and the studies of Anne Jaminson (2017), privileging the procedures of collaborative and appropriate practices in the study of fanfics and in particular the importance of the role of the reader or fan in an attempt to characterize the displacement of the notion of authorship.Submitted by Raquel Santos de Sousa Oliveira (sousa.raquel@ufba.br) on 2022-04-18T17:42:31Z No. of bitstreams: 1 Tese - versão final.pdf: 3768259 bytes, checksum: 4b27eea782f753c20a629692ba52e479 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-04-20T18:21:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese - versão final.pdf: 3768259 bytes, checksum: 4b27eea782f753c20a629692ba52e479 (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-20T18:21:11Z (GMT). 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