Inovações tecnológicas na indústria automobilística: características intrínsecas, estratégias tecnológicas e enquadramento do setor na lógica da COP 21

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Samuel Coelho dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23858
Resumo: Os resultados obtidos na conferência sobre mudanças climáticas da ONU, denominada COP21, demonstraram o quanto os representantes mundiais estão preocupados em relação aos impactos do efeito estufa. Ao mesmo tempo este consenso geral entre os representantes dos países signatários do acordo firmado na COP21 sobre a necessidade de adoção de medidas para controle das emissões de CO2 e outros gases sinaliza para diversas atividades econômicas, inclusive as industriais ainda emissores de gases poluentes, de forma direta ou indireta, que há uma grande necessidade de repensar seu modo de produção e seus produtos. Esta necessidade de repensar a produção e seus produtos é ainda mais forte no setor automotivo, visto que o uso de seus produtos está classificado nas atividades que mais emitem CO2. Neste sentido o presente trabalho monográfico tem como objetivo discutir as possibilidades de enquadramento da indústria automobilística brasileira na lógica da COP21, visto que este setor tem características intrínsecas peculiares e que vem adotando estratégias de inovação tecnológica para redução das externalidades negativas relacionadas aos impactos no meio ambiente, proporcionadas pelos seus produtos (os veículos). Contudo este estudo aponta para uma forte tendência em não adequação da indústria local as medidas derivadas do acordo firmado na COP21 a curto e médio prazo
id UFBA-2_c20938227bee84b1fa1bc948c81ae0c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/23858
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Santos, Samuel Coelho dosSantos, Samuel Coelho dosLima, Uallace MoreiraFerreira Júnior, Hamilton de MouraJesus Júnior, Leonardo Bispo de2017-08-07T16:12:21Z2017-08-07T16:12:21Z2017-08-072017-04-04Trabalho de Conclusão de Cursohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23858Os resultados obtidos na conferência sobre mudanças climáticas da ONU, denominada COP21, demonstraram o quanto os representantes mundiais estão preocupados em relação aos impactos do efeito estufa. Ao mesmo tempo este consenso geral entre os representantes dos países signatários do acordo firmado na COP21 sobre a necessidade de adoção de medidas para controle das emissões de CO2 e outros gases sinaliza para diversas atividades econômicas, inclusive as industriais ainda emissores de gases poluentes, de forma direta ou indireta, que há uma grande necessidade de repensar seu modo de produção e seus produtos. Esta necessidade de repensar a produção e seus produtos é ainda mais forte no setor automotivo, visto que o uso de seus produtos está classificado nas atividades que mais emitem CO2. Neste sentido o presente trabalho monográfico tem como objetivo discutir as possibilidades de enquadramento da indústria automobilística brasileira na lógica da COP21, visto que este setor tem características intrínsecas peculiares e que vem adotando estratégias de inovação tecnológica para redução das externalidades negativas relacionadas aos impactos no meio ambiente, proporcionadas pelos seus produtos (os veículos). Contudo este estudo aponta para uma forte tendência em não adequação da indústria local as medidas derivadas do acordo firmado na COP21 a curto e médio prazoThe results obtained at the UN climate change conference, called COP21, demonstrated the limits of the impacts of the greenhouse effect. At the same time this general consensus among the representatives of the signatory countries of the agreement signed at COP21 on the need to adopt measures to control CO2 emissions and other gases signals to various economic activities, including industrial still emitting polluting gases, directly or indirectly, that there is a great need to rethink their mode of production and their products. This need to rethink the production and its products is even stronger in the automotive sector, since the use of its products is classified in activities that emit more CO2. In this way, the present monograph aims to discuss the possibilities of framing the Brazilian automobile industry in the logic of COP21, Since this sector has peculiar intrinsic characteristics and that has been adopting strategies of technological innovation to reduce the negative externalities related to the impacts on the environment provided by their own products (the vehicles). However, this study points to a strong trend in the non-adaptation of the local industry to the measures derived from the agreement signed at COP21 in the short and medium deadline.Submitted by Valdinea Conceiçao (valdinea@ufba.br) on 2017-07-24T16:30:23Z No. of bitstreams: 1 TCC - Samuel Coelho dos Santos versão 2017.pdf: 988355 bytes, checksum: 23081f3fa4f2cc067647cb9771ada326 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2017-08-07T16:12:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Samuel Coelho dos Santos versão 2017.pdf: 988355 bytes, checksum: 23081f3fa4f2cc067647cb9771ada326 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-07T16:12:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Samuel Coelho dos Santos versão 2017.pdf: 988355 bytes, checksum: 23081f3fa4f2cc067647cb9771ada326 (MD5)Mudança tecnológicaIndústria automobilísticaInovações tecnológicasCOP 21Inovações tecnológicas na indústria automobilística: características intrínsecas, estratégias tecnológicas e enquadramento do setor na lógica da COP 21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de EconomiaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC - Samuel Coelho dos Santos versão 2017.pdfTCC - Samuel Coelho dos Santos versão 2017.pdfapplication/pdf988355https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23858/1/TCC%20-%20Samuel%20Coelho%20dos%20Santos%20vers%c3%a3o%202017.pdf23081f3fa4f2cc067647cb9771ada326MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23858/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTTCC - Samuel Coelho dos Santos versão 2017.pdf.txtTCC - Samuel Coelho dos Santos versão 2017.pdf.txtExtracted texttext/plain162162https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23858/3/TCC%20-%20Samuel%20Coelho%20dos%20Santos%20vers%c3%a3o%202017.pdf.txtb136ad72f6bea90cc6bb9120056ac3beMD53ri/238582022-07-05 14:03:47.326oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:47Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inovações tecnológicas na indústria automobilística: características intrínsecas, estratégias tecnológicas e enquadramento do setor na lógica da COP 21
title Inovações tecnológicas na indústria automobilística: características intrínsecas, estratégias tecnológicas e enquadramento do setor na lógica da COP 21
spellingShingle Inovações tecnológicas na indústria automobilística: características intrínsecas, estratégias tecnológicas e enquadramento do setor na lógica da COP 21
Santos, Samuel Coelho dos
Mudança tecnológica
Indústria automobilística
Inovações tecnológicas
COP 21
title_short Inovações tecnológicas na indústria automobilística: características intrínsecas, estratégias tecnológicas e enquadramento do setor na lógica da COP 21
title_full Inovações tecnológicas na indústria automobilística: características intrínsecas, estratégias tecnológicas e enquadramento do setor na lógica da COP 21
title_fullStr Inovações tecnológicas na indústria automobilística: características intrínsecas, estratégias tecnológicas e enquadramento do setor na lógica da COP 21
title_full_unstemmed Inovações tecnológicas na indústria automobilística: características intrínsecas, estratégias tecnológicas e enquadramento do setor na lógica da COP 21
title_sort Inovações tecnológicas na indústria automobilística: características intrínsecas, estratégias tecnológicas e enquadramento do setor na lógica da COP 21
author Santos, Samuel Coelho dos
author_facet Santos, Samuel Coelho dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Samuel Coelho dos
Santos, Samuel Coelho dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Uallace Moreira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ferreira Júnior, Hamilton de Moura
Jesus Júnior, Leonardo Bispo de
contributor_str_mv Lima, Uallace Moreira
Ferreira Júnior, Hamilton de Moura
Jesus Júnior, Leonardo Bispo de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Mudança tecnológica
topic Mudança tecnológica
Indústria automobilística
Inovações tecnológicas
COP 21
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria automobilística
Inovações tecnológicas
COP 21
description Os resultados obtidos na conferência sobre mudanças climáticas da ONU, denominada COP21, demonstraram o quanto os representantes mundiais estão preocupados em relação aos impactos do efeito estufa. Ao mesmo tempo este consenso geral entre os representantes dos países signatários do acordo firmado na COP21 sobre a necessidade de adoção de medidas para controle das emissões de CO2 e outros gases sinaliza para diversas atividades econômicas, inclusive as industriais ainda emissores de gases poluentes, de forma direta ou indireta, que há uma grande necessidade de repensar seu modo de produção e seus produtos. Esta necessidade de repensar a produção e seus produtos é ainda mais forte no setor automotivo, visto que o uso de seus produtos está classificado nas atividades que mais emitem CO2. Neste sentido o presente trabalho monográfico tem como objetivo discutir as possibilidades de enquadramento da indústria automobilística brasileira na lógica da COP21, visto que este setor tem características intrínsecas peculiares e que vem adotando estratégias de inovação tecnológica para redução das externalidades negativas relacionadas aos impactos no meio ambiente, proporcionadas pelos seus produtos (os veículos). Contudo este estudo aponta para uma forte tendência em não adequação da indústria local as medidas derivadas do acordo firmado na COP21 a curto e médio prazo
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-04-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-07T16:12:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-07T16:12:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23858
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso
identifier_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Economia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Economia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23858/1/TCC%20-%20Samuel%20Coelho%20dos%20Santos%20vers%c3%a3o%202017.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23858/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23858/3/TCC%20-%20Samuel%20Coelho%20dos%20Santos%20vers%c3%a3o%202017.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 23081f3fa4f2cc067647cb9771ada326
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
b136ad72f6bea90cc6bb9120056ac3be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502619775008768