Inovações tecnológicas na indústria automobilística: características intrínsecas, estratégias tecnológicas e enquadramento do setor na lógica da COP 21

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Samuel Coelho dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23858
Resumo: Os resultados obtidos na conferência sobre mudanças climáticas da ONU, denominada COP21, demonstraram o quanto os representantes mundiais estão preocupados em relação aos impactos do efeito estufa. Ao mesmo tempo este consenso geral entre os representantes dos países signatários do acordo firmado na COP21 sobre a necessidade de adoção de medidas para controle das emissões de CO2 e outros gases sinaliza para diversas atividades econômicas, inclusive as industriais ainda emissores de gases poluentes, de forma direta ou indireta, que há uma grande necessidade de repensar seu modo de produção e seus produtos. Esta necessidade de repensar a produção e seus produtos é ainda mais forte no setor automotivo, visto que o uso de seus produtos está classificado nas atividades que mais emitem CO2. Neste sentido o presente trabalho monográfico tem como objetivo discutir as possibilidades de enquadramento da indústria automobilística brasileira na lógica da COP21, visto que este setor tem características intrínsecas peculiares e que vem adotando estratégias de inovação tecnológica para redução das externalidades negativas relacionadas aos impactos no meio ambiente, proporcionadas pelos seus produtos (os veículos). Contudo este estudo aponta para uma forte tendência em não adequação da indústria local as medidas derivadas do acordo firmado na COP21 a curto e médio prazo
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Esta necessidade de repensar a produção e seus produtos é ainda mais forte no setor automotivo, visto que o uso de seus produtos está classificado nas atividades que mais emitem CO2. Neste sentido o presente trabalho monográfico tem como objetivo discutir as possibilidades de enquadramento da indústria automobilística brasileira na lógica da COP21, visto que este setor tem características intrínsecas peculiares e que vem adotando estratégias de inovação tecnológica para redução das externalidades negativas relacionadas aos impactos no meio ambiente, proporcionadas pelos seus produtos (os veículos). Contudo este estudo aponta para uma forte tendência em não adequação da indústria local as medidas derivadas do acordo firmado na COP21 a curto e médio prazoThe results obtained at the UN climate change conference, called COP21, demonstrated the limits of the impacts of the greenhouse effect. At the same time this general consensus among the representatives of the signatory countries of the agreement signed at COP21 on the need to adopt measures to control CO2 emissions and other gases signals to various economic activities, including industrial still emitting polluting gases, directly or indirectly, that there is a great need to rethink their mode of production and their products. This need to rethink the production and its products is even stronger in the automotive sector, since the use of its products is classified in activities that emit more CO2. In this way, the present monograph aims to discuss the possibilities of framing the Brazilian automobile industry in the logic of COP21, Since this sector has peculiar intrinsic characteristics and that has been adopting strategies of technological innovation to reduce the negative externalities related to the impacts on the environment provided by their own products (the vehicles). However, this study points to a strong trend in the non-adaptation of the local industry to the measures derived from the agreement signed at COP21 in the short and medium deadline.Submitted by Valdinea Conceiçao (valdinea@ufba.br) on 2017-07-24T16:30:23Z No. of bitstreams: 1 TCC - Samuel Coelho dos Santos versão 2017.pdf: 988355 bytes, checksum: 23081f3fa4f2cc067647cb9771ada326 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2017-08-07T16:12:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Samuel Coelho dos Santos versão 2017.pdf: 988355 bytes, checksum: 23081f3fa4f2cc067647cb9771ada326 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-07T16:12:21Z (GMT). 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