Análise multicritério para avaliação de rotas cicláveis integradas ao transporte público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16988 |
Resumo: | A integração da bicicleta com o transporte público de passageiros tem se mostrado eficiente para aumentar a mobilidade urbana sustentável, pois reduz o tempo do deslocamento e melhora a qualidade de vida da população. Nos últimos anos têm surgido alguns estudos que utilizam a percepção do usuário da bicicleta sobre os atributos de escolha de seus trajetos, embora poucos tragam como foco as rotas que fazem a integração ao sistema de transporte público do ponto de vista do usuário. Dessa forma, o objetivo principal desse estudo consiste na elaboração de um método que auxilie na avaliação da “melhor” rota ciclável integrada ao transporte público e que considere dentre outros critérios, os fatores de escolha individual dos ciclistas. O procedimento de avaliação das rotas proposto nesse trabalho tomou como base uma combinação de técnicas: Técnica de Grupo Focal, Análise de Conteúdo, Simulação por Vídeo e Avaliação Multicritério. Na etapa inicial definiu-se a área de abrangência do estudo e foram elaborados mapas da rede de rotas cicláveis para definir as possíveis alternativas. Para validar os critérios e as alternativas foi utilizada a técnica de grupo focal seguida da análise de conteúdo com o objetivo de incorporar a percepção dos usuários de bicicletas. Também, foi realizada a validação dos critérios com especialistas da área de mobilidade urbana. Para a avaliação das rotas se fez uso da técnica de Avaliação Multicritérios com base no método AHP (Analytic Hierarchy Process). Finalmente, para a validação do método proposto tomou-se como estudo de caso a região de Mussurunga, Salvador, Bahia que apresenta um grande fluxo de ciclistas e demanda potencial para integração, e por nela se localizar uma importante estação de integração de transporte público, a Estação Mussurunga. Os resultados desse trabalho mostraram que, segundo a percepção do ciclista os principais critérios que influenciam a escolha dos seus trajetos estão relacionados aos aspectos de segurança (de trânsito e pública). A “melhor” alternativa de rota resultante da aplicação do método AHP, com uso do software Expert Choice, apresentou os critérios infraestrutura e segurança pública no primeiro e segundo lugar, respectivamente. Conclui-se que o objetivo desta pesquisa foi atingido e a percepção dos ciclistas sobre os principais critérios para a escolha das rotas cicláveis foi levada em consideração, possibilitando uma troca de conhecimento com os especialistas da área de mobilidade. Espera-se que essa metodologia seja utilizada como um instrumento de auxílio à decisão no planejamento da cidade e da mobilidade sustentável |
id |
UFBA-2_c233c2f5b9cce6a0a825878e592e34f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/16988 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Silva, Ana Lúcia Bezerra daPinto, Ilce Marília DantasDelgado, Juan Pedro MorenoSilva, Paulo Cesar Marques daPitombo, Cira Souza2015-02-11T11:49:25Z2015-02-11T11:49:25Z2015-02-112014-06-06http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16988A integração da bicicleta com o transporte público de passageiros tem se mostrado eficiente para aumentar a mobilidade urbana sustentável, pois reduz o tempo do deslocamento e melhora a qualidade de vida da população. Nos últimos anos têm surgido alguns estudos que utilizam a percepção do usuário da bicicleta sobre os atributos de escolha de seus trajetos, embora poucos tragam como foco as rotas que fazem a integração ao sistema de transporte público do ponto de vista do usuário. Dessa forma, o objetivo principal desse estudo consiste na elaboração de um método que auxilie na avaliação da “melhor” rota ciclável integrada ao transporte público e que considere dentre outros critérios, os fatores de escolha individual dos ciclistas. O procedimento de avaliação das rotas proposto nesse trabalho tomou como base uma combinação de técnicas: Técnica de Grupo Focal, Análise de Conteúdo, Simulação por Vídeo e Avaliação Multicritério. Na etapa inicial definiu-se a área de abrangência do estudo e foram elaborados mapas da rede de rotas cicláveis para definir as possíveis alternativas. Para validar os critérios e as alternativas foi utilizada a técnica de grupo focal seguida da análise de conteúdo com o objetivo de incorporar a percepção dos usuários de bicicletas. Também, foi realizada a validação dos critérios com especialistas da área de mobilidade urbana. Para a avaliação das rotas se fez uso da técnica de Avaliação Multicritérios com base no método AHP (Analytic Hierarchy Process). Finalmente, para a validação do método proposto tomou-se como estudo de caso a região de Mussurunga, Salvador, Bahia que apresenta um grande fluxo de ciclistas e demanda potencial para integração, e por nela se localizar uma importante estação de integração de transporte público, a Estação Mussurunga. Os resultados desse trabalho mostraram que, segundo a percepção do ciclista os principais critérios que influenciam a escolha dos seus trajetos estão relacionados aos aspectos de segurança (de trânsito e pública). A “melhor” alternativa de rota resultante da aplicação do método AHP, com uso do software Expert Choice, apresentou os critérios infraestrutura e segurança pública no primeiro e segundo lugar, respectivamente. Conclui-se que o objetivo desta pesquisa foi atingido e a percepção dos ciclistas sobre os principais critérios para a escolha das rotas cicláveis foi levada em consideração, possibilitando uma troca de conhecimento com os especialistas da área de mobilidade. Espera-se que essa metodologia seja utilizada como um instrumento de auxílio à decisão no planejamento da cidade e da mobilidade sustentávelThe integration of the bicycle with the public passenger transport has been shown effective to increase the sustainable urban mobility. It reduces the time of shifting and overlapping routes, expanding the offer of destinations and improving the quality of life. In the last few years there have been some studies that use the bicycle user´s perception on the attributes of choosing their routes, although only few bring focus on routes that make the integration of public transport from the user´s point of view. Thus, the main purpose of this study is the development of a method to assist in evaluating “The best” cycling route integrated with the public transport and to consider among other criteria, the factors of individual choice of the cyclists. The evaluation procedure of the routes proposed in this work was based on a combination technique: Focus Group Technique, Content Analysis, Simulation Video and Multiple Criteria Evaluation. In the initial stage, the scope area of study was defined and maps of the cycling routes network were designed to define possible alternatives. Validate the criteria and alternatives it was used the Focus Group technique followed by the in order to incorporate the bicycle users' perception. Validation criteria with urban mobility experts were also held. To evaluate the routes it was used the technique of Multiple Criteria Evaluation based on AHP (Analytic Hierarchy Process) method. Finally, to validate the proposed method, the area of Mussurunga was taken as a case study in Salvador, Bahia, which has a large flow of cyclists and a potential demand for integration and also for being an important integration station of public transport, the Mussurunga Station. The research results showed that by the perception of the cyclists, the main criteria that influence the choices of their routes are related to traffic and public safety. The “best” alternative route found by applying the AHP method using the Expert Choice software, revealed the public infrastructure as the first criterion and the public safety as the second one. It was concluded that the goal of this research was reached and that the perception of the cyclists about the main criteria of choosing a route was taken in consideration enabling an exchange of knowledge with the experts in the area of mobility. It is expected that this methodology can be used as an aid instrument for decision making on city planning and the sustainable mobility.Submitted by LIVIA FREITAS (livia.freitas@ufba.br) on 2015-02-11T11:49:12Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_ANA.pdf: 5095031 bytes, checksum: 1720632afe020fdc9846f230e020f4c0 (MD5)Approved for entry into archive by LIVIA FREITAS (livia.freitas@ufba.br) on 2015-02-11T11:49:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_ANA.pdf: 5095031 bytes, checksum: 1720632afe020fdc9846f230e020f4c0 (MD5)Made available in DSpace on 2015-02-11T11:49:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_ANA.pdf: 5095031 bytes, checksum: 1720632afe020fdc9846f230e020f4c0 (MD5)BicicletasTransportesCiclista - percepçãoGrupo focalAnálise multicritérioAnálise multicritério para avaliação de rotas cicláveis integradas ao transporte públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola PolitécnicaEngenharia Ambiental urbanaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTAÇÃO_ANA.pdfDISSERTAÇÃO_ANA.pdfapplication/pdf5095031https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16988/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_ANA.pdf1720632afe020fdc9846f230e020f4c0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16988/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTDISSERTAÇÃO_ANA.pdf.txtDISSERTAÇÃO_ANA.pdf.txtExtracted texttext/plain427212https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16988/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O_ANA.pdf.txtf0fc2b35c4b1302c63bc44bd558f11d4MD53ri/169882022-03-22 18:50:54.251oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-22T21:50:54Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise multicritério para avaliação de rotas cicláveis integradas ao transporte público |
title |
Análise multicritério para avaliação de rotas cicláveis integradas ao transporte público |
spellingShingle |
Análise multicritério para avaliação de rotas cicláveis integradas ao transporte público Silva, Ana Lúcia Bezerra da Bicicletas Transportes Ciclista - percepção Grupo focal Análise multicritério |
title_short |
Análise multicritério para avaliação de rotas cicláveis integradas ao transporte público |
title_full |
Análise multicritério para avaliação de rotas cicláveis integradas ao transporte público |
title_fullStr |
Análise multicritério para avaliação de rotas cicláveis integradas ao transporte público |
title_full_unstemmed |
Análise multicritério para avaliação de rotas cicláveis integradas ao transporte público |
title_sort |
Análise multicritério para avaliação de rotas cicláveis integradas ao transporte público |
author |
Silva, Ana Lúcia Bezerra da |
author_facet |
Silva, Ana Lúcia Bezerra da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Lúcia Bezerra da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinto, Ilce Marília Dantas |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Delgado, Juan Pedro Moreno Silva, Paulo Cesar Marques da Pitombo, Cira Souza |
contributor_str_mv |
Pinto, Ilce Marília Dantas Delgado, Juan Pedro Moreno Silva, Paulo Cesar Marques da Pitombo, Cira Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bicicletas Transportes Ciclista - percepção Grupo focal Análise multicritério |
topic |
Bicicletas Transportes Ciclista - percepção Grupo focal Análise multicritério |
description |
A integração da bicicleta com o transporte público de passageiros tem se mostrado eficiente para aumentar a mobilidade urbana sustentável, pois reduz o tempo do deslocamento e melhora a qualidade de vida da população. Nos últimos anos têm surgido alguns estudos que utilizam a percepção do usuário da bicicleta sobre os atributos de escolha de seus trajetos, embora poucos tragam como foco as rotas que fazem a integração ao sistema de transporte público do ponto de vista do usuário. Dessa forma, o objetivo principal desse estudo consiste na elaboração de um método que auxilie na avaliação da “melhor” rota ciclável integrada ao transporte público e que considere dentre outros critérios, os fatores de escolha individual dos ciclistas. O procedimento de avaliação das rotas proposto nesse trabalho tomou como base uma combinação de técnicas: Técnica de Grupo Focal, Análise de Conteúdo, Simulação por Vídeo e Avaliação Multicritério. Na etapa inicial definiu-se a área de abrangência do estudo e foram elaborados mapas da rede de rotas cicláveis para definir as possíveis alternativas. Para validar os critérios e as alternativas foi utilizada a técnica de grupo focal seguida da análise de conteúdo com o objetivo de incorporar a percepção dos usuários de bicicletas. Também, foi realizada a validação dos critérios com especialistas da área de mobilidade urbana. Para a avaliação das rotas se fez uso da técnica de Avaliação Multicritérios com base no método AHP (Analytic Hierarchy Process). Finalmente, para a validação do método proposto tomou-se como estudo de caso a região de Mussurunga, Salvador, Bahia que apresenta um grande fluxo de ciclistas e demanda potencial para integração, e por nela se localizar uma importante estação de integração de transporte público, a Estação Mussurunga. Os resultados desse trabalho mostraram que, segundo a percepção do ciclista os principais critérios que influenciam a escolha dos seus trajetos estão relacionados aos aspectos de segurança (de trânsito e pública). A “melhor” alternativa de rota resultante da aplicação do método AHP, com uso do software Expert Choice, apresentou os critérios infraestrutura e segurança pública no primeiro e segundo lugar, respectivamente. Conclui-se que o objetivo desta pesquisa foi atingido e a percepção dos ciclistas sobre os principais critérios para a escolha das rotas cicláveis foi levada em consideração, possibilitando uma troca de conhecimento com os especialistas da área de mobilidade. Espera-se que essa metodologia seja utilizada como um instrumento de auxílio à decisão no planejamento da cidade e da mobilidade sustentável |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-06-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-11T11:49:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-02-11T11:49:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16988 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Politécnica |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Ambiental urbana |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Politécnica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16988/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_ANA.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16988/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16988/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O_ANA.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1720632afe020fdc9846f230e020f4c0 0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900 f0fc2b35c4b1302c63bc44bd558f11d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459493008211968 |