Atributos para a seleção de rotas cicláveis: perceção dos ciclistas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12203 |
Resumo: | O presente trabalho pretende constituir um contributo para o planeamento do transporte cicloviário, a partir do ponto de vista dos utilizadores. Pretendem-se estabelecer parâmetros para o planeamento dos investimentos públicos em melhores infraestruturas cicloviárias, de forma a atingir a qualidade de serviço adequada às necessidades dos utilizadores. Assim, o objetivo geral deste trabalho consiste em identificar a correlação entre a perceção dos ciclistas sobre os atributos das vias e a seleção de rotas cicláveis a percorrer em espaços urbanos, tendo como hipótese a possibilidade de relação direta entre as percepções dos atributos e os padrões de viagens. Assume-se também como hipótese que tal correlação pode ainda ser influenciada pelo contexto socioeconómico e pelo desenvolvimento urbano do município. Para o efeito, adotou-se a seguinte metodologia de trabalho: 1. Pesquisa bibliográfica, capaz de produzir referencial teórico sobre conceitos, tipologias e atributos do transporte cicloviário; e em torno de modelos de análise da perceção da qualidade de serviço das infraestruturas cicláveis. 2. Aplicação de inquérito em dois municípios, com diferentes níveis de desenvolvimento (Marituba-Pará/Brasil, e Aveiro mais Ílhavo/Portugal), de forma a analisar a correlação entre as variáveis das características pessoais, da perceção dos atributos da qualidade de serviço, e dos padrões de viagem dos ciclistas. Os resultados encontrados, ainda que embrionários, evidenciam a forte correlação entre a perceção dos ciclistas, suas características pessoais e suas escolhas relativas às rotas cicláveis a percorrer. Ao comparar os casos de estudo, evidenciou-se que essas correlações variam de acordo com diferentes fatores, dentre os quais o nível socioeconómico e o desenvolvimento urbano de cada um dos municípios considerados. Sintetizando, apesar da necessidade de maior aprofundamento em investigações futuras, a presente investigação evidencia e reforça a importância de considerar a perspectiva do utilizador no planeamento de infraestruturas cicloviárias. |
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Atributos para a seleção de rotas cicláveis: perceção dos ciclistasPlaneamento regional e urbanoVias cicláveisTransportes urbanos - BicicletasO presente trabalho pretende constituir um contributo para o planeamento do transporte cicloviário, a partir do ponto de vista dos utilizadores. Pretendem-se estabelecer parâmetros para o planeamento dos investimentos públicos em melhores infraestruturas cicloviárias, de forma a atingir a qualidade de serviço adequada às necessidades dos utilizadores. Assim, o objetivo geral deste trabalho consiste em identificar a correlação entre a perceção dos ciclistas sobre os atributos das vias e a seleção de rotas cicláveis a percorrer em espaços urbanos, tendo como hipótese a possibilidade de relação direta entre as percepções dos atributos e os padrões de viagens. Assume-se também como hipótese que tal correlação pode ainda ser influenciada pelo contexto socioeconómico e pelo desenvolvimento urbano do município. Para o efeito, adotou-se a seguinte metodologia de trabalho: 1. Pesquisa bibliográfica, capaz de produzir referencial teórico sobre conceitos, tipologias e atributos do transporte cicloviário; e em torno de modelos de análise da perceção da qualidade de serviço das infraestruturas cicláveis. 2. Aplicação de inquérito em dois municípios, com diferentes níveis de desenvolvimento (Marituba-Pará/Brasil, e Aveiro mais Ílhavo/Portugal), de forma a analisar a correlação entre as variáveis das características pessoais, da perceção dos atributos da qualidade de serviço, e dos padrões de viagem dos ciclistas. Os resultados encontrados, ainda que embrionários, evidenciam a forte correlação entre a perceção dos ciclistas, suas características pessoais e suas escolhas relativas às rotas cicláveis a percorrer. Ao comparar os casos de estudo, evidenciou-se que essas correlações variam de acordo com diferentes fatores, dentre os quais o nível socioeconómico e o desenvolvimento urbano de cada um dos municípios considerados. Sintetizando, apesar da necessidade de maior aprofundamento em investigações futuras, a presente investigação evidencia e reforça a importância de considerar a perspectiva do utilizador no planeamento de infraestruturas cicloviárias.The present essay intends to be a contribution to the planning of cycleways, from the analysis of the user’s point of view. It intends to establish parameters to the public investments planning for better cycleways infrastructure, with quality of service adequate to the user’s needs. Thus, the aim of this study is to identify the correlation between the perception of cyclists about the attributes of the pathways and the selection of cycle routes to go through in urban spaces, considering the hypothesis of a direct relationship between the perceptions of attributes and the travel patterns. It is also assumed as a hypothesis that such correlation can also be influenced by the socioeconomic context and urban development of the county. For the purpose, it was adopted the following methodology of work: 1. Literature search, capable of producing theoretical referential about concepts, types and attributes cycle paths, and around analysis models of the perception of the quality of service of bike lanes infrastructure; 2. Application of inquiry in two counties with different levels of development (Marituba-Pará/Brasil and Aveiro plus Ílhavo/Portugal), in order to analyze the correlation between the variables of personal characteristics, perception of service quality attributes, and travel patterns of cyclists. The found results, although embryonic, demonstrate the strong correlation between the perception of cyclists, their personal characteristics and their choices regarding bike lanes routes to go through. When comparing the case studies, it was shown that these correlations vary according to different factors, among which the socioeconomic level and urban development of each of the counties considered. In summary, despite the need for further deepening in future investigations, this research demonstrates and reinforces the importance of considering the user's perspective in planning for cycling infrastructure.Universidade de Aveiro2014-05-02T10:28:17Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12203porPedro, Natália de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:10Zoai:ria.ua.pt:10773/12203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:25.183717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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