“Gente de todas as classes”: diversidade sociorracial no candomblé de Salvador (1900-1920)
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30442 |
Resumo: | Com base em um conjunto de notícias de alguns jornais baianos, este trabalho discute particularmente a diversidade dos indivíduos e grupos sociais envolvidos com o candomblé de Salvador no início do século XX. O período analisado foi um registro significante para poder observar a presença e a representatividade dos terreiros de candomblé no cotidiano da cidade. A percepção que os frequentadores eram constituídos de indivíduos de diversas origens sociorraciais permitiu mensurar seu alcance e o seu lugar ocupado, atendendo às necessidades de várias ordens demandadas pela população local. Nesse sentido, por conta desse variado entrecruzamento de atores sociais que se achavam envolvidos de formas diversas com a religiosidade de origem africana, sinaliza-se a difusão do candomblé na vida social soteropolitana, revelando inclusive relações estreitas com figuras de poder político e social da cidade que lhe conferiam proteção contra a repressão. Embora a maioria dos indivíduos envolvidos com o candomblé no início do século XX fosse composta de negros e mestiços empobrecidos, pode-se observar que a religião afro-baiana passava por um processo de expansão, que se iniciara na segunda metade do século XIX, atingindo outros setores da sociedade soteropolitana e ampliando sua base de frequentadores. |
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Batistta, Iury Abreu TavaresSantos, Jocélio Teles dosOliveira, IrisSampaio, Gabriela2019-08-22T17:41:04Z2019-08-22T17:41:04Z2019-08-222018-12-03http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30442Com base em um conjunto de notícias de alguns jornais baianos, este trabalho discute particularmente a diversidade dos indivíduos e grupos sociais envolvidos com o candomblé de Salvador no início do século XX. O período analisado foi um registro significante para poder observar a presença e a representatividade dos terreiros de candomblé no cotidiano da cidade. A percepção que os frequentadores eram constituídos de indivíduos de diversas origens sociorraciais permitiu mensurar seu alcance e o seu lugar ocupado, atendendo às necessidades de várias ordens demandadas pela população local. Nesse sentido, por conta desse variado entrecruzamento de atores sociais que se achavam envolvidos de formas diversas com a religiosidade de origem africana, sinaliza-se a difusão do candomblé na vida social soteropolitana, revelando inclusive relações estreitas com figuras de poder político e social da cidade que lhe conferiam proteção contra a repressão. Embora a maioria dos indivíduos envolvidos com o candomblé no início do século XX fosse composta de negros e mestiços empobrecidos, pode-se observar que a religião afro-baiana passava por um processo de expansão, que se iniciara na segunda metade do século XIX, atingindo outros setores da sociedade soteropolitana e ampliando sua base de frequentadores.From a set of news clippings gathered from some newspapers of Bahia, this work discusses, especially, the diversity of the individuals and social groups involved with the Candomblé in Salvador in the early twentieth century. The period investigated was a meaningful register, in order to observe the presence and the representativeness of the Candomblé grounds in the city’s daily life. The notion that the visitors were composed of individuals from several socio-racial origins allowed the measurement of its reach and the place occupied, attending the needs demanded by the local population in various degrees. In this sense, beacause of this intersceting of social actors that were involved in different ways with the religiosity of African origin, a dissemination of Candomblé in Salvador’s social life is signaled, to the point of unveiling strict relations with city players of political and social power that gave them protection against repression. Although most of the individuals involved with Candomblé in the early twentieth century were composed of impoeverished blacks and mixed race people, it can be observed that the african religion from Bahia was going through na expansion process, that began in the second half of the nineteenth century, reaching other sectors of Salvador’s society, and broadening it base of visitors.Submitted by Iury Batistta (iury.batistta@hotmail.com) on 2019-07-16T15:10:59Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO revisada para depósito_Iury Batistta.pdf: 1963403 bytes, checksum: 4ac07a73af701c67039f9fdfaf1e1606 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Portela (anapoli@ufba.br) on 2019-08-22T17:41:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO revisada para depósito_Iury Batistta.pdf: 1963403 bytes, checksum: 4ac07a73af701c67039f9fdfaf1e1606 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-22T17:41:04Z (GMT). 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