Educação superior no Brasil: tendências e perspectivas da graduação em saúde no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marcelo Nunes Dourado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16327
Resumo: A problemática da formação de pessoal em saúde é atualmente um tema de interesse de vários pesquisadores da área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (PPGS), particularmente, em função do descompasso existente entre as demandas oriundas das mudanças que vem ocorrendo no sistema de saúde e as características do modelo de formação vigente, principalmente, no âmbito da educação superior. Alguns autores têm inclusive apontado que um dos “nós críticos“ do processo de Reforma Sanitária em curso no Brasil, qual seja, a inadequação do perfil profissional, técnico-científico e ético-político, dos egressos dos cursos universitários de saúde face à necessidade de reorganização dos processos de trabalho no setor, decorre, em grande medida, da manutenção de um modelo de formação de pessoal anacrônico cunhado sob influência de modelos de formação profissionalizantes baseados nas universidades européias do século XIX. Este cenário é agravado pela notável inércia da maioria das instituições de ensino superior conjugado com a incipiência de propostas políticas de mudança. Este projeto tem como propósito central contribuir para o conhecimento das características, tendências e perspectivas da formação de profissionais de saúde de nível superior face às transformações decorrentes da reorganização do Sistema de Serviços de Saúde no Brasil. É parte de uma linha de investigações que, examinando a implantação de inovações nos modelos de formação superior em saúde, busca contribuir para a superação da etapa atual de formação profissionalizante em direção a uma concepção que valoriza a formação crítica dos sujeitos envolvidos no trabalho em saúde.
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