Concepções de saúde e doença de discentes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFRB
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29721 |
Resumo: | O Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) desponta com uma proposta de experiência inovadora na formação em saúde, estruturada a partir da promoção da saúde e da perspectiva de uma reforma cultural e epistemológica do modelo de atenção à saúde. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo compreender as concepções de saúde e doença dos discentes recém-ingressos e formandos do BIS da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratório e analítico, do qual participaram 70 discentes recém- ingressos de um universo de 90 e 18 dos 28 formandos, no período de setembro de 2016 a fevereiro de 2017. Os dados produzidos foram inseridos no software Microsoft Excel e analisados conforme a análise temática proposta por Bardin (2009). O primeiro artigo analisou as concepções de saúde desses discentes a partir das seguintes categorias: bem-estar, equilíbrio/harmonia, qualidade de vida, ausência de doença, estilo de vida, normalidade e outros. O segundo artigo objetivou compreender as concepções de doença a partir das seguintes categorias: alteração do bem-estar, estado patológico, alterações na qualidade de vida, desequilíbrio e/ou desarmonia, incapacidade funcional e anormalidade. Nos dois artigos, observou-se uma maior diversidade de percepção da saúde e da doença no grupo dos discentes recém- ingressos do que no dos formandos. Portanto, há uma uniformização da compreensão da saúde e da doença entre os últimos. Também se evidenciou, nos dois artigos, que nenhum formando possuía concepções reducionistas e negativas de saúde e doença, enquanto que alguns discentes recém-ingressos as possuíam. Dessa forma, fica evidente a contribuição da formação interdisciplinar para superar algumas concepções reducionistas e negativas da saúde. |
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Silva, Caillan FariasSilva, Caillan FariasRibeiro, Jorge Luiz Lordêlo de SalesCoelho, Maria Thereza Ávila DantasSantos, Fran Demétrio SilvaSoares, Micheli DantasVéras, Renata Meira2019-05-29T17:22:39Z2019-06-29T03:00:24Z2019-05-292019-03-29dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29721O Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) desponta com uma proposta de experiência inovadora na formação em saúde, estruturada a partir da promoção da saúde e da perspectiva de uma reforma cultural e epistemológica do modelo de atenção à saúde. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo compreender as concepções de saúde e doença dos discentes recém-ingressos e formandos do BIS da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratório e analítico, do qual participaram 70 discentes recém- ingressos de um universo de 90 e 18 dos 28 formandos, no período de setembro de 2016 a fevereiro de 2017. Os dados produzidos foram inseridos no software Microsoft Excel e analisados conforme a análise temática proposta por Bardin (2009). O primeiro artigo analisou as concepções de saúde desses discentes a partir das seguintes categorias: bem-estar, equilíbrio/harmonia, qualidade de vida, ausência de doença, estilo de vida, normalidade e outros. O segundo artigo objetivou compreender as concepções de doença a partir das seguintes categorias: alteração do bem-estar, estado patológico, alterações na qualidade de vida, desequilíbrio e/ou desarmonia, incapacidade funcional e anormalidade. Nos dois artigos, observou-se uma maior diversidade de percepção da saúde e da doença no grupo dos discentes recém- ingressos do que no dos formandos. Portanto, há uma uniformização da compreensão da saúde e da doença entre os últimos. Também se evidenciou, nos dois artigos, que nenhum formando possuía concepções reducionistas e negativas de saúde e doença, enquanto que alguns discentes recém-ingressos as possuíam. Dessa forma, fica evidente a contribuição da formação interdisciplinar para superar algumas concepções reducionistas e negativas da saúde.Submitted by Caillan Silva (caillanfarias@gmail.com) on 2019-05-29T03:21:04Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Caillan Farias.pdf: 2397281 bytes, checksum: 512684344362b5fda5e09abf0ad89152 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-05-29T17:22:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Caillan Farias.pdf: 2397281 bytes, checksum: 512684344362b5fda5e09abf0ad89152 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-29T17:22:39Z (GMT). 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O Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) desponta com uma proposta de experiência inovadora na formação em saúde, estruturada a partir da promoção da saúde e da perspectiva de uma reforma cultural e epistemológica do modelo de atenção à saúde. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo compreender as concepções de saúde e doença dos discentes recém-ingressos e formandos do BIS da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratório e analítico, do qual participaram 70 discentes recém- ingressos de um universo de 90 e 18 dos 28 formandos, no período de setembro de 2016 a fevereiro de 2017. Os dados produzidos foram inseridos no software Microsoft Excel e analisados conforme a análise temática proposta por Bardin (2009). O primeiro artigo analisou as concepções de saúde desses discentes a partir das seguintes categorias: bem-estar, equilíbrio/harmonia, qualidade de vida, ausência de doença, estilo de vida, normalidade e outros. O segundo artigo objetivou compreender as concepções de doença a partir das seguintes categorias: alteração do bem-estar, estado patológico, alterações na qualidade de vida, desequilíbrio e/ou desarmonia, incapacidade funcional e anormalidade. Nos dois artigos, observou-se uma maior diversidade de percepção da saúde e da doença no grupo dos discentes recém- ingressos do que no dos formandos. Portanto, há uma uniformização da compreensão da saúde e da doença entre os últimos. Também se evidenciou, nos dois artigos, que nenhum formando possuía concepções reducionistas e negativas de saúde e doença, enquanto que alguns discentes recém-ingressos as possuíam. Dessa forma, fica evidente a contribuição da formação interdisciplinar para superar algumas concepções reducionistas e negativas da saúde. |
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