TV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36769 |
Resumo: | O panorama da cultura digital e da pós-modernidade oportunizaram a convergência e a digitalização dos meios de comunicação, que conduziram a um redesenho dos antigos formatos midiáticos, a partir de transformações estruturais que englobam seus aspectos intrínsecos e novas formas de consumo pelos seus usuários. Este é o caso da TV brasileira, que, desde o início do seu processo de digitalização, em 2007, pôde experienciar uma nova era, intitulada de pós-televisão e abarcada por múltiplas plataformas e funcionalidades. Isto posto, o propósito desta tese foi investigar as tendências de consumo dessa “nova” TV brasileira, compreendendo quatro formatos televisivos: TV aberta, TV conectada, TV por assinatura e hipertelevisão. Estes demonstram o quanto a televisão ultrapassa as muralhas do aparelho televisor e de suas emissoras, desconstruindo e reconstruindo uma história inédita, que propõe um diálogo entre os produtos televisivos tradicionais e os produtos audiovisuais frutos da internet e, até então, não identificados como TV. Decerto, a televisão brasileira perpassa por entre vários modelos distintos e sem grande integração, mas com enorme possibilidade da oferta de uma experiência única, alicerçada em sua realidade mercadológica e na visão de futuro pautada pelos grandes institutos de pesquisa e órgãos da área. Esta pesquisa se propôs a apontar um caminho para a repercepção do conceito de televisão no Brasil, frente às suas transformações, sugerindo um desenho do seu porvir, aqui intitulado de TV Omnichannel, que preconiza o poder de escolha do espectador, dando-lhe a possibilidade de transitar entre diversos formatos e plataformas, bem como escolher o que, como, onde e quando assistir aos seus conteúdos, transformando a experiência televisiva em uma experimentação imersiva ímpar para o usuário. |
id |
UFBA-2_c8072f9ee99543786b39aef450d06948 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/36769 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-03-24T13:18:30Z2023-03-24T13:18:30Z2022-12-15https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36769O panorama da cultura digital e da pós-modernidade oportunizaram a convergência e a digitalização dos meios de comunicação, que conduziram a um redesenho dos antigos formatos midiáticos, a partir de transformações estruturais que englobam seus aspectos intrínsecos e novas formas de consumo pelos seus usuários. Este é o caso da TV brasileira, que, desde o início do seu processo de digitalização, em 2007, pôde experienciar uma nova era, intitulada de pós-televisão e abarcada por múltiplas plataformas e funcionalidades. Isto posto, o propósito desta tese foi investigar as tendências de consumo dessa “nova” TV brasileira, compreendendo quatro formatos televisivos: TV aberta, TV conectada, TV por assinatura e hipertelevisão. Estes demonstram o quanto a televisão ultrapassa as muralhas do aparelho televisor e de suas emissoras, desconstruindo e reconstruindo uma história inédita, que propõe um diálogo entre os produtos televisivos tradicionais e os produtos audiovisuais frutos da internet e, até então, não identificados como TV. Decerto, a televisão brasileira perpassa por entre vários modelos distintos e sem grande integração, mas com enorme possibilidade da oferta de uma experiência única, alicerçada em sua realidade mercadológica e na visão de futuro pautada pelos grandes institutos de pesquisa e órgãos da área. Esta pesquisa se propôs a apontar um caminho para a repercepção do conceito de televisão no Brasil, frente às suas transformações, sugerindo um desenho do seu porvir, aqui intitulado de TV Omnichannel, que preconiza o poder de escolha do espectador, dando-lhe a possibilidade de transitar entre diversos formatos e plataformas, bem como escolher o que, como, onde e quando assistir aos seus conteúdos, transformando a experiência televisiva em uma experimentação imersiva ímpar para o usuário.The panorama of digital culture and post-modernity made possible the convergence and digitization of the media, which led to a redesign of old media formats, based on structural transformations that encompass their intrinsic aspects and new forms of consumption by their users. This is the case of Brazilian TV, which, since the beginning of its digitization process, in 2007, has been able to experience a new era, called post-television, encompassed by multiple platforms and functionalities. That said, the purpose of this dissertation was investigating the consumption trends of this “new '' Brazilian TV, comprising four television formats: broadcast TV, connected TV, pay TV and hypertelevision. These demonstrate how much television goes beyond the walls of its set device and stations, deconstructing and reconstructing an unprecedented story, which proposes a dialogue between traditional television products and audiovisual products resulting from the internet and, until then, not identified as TV. Certainly, Brazilian television runs through several different models and without great integration, but with enormous possibility of offering a unique experience, based on its market reality and on the vision of the future guided by the major research institutes and bureax in the area. This research aimed to point out a path for the reperception of the concept of television in Brazil, in view of its transformations, suggesting a design of its future, hereby entitled Omnichannel TV, which advocates the viewer's power of choice, giving him the possibility to move between different formats and platforms, as well as choosing what, how, where and when to watch its contents, transforming the television experience into a unique immersive experience for the user.Submitted by Milene Moura Sampaio (milmoura@gmail.com) on 2023-03-23T13:56:25Z No. of bitstreams: 1 Tese_23.03.2023_Versão_Final Completa.pdf: 15930918 bytes, checksum: 59615955f35b6843f93c2d345efc9e4f (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-03-24T13:18:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_23.03.2023_Versão_Final Completa.pdf: 15930918 bytes, checksum: 59615955f35b6843f93c2d345efc9e4f (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-24T13:18:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_23.03.2023_Versão_Final Completa.pdf: 15930918 bytes, checksum: 59615955f35b6843f93c2d345efc9e4f (MD5) Previous issue date: 2022-12-15porUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) UFBABrasilInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAComnichannel TVtelevisiondigital TVhypertelevisionbroadcast TVpay TVconnected TVpost-TVCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTV OmnichannelComunicação de massa e culturaTelevisão digitalComunicação de massa e tecnologiaTelevisão abertaTelevisão por assinatuaTelevisão na internetPós-TVTV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisivaOMNICHANNEL TV: THE REPERCEPTION OF THE TELEVISION EXPERIENCEDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatos, Rita de Cássia Aragãohttp://lattes.cnpq.br/0265954547308813Souza, Claudio Manoel Duarte dehttp://lattes.cnpq.br/4821406015466627Souza, José Gileá dehttp://lattes.cnpq.br/1859314077706402Bandeira, Messias Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/9593584943169522Sampaio, Adriano de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/9158137242902645Matos, Rita de Cássia Aragãohttp://lattes.cnpq.br/0265954547308813http://lattes.cnpq.br/7036177123585890Sampaio, Milene Mourareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese_23.03.2023_Versão_Final Completa.pdfTese_23.03.2023_Versão_Final Completa.pdfapplication/pdf15930918https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36769/1/Tese_23.03.2023_Vers%c3%a3o_Final%20Completa.pdf59615955f35b6843f93c2d345efc9e4fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36769/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTTese_23.03.2023_Versão_Final Completa.pdf.txtTese_23.03.2023_Versão_Final Completa.pdf.txtExtracted texttext/plain579083https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36769/3/Tese_23.03.2023_Vers%c3%a3o_Final%20Completa.pdf.txtd83f42ce906322dc33a80c61ecbf1544MD53ri/367692023-04-04 09:59:24.709oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-04-04T12:59:24Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
TV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisiva |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
OMNICHANNEL TV: THE REPERCEPTION OF THE TELEVISION EXPERIENCE |
title |
TV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisiva |
spellingShingle |
TV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisiva Sampaio, Milene Moura CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO TV Omnichannel Comunicação de massa e cultura Televisão digital Comunicação de massa e tecnologia Televisão aberta Televisão por assinatua Televisão na internet Pós-TV omnichannel TV television digital TV hypertelevision broadcast TV pay TV connected TV post-TV |
title_short |
TV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisiva |
title_full |
TV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisiva |
title_fullStr |
TV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisiva |
title_full_unstemmed |
TV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisiva |
title_sort |
TV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisiva |
author |
Sampaio, Milene Moura |
author_facet |
Sampaio, Milene Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Matos, Rita de Cássia Aragão |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0265954547308813 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Souza, Claudio Manoel Duarte de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4821406015466627 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Souza, José Gileá de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1859314077706402 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Bandeira, Messias Guimarães |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9593584943169522 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Sampaio, Adriano de Oliveira |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9158137242902645 |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Matos, Rita de Cássia Aragão |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0265954547308813 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7036177123585890 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Milene Moura |
contributor_str_mv |
Matos, Rita de Cássia Aragão Souza, Claudio Manoel Duarte de Souza, José Gileá de Bandeira, Messias Guimarães Sampaio, Adriano de Oliveira Matos, Rita de Cássia Aragão |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO TV Omnichannel Comunicação de massa e cultura Televisão digital Comunicação de massa e tecnologia Televisão aberta Televisão por assinatua Televisão na internet Pós-TV omnichannel TV television digital TV hypertelevision broadcast TV pay TV connected TV post-TV |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TV Omnichannel Comunicação de massa e cultura Televisão digital Comunicação de massa e tecnologia Televisão aberta Televisão por assinatua Televisão na internet Pós-TV |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
omnichannel TV television digital TV hypertelevision broadcast TV pay TV connected TV post-TV |
description |
O panorama da cultura digital e da pós-modernidade oportunizaram a convergência e a digitalização dos meios de comunicação, que conduziram a um redesenho dos antigos formatos midiáticos, a partir de transformações estruturais que englobam seus aspectos intrínsecos e novas formas de consumo pelos seus usuários. Este é o caso da TV brasileira, que, desde o início do seu processo de digitalização, em 2007, pôde experienciar uma nova era, intitulada de pós-televisão e abarcada por múltiplas plataformas e funcionalidades. Isto posto, o propósito desta tese foi investigar as tendências de consumo dessa “nova” TV brasileira, compreendendo quatro formatos televisivos: TV aberta, TV conectada, TV por assinatura e hipertelevisão. Estes demonstram o quanto a televisão ultrapassa as muralhas do aparelho televisor e de suas emissoras, desconstruindo e reconstruindo uma história inédita, que propõe um diálogo entre os produtos televisivos tradicionais e os produtos audiovisuais frutos da internet e, até então, não identificados como TV. Decerto, a televisão brasileira perpassa por entre vários modelos distintos e sem grande integração, mas com enorme possibilidade da oferta de uma experiência única, alicerçada em sua realidade mercadológica e na visão de futuro pautada pelos grandes institutos de pesquisa e órgãos da área. Esta pesquisa se propôs a apontar um caminho para a repercepção do conceito de televisão no Brasil, frente às suas transformações, sugerindo um desenho do seu porvir, aqui intitulado de TV Omnichannel, que preconiza o poder de escolha do espectador, dando-lhe a possibilidade de transitar entre diversos formatos e plataformas, bem como escolher o que, como, onde e quando assistir aos seus conteúdos, transformando a experiência televisiva em uma experimentação imersiva ímpar para o usuário. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-24T13:18:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-24T13:18:30Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Doutorado info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36769 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36769/1/Tese_23.03.2023_Vers%c3%a3o_Final%20Completa.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36769/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36769/3/Tese_23.03.2023_Vers%c3%a3o_Final%20Completa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
59615955f35b6843f93c2d345efc9e4f 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b d83f42ce906322dc33a80c61ecbf1544 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459660679708672 |