TV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Milene Moura
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36769
Resumo: O panorama da cultura digital e da pós-modernidade oportunizaram a convergência e a digitalização dos meios de comunicação, que conduziram a um redesenho dos antigos formatos midiáticos, a partir de transformações estruturais que englobam seus aspectos intrínsecos e novas formas de consumo pelos seus usuários. Este é o caso da TV brasileira, que, desde o início do seu processo de digitalização, em 2007, pôde experienciar uma nova era, intitulada de pós-televisão e abarcada por múltiplas plataformas e funcionalidades. Isto posto, o propósito desta tese foi investigar as tendências de consumo dessa “nova” TV brasileira, compreendendo quatro formatos televisivos: TV aberta, TV conectada, TV por assinatura e hipertelevisão. Estes demonstram o quanto a televisão ultrapassa as muralhas do aparelho televisor e de suas emissoras, desconstruindo e reconstruindo uma história inédita, que propõe um diálogo entre os produtos televisivos tradicionais e os produtos audiovisuais frutos da internet e, até então, não identificados como TV. Decerto, a televisão brasileira perpassa por entre vários modelos distintos e sem grande integração, mas com enorme possibilidade da oferta de uma experiência única, alicerçada em sua realidade mercadológica e na visão de futuro pautada pelos grandes institutos de pesquisa e órgãos da área. Esta pesquisa se propôs a apontar um caminho para a repercepção do conceito de televisão no Brasil, frente às suas transformações, sugerindo um desenho do seu porvir, aqui intitulado de TV Omnichannel, que preconiza o poder de escolha do espectador, dando-lhe a possibilidade de transitar entre diversos formatos e plataformas, bem como escolher o que, como, onde e quando assistir aos seus conteúdos, transformando a experiência televisiva em uma experimentação imersiva ímpar para o usuário.
id UFBA-2_c8072f9ee99543786b39aef450d06948
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/36769
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-03-24T13:18:30Z2023-03-24T13:18:30Z2022-12-15https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36769O panorama da cultura digital e da pós-modernidade oportunizaram a convergência e a digitalização dos meios de comunicação, que conduziram a um redesenho dos antigos formatos midiáticos, a partir de transformações estruturais que englobam seus aspectos intrínsecos e novas formas de consumo pelos seus usuários. Este é o caso da TV brasileira, que, desde o início do seu processo de digitalização, em 2007, pôde experienciar uma nova era, intitulada de pós-televisão e abarcada por múltiplas plataformas e funcionalidades. Isto posto, o propósito desta tese foi investigar as tendências de consumo dessa “nova” TV brasileira, compreendendo quatro formatos televisivos: TV aberta, TV conectada, TV por assinatura e hipertelevisão. Estes demonstram o quanto a televisão ultrapassa as muralhas do aparelho televisor e de suas emissoras, desconstruindo e reconstruindo uma história inédita, que propõe um diálogo entre os produtos televisivos tradicionais e os produtos audiovisuais frutos da internet e, até então, não identificados como TV. Decerto, a televisão brasileira perpassa por entre vários modelos distintos e sem grande integração, mas com enorme possibilidade da oferta de uma experiência única, alicerçada em sua realidade mercadológica e na visão de futuro pautada pelos grandes institutos de pesquisa e órgãos da área. Esta pesquisa se propôs a apontar um caminho para a repercepção do conceito de televisão no Brasil, frente às suas transformações, sugerindo um desenho do seu porvir, aqui intitulado de TV Omnichannel, que preconiza o poder de escolha do espectador, dando-lhe a possibilidade de transitar entre diversos formatos e plataformas, bem como escolher o que, como, onde e quando assistir aos seus conteúdos, transformando a experiência televisiva em uma experimentação imersiva ímpar para o usuário.The panorama of digital culture and post-modernity made possible the convergence and digitization of the media, which led to a redesign of old media formats, based on structural transformations that encompass their intrinsic aspects and new forms of consumption by their users. This is the case of Brazilian TV, which, since the beginning of its digitization process, in 2007, has been able to experience a new era, called post-television, encompassed by multiple platforms and functionalities. That said, the purpose of this dissertation was investigating the consumption trends of this “new '' Brazilian TV, comprising four television formats: broadcast TV, connected TV, pay TV and hypertelevision. These demonstrate how much television goes beyond the walls of its set device and stations, deconstructing and reconstructing an unprecedented story, which proposes a dialogue between traditional television products and audiovisual products resulting from the internet and, until then, not identified as TV. Certainly, Brazilian television runs through several different models and without great integration, but with enormous possibility of offering a unique experience, based on its market reality and on the vision of the future guided by the major research institutes and bureax in the area. This research aimed to point out a path for the reperception of the concept of television in Brazil, in view of its transformations, suggesting a design of its future, hereby entitled Omnichannel TV, which advocates the viewer's power of choice, giving him the possibility to move between different formats and platforms, as well as choosing what, how, where and when to watch its contents, transforming the television experience into a unique immersive experience for the user.Submitted by Milene Moura Sampaio (milmoura@gmail.com) on 2023-03-23T13:56:25Z No. of bitstreams: 1 Tese_23.03.2023_Versão_Final Completa.pdf: 15930918 bytes, checksum: 59615955f35b6843f93c2d345efc9e4f (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-03-24T13:18:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_23.03.2023_Versão_Final Completa.pdf: 15930918 bytes, checksum: 59615955f35b6843f93c2d345efc9e4f (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-24T13:18:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_23.03.2023_Versão_Final Completa.pdf: 15930918 bytes, checksum: 59615955f35b6843f93c2d345efc9e4f (MD5) Previous issue date: 2022-12-15porUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) UFBABrasilInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAComnichannel TVtelevisiondigital TVhypertelevisionbroadcast TVpay TVconnected TVpost-TVCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTV OmnichannelComunicação de massa e culturaTelevisão digitalComunicação de massa e tecnologiaTelevisão abertaTelevisão por assinatuaTelevisão na internetPós-TVTV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisivaOMNICHANNEL TV: THE REPERCEPTION OF THE TELEVISION EXPERIENCEDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatos, Rita de Cássia Aragãohttp://lattes.cnpq.br/0265954547308813Souza, Claudio Manoel Duarte dehttp://lattes.cnpq.br/4821406015466627Souza, José Gileá dehttp://lattes.cnpq.br/1859314077706402Bandeira, Messias Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/9593584943169522Sampaio, Adriano de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/9158137242902645Matos, Rita de Cássia Aragãohttp://lattes.cnpq.br/0265954547308813http://lattes.cnpq.br/7036177123585890Sampaio, Milene Mourareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese_23.03.2023_Versão_Final Completa.pdfTese_23.03.2023_Versão_Final Completa.pdfapplication/pdf15930918https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36769/1/Tese_23.03.2023_Vers%c3%a3o_Final%20Completa.pdf59615955f35b6843f93c2d345efc9e4fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36769/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTTese_23.03.2023_Versão_Final Completa.pdf.txtTese_23.03.2023_Versão_Final Completa.pdf.txtExtracted texttext/plain579083https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36769/3/Tese_23.03.2023_Vers%c3%a3o_Final%20Completa.pdf.txtd83f42ce906322dc33a80c61ecbf1544MD53ri/367692023-04-04 09:59:24.709oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-04-04T12:59:24Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv TV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisiva
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv OMNICHANNEL TV: THE REPERCEPTION OF THE TELEVISION EXPERIENCE
title TV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisiva
spellingShingle TV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisiva
Sampaio, Milene Moura
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
TV Omnichannel
Comunicação de massa e cultura
Televisão digital
Comunicação de massa e tecnologia
Televisão aberta
Televisão por assinatua
Televisão na internet
Pós-TV
omnichannel TV
television
digital TV
hypertelevision
broadcast TV
pay TV
connected TV
post-TV
title_short TV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisiva
title_full TV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisiva
title_fullStr TV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisiva
title_full_unstemmed TV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisiva
title_sort TV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisiva
author Sampaio, Milene Moura
author_facet Sampaio, Milene Moura
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matos, Rita de Cássia Aragão
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0265954547308813
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Souza, Claudio Manoel Duarte de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4821406015466627
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Souza, José Gileá de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1859314077706402
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Bandeira, Messias Guimarães
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9593584943169522
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Sampaio, Adriano de Oliveira
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9158137242902645
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Matos, Rita de Cássia Aragão
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0265954547308813
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7036177123585890
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Milene Moura
contributor_str_mv Matos, Rita de Cássia Aragão
Souza, Claudio Manoel Duarte de
Souza, José Gileá de
Bandeira, Messias Guimarães
Sampaio, Adriano de Oliveira
Matos, Rita de Cássia Aragão
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
TV Omnichannel
Comunicação de massa e cultura
Televisão digital
Comunicação de massa e tecnologia
Televisão aberta
Televisão por assinatua
Televisão na internet
Pós-TV
omnichannel TV
television
digital TV
hypertelevision
broadcast TV
pay TV
connected TV
post-TV
dc.subject.por.fl_str_mv TV Omnichannel
Comunicação de massa e cultura
Televisão digital
Comunicação de massa e tecnologia
Televisão aberta
Televisão por assinatua
Televisão na internet
Pós-TV
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv omnichannel TV
television
digital TV
hypertelevision
broadcast TV
pay TV
connected TV
post-TV
description O panorama da cultura digital e da pós-modernidade oportunizaram a convergência e a digitalização dos meios de comunicação, que conduziram a um redesenho dos antigos formatos midiáticos, a partir de transformações estruturais que englobam seus aspectos intrínsecos e novas formas de consumo pelos seus usuários. Este é o caso da TV brasileira, que, desde o início do seu processo de digitalização, em 2007, pôde experienciar uma nova era, intitulada de pós-televisão e abarcada por múltiplas plataformas e funcionalidades. Isto posto, o propósito desta tese foi investigar as tendências de consumo dessa “nova” TV brasileira, compreendendo quatro formatos televisivos: TV aberta, TV conectada, TV por assinatura e hipertelevisão. Estes demonstram o quanto a televisão ultrapassa as muralhas do aparelho televisor e de suas emissoras, desconstruindo e reconstruindo uma história inédita, que propõe um diálogo entre os produtos televisivos tradicionais e os produtos audiovisuais frutos da internet e, até então, não identificados como TV. Decerto, a televisão brasileira perpassa por entre vários modelos distintos e sem grande integração, mas com enorme possibilidade da oferta de uma experiência única, alicerçada em sua realidade mercadológica e na visão de futuro pautada pelos grandes institutos de pesquisa e órgãos da área. Esta pesquisa se propôs a apontar um caminho para a repercepção do conceito de televisão no Brasil, frente às suas transformações, sugerindo um desenho do seu porvir, aqui intitulado de TV Omnichannel, que preconiza o poder de escolha do espectador, dando-lhe a possibilidade de transitar entre diversos formatos e plataformas, bem como escolher o que, como, onde e quando assistir aos seus conteúdos, transformando a experiência televisiva em uma experimentação imersiva ímpar para o usuário.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-24T13:18:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-24T13:18:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv Doutorado
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36769
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36769/1/Tese_23.03.2023_Vers%c3%a3o_Final%20Completa.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36769/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36769/3/Tese_23.03.2023_Vers%c3%a3o_Final%20Completa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 59615955f35b6843f93c2d345efc9e4f
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
d83f42ce906322dc33a80c61ecbf1544
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459660679708672