Lobato e Paripe no Contexto da Avenida Suburbana: Uma Análise Socioespacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regis, Imaira Santa Rita
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19792
Resumo: Esta dissertação trata da recente expansão urbana de Salvador, a partir de uma análise socioespacial, nas áreas de Lobato e de Paripe localizadas no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O estudo está centrado desde a segunda metade do século XX até 2005, dando enfoque a década de 1970, com a construção da Avenida Suburbana enquanto vetor de adensamento populacional nas áreas em estudo. Fez-se uso da base teórico-conceitual fundamentada na definição do que se trata como socioespacial e na identificação e aplicação de conceitos que o termo abarca. Utilizou-se como metodologia a dialética materialista através do método de abordagem dialético, método de procedimento classificatório e histórico. Este estudo tende elucidar alguns pontos entre os quais estão: Avenida Suburbana como vetor de expansão do eixo norte; Os agentes produtores do espaço; O processo de ocupação de Lobato e de Paripe; O perfil da população de Lobato e de Paripe; As contradições urbanas; A qualidade de vida e seus indicadores. E como produto esse trabalho apresenta uma análise detalhada de Lobato e de Paripe, com base em informações obtidas através de órgãos público e de aplicações empíricas realizadas nas áreas de estudo, além da elaboração de carta temática de uso e ocupação do solo, mapeamento da situação socioeconomico da população. Conclui que no passado as áreas localizadas no Subúrbio Ferroviário de Salvador eram consideradas áreas de veraneio pela aparência bucólica do lugar, mas que no decorrer do tempo com implementação de políticas públicas nos setores industriais, transporte, habitação e saneamento básico, os mesmos tornaram-se elementos propulsores da intensificação do processo de ocupação populacional de Lobato e Paripe. Embora em proporções diferenciadas sofreram um intenso processo de ocupação irregular, realizados, na sua grande maioria, por uma população carente economicamente. Assim, as áreas em questão são espaços segregados na cidade de Salvador.
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Este estudo tende elucidar alguns pontos entre os quais estão: Avenida Suburbana como vetor de expansão do eixo norte; Os agentes produtores do espaço; O processo de ocupação de Lobato e de Paripe; O perfil da população de Lobato e de Paripe; As contradições urbanas; A qualidade de vida e seus indicadores. E como produto esse trabalho apresenta uma análise detalhada de Lobato e de Paripe, com base em informações obtidas através de órgãos público e de aplicações empíricas realizadas nas áreas de estudo, além da elaboração de carta temática de uso e ocupação do solo, mapeamento da situação socioeconomico da população. Conclui que no passado as áreas localizadas no Subúrbio Ferroviário de Salvador eram consideradas áreas de veraneio pela aparência bucólica do lugar, mas que no decorrer do tempo com implementação de políticas públicas nos setores industriais, transporte, habitação e saneamento básico, os mesmos tornaram-se elementos propulsores da intensificação do processo de ocupação populacional de Lobato e Paripe. Embora em proporções diferenciadas sofreram um intenso processo de ocupação irregular, realizados, na sua grande maioria, por uma população carente economicamente. Assim, as áreas em questão são espaços segregados na cidade de Salvador.Resumé Le thème de ce travail de recherche est l’ expansion urbaine de la ville de Salvador à partir d’ une analyse socio-spaciale des deux localités, Lobato et Paripe qui font partie de la banlieue dite ferroviaire de Salvador. Ces études se développent surtout dans les années 70- jusqu’ à nos jours- occasion de la construction de l’ Avenue Suburbana, autor de laquelle se trouve une grande concentration de population. On a utilisé une base téorique sur les concepts du socio-spaciaux. La méthodologie emploie la dialectique matérialiste et la méthode de classification et historique. Les principaux sujets d’ étude ce sont : l’ Avenue Suburbana, qui se présente comme le principal vecteur d’ expansion vers le nord ; les agents producteurs de l’ espace ; le processus d’ occupation et le profil de la population de Lobato et de Paripe ; les contraintes urbaines, la qualité de vie et ses indicateurs.. L’ étude présente des détails sur les localités de Lobato et de Paripe à partir , des renseignementes recueillis dans les organismes publics et, également, d’ une carte thématique sur l’ usage et l’ occupation du sol et des aspects socio-économiques de la population. La conclusión montre que les localitées de la banlieue ferroviaire autrefois, sites de vacances formés de vilas se sont transformées tantôt á partir de la croissance démographique et économique de la ville de Salvador que par l’ implantation des poliques de transports, d’ industrie et d’ habitation. En ce moment les localitées ont réçu un grand contingent de population et Lobato et Paripe ont fait partie de ce développement en differents proportions. Ce sont les espaces de segregation de la ville de Salvador. Most-clé: Salvador, Lobato, Paripe, Bamlieu Ferroviaire, Avenue Suburbana, Analyse socio-espaciale, Analyse socio-économique.Submitted by Edileide Reis (leyde-landy@hotmail.com) on 2014-10-21T14:26:14Z No. of bitstreams: 1 Imaira Santa Rita Regis.pdf: 11521369 bytes, checksum: ec8e0a8d08b6c32561e124c51d232416 (MD5)Approved for entry into archive by Jose Neves (neves@ufba.br) on 2016-07-22T19:46:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Imaira Santa Rita Regis.pdf: 11521369 bytes, checksum: ec8e0a8d08b6c32561e124c51d232416 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-22T19:46:13Z (GMT). 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