O Hip Hop como valor cultural afro-brasileiro: identidade e política no Rap brasileiro e na poesia moçambicana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ezequiel Cruz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35920
Resumo: O presente trabalho visa reconhecer o movimento hip hop como valor cultural afro-brasileiro, a partir de seus quatro elementos, a saber: o rap, o dj, o grafite e o breakdance. Paralelo a isso,busca-se identificar as possíveis relações entre o rap brasileiro e a poesia moçambicana. A pesquisa está divida em três capítulos,com respectivos subtítulos. No primeiro capítulo,intitulado “Breve histórico sobre o hip hop,seus elementos e suas influências,busca-se fazer um pequeno percurso historiográfico sobre a origem do movimento hip hop,já o segundo capítulo, “A oralidade africana no freestyle, é observado como o rap remonta às praticas dos griots da África tradicional,dando destaque para as batalhas de rimas,as quais estão sendo de grande influência para o surgimento de novxs rappers no cenário do hip hop nacional. O terceiro Capítulo “O rap brasileiro,a oralidade e a poesia moçambicana ”traça um parelo entre essas duas produções artísticas negras,refletindo teorica e analiticamente acerca da influência da oralidade africana no rap do Brasil,sobre a vertente “poesia de combate” de Moçambique,e observando, a partir de um recorte transcultural,as semelhanças discursivas- decoloniais entre as produções poéticas de Noêmia de Souza e José Craveirinha,e de artistas do rap como Racionais e Thaíde.
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O terceiro Capítulo “O rap brasileiro,a oralidade e a poesia moçambicana ”traça um parelo entre essas duas produções artísticas negras,refletindo teorica e analiticamente acerca da influência da oralidade africana no rap do Brasil,sobre a vertente “poesia de combate” de Moçambique,e observando, a partir de um recorte transcultural,as semelhanças discursivas- decoloniais entre as produções poéticas de Noêmia de Souza e José Craveirinha,e de artistas do rap como Racionais e Thaíde.This paper aims to recognize the hip hop movement as an Afro-Brazilian cultural value, the from its four elements, namely rap, dj, graffiti and breakdance. Parallel to this, we seek to identify the possible relations between Brazilian rap and Mozambican poetry. The research is divided into three chapters, with their respective subtitles. In the first chapter, entitled “Brief history about hip hop, its elements and its influences, we try to make a short historiographical journey about the origin of the hip hop movement. The second chapter,“ African orality in freestyle, is observed as rap dates back to the practices of traditional African griots, highlighting the rhyming battles, which are influencing the emergence of new rappers on the national hip hop scene. The third chapter “Brazilian rap, orality and Mozambican poetry” draws a parallel between these two black artistic productions, reflecting theoretically and analytically on the influence of African orality on Brazilian rap, on Mozambique's “combat poetry” and observing from a cross-cultural perspective the discursive-decolonial similarities between the poetic productions of Noêmia de Souza and José Craveirinha, and rap artists such as Racionais and Thaíde.Submitted by Colegiado de Letras Vernáculas 401 (ccletras@ufba.br) on 2022-08-17T19:45:18Z No. of bitstreams: 1 TCCEZEQUIEL 2019.VERSÃO FINAL.pdf: 1619250 bytes, checksum: d1582118d20427ab6ae11f10a021db48 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-08-18T20:58:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCCEZEQUIEL 2019.VERSÃO FINAL.pdf: 1619250 bytes, checksum: d1582118d20427ab6ae11f10a021db48 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-18T20:58:34Z (GMT). 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A descolonização da Ásia e da África. 2. ed. São Paulo: ATUAL, 1985. C.Toni, (Org.) Hip Hop a lápis. O livro. São Paulo: ANITA GARIBALDI, 2005. C, Toni. O hip hop está morto. A história do hip hop no Brasil. São Paulo: GRAMMA, 2012. MATA Inocência. A literatura africana e acrítica pós - colonial : reconversões . Luanda: EDITORIAL NZILA , 2007. FLORES, Moacyr (Org.) Cultura afro-brasileira. Porto Alegre: EST/ICP 1980. FANON, Franz. Pele negra máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008. GILROY, Paul. O atlântico negro: Modernidade e dupla consciência. 2.ed.Rio de Janeiro. EDITORA 34,2012. HALL, Stuart. Da diáspora. Identidades e mediações culturais.Organização Liv Sovik; Tradução Adelaine La Guardia Resende... et al. - Belo Horizonte: Editora UFMG;Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Silva e Louro(trad.) LAMPARINA, 2014. PAULA E SILVA, André Marcos de. História e cultura afro-brasileiras.EXPOENTE, 2ªed.2008,Curitiba. 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