O Hip Hop como valor cultural afro-brasileiro: identidade e política no Rap brasileiro e na poesia moçambicana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35920 |
Resumo: | O presente trabalho visa reconhecer o movimento hip hop como valor cultural afro-brasileiro, a partir de seus quatro elementos, a saber: o rap, o dj, o grafite e o breakdance. Paralelo a isso,busca-se identificar as possíveis relações entre o rap brasileiro e a poesia moçambicana. A pesquisa está divida em três capítulos,com respectivos subtítulos. No primeiro capítulo,intitulado “Breve histórico sobre o hip hop,seus elementos e suas influências,busca-se fazer um pequeno percurso historiográfico sobre a origem do movimento hip hop,já o segundo capítulo, “A oralidade africana no freestyle, é observado como o rap remonta às praticas dos griots da África tradicional,dando destaque para as batalhas de rimas,as quais estão sendo de grande influência para o surgimento de novxs rappers no cenário do hip hop nacional. O terceiro Capítulo “O rap brasileiro,a oralidade e a poesia moçambicana ”traça um parelo entre essas duas produções artísticas negras,refletindo teorica e analiticamente acerca da influência da oralidade africana no rap do Brasil,sobre a vertente “poesia de combate” de Moçambique,e observando, a partir de um recorte transcultural,as semelhanças discursivas- decoloniais entre as produções poéticas de Noêmia de Souza e José Craveirinha,e de artistas do rap como Racionais e Thaíde. |
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2022-08-18T20:58:34Z2022-08-18T20:58:34Z2019-12-03https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35920O presente trabalho visa reconhecer o movimento hip hop como valor cultural afro-brasileiro, a partir de seus quatro elementos, a saber: o rap, o dj, o grafite e o breakdance. Paralelo a isso,busca-se identificar as possíveis relações entre o rap brasileiro e a poesia moçambicana. A pesquisa está divida em três capítulos,com respectivos subtítulos. No primeiro capítulo,intitulado “Breve histórico sobre o hip hop,seus elementos e suas influências,busca-se fazer um pequeno percurso historiográfico sobre a origem do movimento hip hop,já o segundo capítulo, “A oralidade africana no freestyle, é observado como o rap remonta às praticas dos griots da África tradicional,dando destaque para as batalhas de rimas,as quais estão sendo de grande influência para o surgimento de novxs rappers no cenário do hip hop nacional. O terceiro Capítulo “O rap brasileiro,a oralidade e a poesia moçambicana ”traça um parelo entre essas duas produções artísticas negras,refletindo teorica e analiticamente acerca da influência da oralidade africana no rap do Brasil,sobre a vertente “poesia de combate” de Moçambique,e observando, a partir de um recorte transcultural,as semelhanças discursivas- decoloniais entre as produções poéticas de Noêmia de Souza e José Craveirinha,e de artistas do rap como Racionais e Thaíde.This paper aims to recognize the hip hop movement as an Afro-Brazilian cultural value, the from its four elements, namely rap, dj, graffiti and breakdance. Parallel to this, we seek to identify the possible relations between Brazilian rap and Mozambican poetry. The research is divided into three chapters, with their respective subtitles. In the first chapter, entitled “Brief history about hip hop, its elements and its influences, we try to make a short historiographical journey about the origin of the hip hop movement. The second chapter,“ African orality in freestyle, is observed as rap dates back to the practices of traditional African griots, highlighting the rhyming battles, which are influencing the emergence of new rappers on the national hip hop scene. The third chapter “Brazilian rap, orality and Mozambican poetry” draws a parallel between these two black artistic productions, reflecting theoretically and analytically on the influence of African orality on Brazilian rap, on Mozambique's “combat poetry” and observing from a cross-cultural perspective the discursive-decolonial similarities between the poetic productions of Noêmia de Souza and José Craveirinha, and rap artists such as Racionais and Thaíde.Submitted by Colegiado de Letras Vernáculas 401 (ccletras@ufba.br) on 2022-08-17T19:45:18Z No. of bitstreams: 1 TCCEZEQUIEL 2019.VERSÃO FINAL.pdf: 1619250 bytes, checksum: d1582118d20427ab6ae11f10a021db48 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-08-18T20:58:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCCEZEQUIEL 2019.VERSÃO FINAL.pdf: 1619250 bytes, checksum: d1582118d20427ab6ae11f10a021db48 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-18T20:58:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCCEZEQUIEL 2019.VERSÃO FINAL.pdf: 1619250 bytes, checksum: d1582118d20427ab6ae11f10a021db48 (MD5) Previous issue date: 2019-12-03porUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIATrabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) UFBABrasilEDUFBAHip Hop.Rap..Brazil.Mozambique.Cultural Criticism.Parate StudiesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESHip HopRapBrasil e Moçambique - Relações culturaisMoçambique e Brasil - Estudos comparadosO Hip Hop como valor cultural afro-brasileiro: identidade e política no Rap brasileiro e na poesia moçambicanaHip Hop as an Afro-Brazilian cultural value: identity and politics in Brazilian Rap and Mozambican poetry.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOliveira Filho, Jesiel Ferreira deOliveira Filho, Jesiel Ferreira deFreitas, José Henrique Santos deFrança, Alex SantanaSantos, Ezequiel CruzCUNHA, Eneida Leal; SOUZA, Eneida Maria de (Org.) Literatura Comparada: ensaios. EDUFBA, 1996. CANÊDO, Letícia Bicalho. A descolonização da Ásia e da África. 2. ed. São Paulo: ATUAL, 1985. C.Toni, (Org.) Hip Hop a lápis. O livro. São Paulo: ANITA GARIBALDI, 2005. C, Toni. O hip hop está morto. A história do hip hop no Brasil. São Paulo: GRAMMA, 2012. MATA Inocência. A literatura africana e acrítica pós - colonial : reconversões . Luanda: EDITORIAL NZILA , 2007. FLORES, Moacyr (Org.) Cultura afro-brasileira. Porto Alegre: EST/ICP 1980. FANON, Franz. Pele negra máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008. GILROY, Paul. O atlântico negro: Modernidade e dupla consciência. 2.ed.Rio de Janeiro. EDITORA 34,2012. HALL, Stuart. Da diáspora. Identidades e mediações culturais.Organização Liv Sovik; Tradução Adelaine La Guardia Resende... et al. - Belo Horizonte: Editora UFMG;Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Silva e Louro(trad.) LAMPARINA, 2014. PAULA E SILVA, André Marcos de. História e cultura afro-brasileiras.EXPOENTE, 2ªed.2008,Curitiba. SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de reexistência. Poesia, grafite, música, dança: hip hop. São Paulo: PARÁBOLA, 2011. SILVA,André Marcos de Paula e. História e cultura afro-brasileiras. Curitiba: EXPOENTE, 2ed. 2008. 57 TINHORÃO, José Ramos. Música popular brasileira: um tema em debate. 3ªed.1997, São Paulo. OPANIJÉ. Opanijé.GARIMPO MUSICAL:2013. EMICIDA. Sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa. São Paulo: LABORATÓRIO FANTASMA, 2015. RACIONAIS MC, S. Escolha seu caminho. São Paulo: ZIMBÁBUE RECORDS, 1992. INQUÉRITO. Mudança. São Paulo: 2010. RAPPIN HOOD. Sujeito homem. São Paulo: TRAMA, 2001. RAEL. Ainda bem que eu segui as batidas do meu coração. São Paulo: LABORATÓRIO FANTASMA, 2013. RACIONAIS MC, s. Raio-X do Brasil. São Paulo: ZIMBÁBUE RECORDS,1993. 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