Screen-Space virtual point light propagation for real-time global illumination
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33625 |
Resumo: | Simular o transporte da luz adiciona realismo e efeitos estéticos em cenas virtuais tridimensionais. Contudo, o custo computacional destas complexas interações entre luz e ambiente é proibitivo para aplicações em tempo real. A iluminação difusa indireta é um componente de baixa frequência da iluminação global capaz de melhorar consideravelmente a qualidade de uma imagem. Pontos de luz virtuais são comumente usados para reprodução de rebatimentos difusos da luz, traçando caminhos pela cena e criando fontes de luz nos vértices das interseções entre raios de luz e a geometria. Neste trabalho, estendemos técnicas de clusterização baseadas em pontos de luz virtuais de modo a permitir mais rebatimentos de luz em tempo real. Mostramos que imagens plausíveis podem ser obtidas rapidamente, mesmo para GPUs de baixo custo. |
id |
UFBA-2_c9beced883fb1a14bd960332fcbe9bcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/33625 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Aranha, Vítor MoraesApolinário Junior, Antônio LopesMacedo, Márcio Cerqueira de FariasAguero, Karl Philips ApazaMarroquim, . Ricardo Guerra2021-06-22T21:13:55Z2021-06-22T21:13:55Z2021-06-222021-03-01http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33625Simular o transporte da luz adiciona realismo e efeitos estéticos em cenas virtuais tridimensionais. Contudo, o custo computacional destas complexas interações entre luz e ambiente é proibitivo para aplicações em tempo real. A iluminação difusa indireta é um componente de baixa frequência da iluminação global capaz de melhorar consideravelmente a qualidade de uma imagem. Pontos de luz virtuais são comumente usados para reprodução de rebatimentos difusos da luz, traçando caminhos pela cena e criando fontes de luz nos vértices das interseções entre raios de luz e a geometria. Neste trabalho, estendemos técnicas de clusterização baseadas em pontos de luz virtuais de modo a permitir mais rebatimentos de luz em tempo real. Mostramos que imagens plausíveis podem ser obtidas rapidamente, mesmo para GPUs de baixo custo.Proper light-transport simulation adds both realism and aesthetically pleasing effects to virtual 3D scenes. However, the cost of computing complex light interactions is prohibitive for real-time applications. Indirect diffuse lighting is a low frequency component of global illumination that can greatly enhance the quality of an image. Virtual point lights are commonly used to reproduce diffuse bounces by tracing light paths through the scene and creating proxy light sources at the intersections between a path and geometry. In this work we extend clusterization-based methods for Virtual Point Lights, allowing for the reproduction of up to two bounces of light with a projection-aware sampling method in real-time. We show that plausible images can be obtained in real-time rates for low-to-mid end commodity GPUs.Submitted by Vítor Moraes Aranha (vitormoraesaranha@gmail.com) on 2021-04-20T15:07:59Z No. of bitstreams: 1 SSVP_VitorAranha.pdf: 55208795 bytes, checksum: c6e3b85b3b8f0ba69bb15546a876d23c (MD5)Approved for entry into archive by Solange Rocha (soluny@gmail.com) on 2021-06-22T21:13:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SSVP_VitorAranha.pdf: 55208795 bytes, checksum: c6e3b85b3b8f0ba69bb15546a876d23c (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-22T21:13:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SSVP_VitorAranha.pdf: 55208795 bytes, checksum: c6e3b85b3b8f0ba69bb15546a876d23c (MD5)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)Computação GráficaCiências Exatas e da TerraCiência da ComputaçãoVirtual Point LightsGlobal IlluminationClusterizationAlgorithmsScreen-Space virtual point light propagation for real-time global illuminationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da BahiaInstituto de Matemática e EstatísticaDepartamento de Ciências da Computaçãoem Ciência da ComputaçãoUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessengreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALSSVP_VitorAranha.pdfSSVP_VitorAranha.pdfapplication/pdf55208795https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33625/1/SSVP_VitorAranha.pdfc6e3b85b3b8f0ba69bb15546a876d23cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33625/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTSSVP_VitorAranha.pdf.txtSSVP_VitorAranha.pdf.txtExtracted texttext/plain100013https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33625/3/SSVP_VitorAranha.pdf.txt1d04b2ef387747e7bc0c0a458d578090MD53ri/336252022-07-01 10:46:52.308oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:52Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Screen-Space virtual point light propagation for real-time global illumination |
title |
Screen-Space virtual point light propagation for real-time global illumination |
spellingShingle |
Screen-Space virtual point light propagation for real-time global illumination Aranha, Vítor Moraes Computação Gráfica Ciências Exatas e da Terra Ciência da Computação Virtual Point Lights Global Illumination Clusterization Algorithms |
title_short |
Screen-Space virtual point light propagation for real-time global illumination |
title_full |
Screen-Space virtual point light propagation for real-time global illumination |
title_fullStr |
Screen-Space virtual point light propagation for real-time global illumination |
title_full_unstemmed |
Screen-Space virtual point light propagation for real-time global illumination |
title_sort |
Screen-Space virtual point light propagation for real-time global illumination |
author |
Aranha, Vítor Moraes |
author_facet |
Aranha, Vítor Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aranha, Vítor Moraes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Apolinário Junior, Antônio Lopes |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Macedo, Márcio Cerqueira de Farias |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Aguero, Karl Philips Apaza Marroquim, . Ricardo Guerra |
contributor_str_mv |
Apolinário Junior, Antônio Lopes Macedo, Márcio Cerqueira de Farias Aguero, Karl Philips Apaza Marroquim, . Ricardo Guerra |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Computação Gráfica Ciências Exatas e da Terra Ciência da Computação |
topic |
Computação Gráfica Ciências Exatas e da Terra Ciência da Computação Virtual Point Lights Global Illumination Clusterization Algorithms |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Virtual Point Lights Global Illumination Clusterization Algorithms |
description |
Simular o transporte da luz adiciona realismo e efeitos estéticos em cenas virtuais tridimensionais. Contudo, o custo computacional destas complexas interações entre luz e ambiente é proibitivo para aplicações em tempo real. A iluminação difusa indireta é um componente de baixa frequência da iluminação global capaz de melhorar consideravelmente a qualidade de uma imagem. Pontos de luz virtuais são comumente usados para reprodução de rebatimentos difusos da luz, traçando caminhos pela cena e criando fontes de luz nos vértices das interseções entre raios de luz e a geometria. Neste trabalho, estendemos técnicas de clusterização baseadas em pontos de luz virtuais de modo a permitir mais rebatimentos de luz em tempo real. Mostramos que imagens plausíveis podem ser obtidas rapidamente, mesmo para GPUs de baixo custo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-03-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-22T21:13:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-22T21:13:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-06-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33625 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática e Estatística Departamento de Ciências da Computação |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
em Ciência da Computação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática e Estatística Departamento de Ciências da Computação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33625/1/SSVP_VitorAranha.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33625/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33625/3/SSVP_VitorAranha.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c6e3b85b3b8f0ba69bb15546a876d23c 817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a 1d04b2ef387747e7bc0c0a458d578090 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459626527588352 |