Screen-Space virtual point light propagation for real-time global illumination

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aranha, Vítor Moraes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33625
Resumo: Simular o transporte da luz adiciona realismo e efeitos estéticos em cenas virtuais tridimensionais. Contudo, o custo computacional destas complexas interações entre luz e ambiente é proibitivo para aplicações em tempo real. A iluminação difusa indireta é um componente de baixa frequência da iluminação global capaz de melhorar consideravelmente a qualidade de uma imagem. Pontos de luz virtuais são comumente usados para reprodução de rebatimentos difusos da luz, traçando caminhos pela cena e criando fontes de luz nos vértices das interseções entre raios de luz e a geometria. Neste trabalho, estendemos técnicas de clusterização baseadas em pontos de luz virtuais de modo a permitir mais rebatimentos de luz em tempo real. Mostramos que imagens plausíveis podem ser obtidas rapidamente, mesmo para GPUs de baixo custo.
id UFBA-2_c9beced883fb1a14bd960332fcbe9bcf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/33625
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Aranha, Vítor MoraesApolinário Junior, Antônio LopesMacedo, Márcio Cerqueira de FariasAguero, Karl Philips ApazaMarroquim, . Ricardo Guerra2021-06-22T21:13:55Z2021-06-22T21:13:55Z2021-06-222021-03-01http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33625Simular o transporte da luz adiciona realismo e efeitos estéticos em cenas virtuais tridimensionais. Contudo, o custo computacional destas complexas interações entre luz e ambiente é proibitivo para aplicações em tempo real. A iluminação difusa indireta é um componente de baixa frequência da iluminação global capaz de melhorar consideravelmente a qualidade de uma imagem. Pontos de luz virtuais são comumente usados para reprodução de rebatimentos difusos da luz, traçando caminhos pela cena e criando fontes de luz nos vértices das interseções entre raios de luz e a geometria. Neste trabalho, estendemos técnicas de clusterização baseadas em pontos de luz virtuais de modo a permitir mais rebatimentos de luz em tempo real. Mostramos que imagens plausíveis podem ser obtidas rapidamente, mesmo para GPUs de baixo custo.Proper light-transport simulation adds both realism and aesthetically pleasing effects to virtual 3D scenes. However, the cost of computing complex light interactions is prohibitive for real-time applications. Indirect diffuse lighting is a low frequency component of global illumination that can greatly enhance the quality of an image. Virtual point lights are commonly used to reproduce diffuse bounces by tracing light paths through the scene and creating proxy light sources at the intersections between a path and geometry. In this work we extend clusterization-based methods for Virtual Point Lights, allowing for the reproduction of up to two bounces of light with a projection-aware sampling method in real-time. We show that plausible images can be obtained in real-time rates for low-to-mid end commodity GPUs.Submitted by Vítor Moraes Aranha (vitormoraesaranha@gmail.com) on 2021-04-20T15:07:59Z No. of bitstreams: 1 SSVP_VitorAranha.pdf: 55208795 bytes, checksum: c6e3b85b3b8f0ba69bb15546a876d23c (MD5)Approved for entry into archive by Solange Rocha (soluny@gmail.com) on 2021-06-22T21:13:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SSVP_VitorAranha.pdf: 55208795 bytes, checksum: c6e3b85b3b8f0ba69bb15546a876d23c (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-22T21:13:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SSVP_VitorAranha.pdf: 55208795 bytes, checksum: c6e3b85b3b8f0ba69bb15546a876d23c (MD5)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)Computação GráficaCiências Exatas e da TerraCiência da ComputaçãoVirtual Point LightsGlobal IlluminationClusterizationAlgorithmsScreen-Space virtual point light propagation for real-time global illuminationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da BahiaInstituto de Matemática e EstatísticaDepartamento de Ciências da Computaçãoem Ciência da ComputaçãoUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessengreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALSSVP_VitorAranha.pdfSSVP_VitorAranha.pdfapplication/pdf55208795https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33625/1/SSVP_VitorAranha.pdfc6e3b85b3b8f0ba69bb15546a876d23cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33625/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTSSVP_VitorAranha.pdf.txtSSVP_VitorAranha.pdf.txtExtracted texttext/plain100013https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33625/3/SSVP_VitorAranha.pdf.txt1d04b2ef387747e7bc0c0a458d578090MD53ri/336252022-07-01 10:46:52.308oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:52Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Screen-Space virtual point light propagation for real-time global illumination
title Screen-Space virtual point light propagation for real-time global illumination
spellingShingle Screen-Space virtual point light propagation for real-time global illumination
Aranha, Vítor Moraes
Computação Gráfica
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
Virtual Point Lights
Global Illumination
Clusterization
Algorithms
title_short Screen-Space virtual point light propagation for real-time global illumination
title_full Screen-Space virtual point light propagation for real-time global illumination
title_fullStr Screen-Space virtual point light propagation for real-time global illumination
title_full_unstemmed Screen-Space virtual point light propagation for real-time global illumination
title_sort Screen-Space virtual point light propagation for real-time global illumination
author Aranha, Vítor Moraes
author_facet Aranha, Vítor Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aranha, Vítor Moraes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Apolinário Junior, Antônio Lopes
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Macedo, Márcio Cerqueira de Farias
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Aguero, Karl Philips Apaza
Marroquim, . Ricardo Guerra
contributor_str_mv Apolinário Junior, Antônio Lopes
Macedo, Márcio Cerqueira de Farias
Aguero, Karl Philips Apaza
Marroquim, . Ricardo Guerra
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Computação Gráfica
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
topic Computação Gráfica
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
Virtual Point Lights
Global Illumination
Clusterization
Algorithms
dc.subject.por.fl_str_mv Virtual Point Lights
Global Illumination
Clusterization
Algorithms
description Simular o transporte da luz adiciona realismo e efeitos estéticos em cenas virtuais tridimensionais. Contudo, o custo computacional destas complexas interações entre luz e ambiente é proibitivo para aplicações em tempo real. A iluminação difusa indireta é um componente de baixa frequência da iluminação global capaz de melhorar consideravelmente a qualidade de uma imagem. Pontos de luz virtuais são comumente usados para reprodução de rebatimentos difusos da luz, traçando caminhos pela cena e criando fontes de luz nos vértices das interseções entre raios de luz e a geometria. Neste trabalho, estendemos técnicas de clusterização baseadas em pontos de luz virtuais de modo a permitir mais rebatimentos de luz em tempo real. Mostramos que imagens plausíveis podem ser obtidas rapidamente, mesmo para GPUs de baixo custo.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-03-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-22T21:13:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-22T21:13:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33625
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33625
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
Instituto de Matemática e Estatística
Departamento de Ciências da Computação
dc.publisher.program.fl_str_mv em Ciência da Computação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
Instituto de Matemática e Estatística
Departamento de Ciências da Computação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33625/1/SSVP_VitorAranha.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33625/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33625/3/SSVP_VitorAranha.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c6e3b85b3b8f0ba69bb15546a876d23c
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
1d04b2ef387747e7bc0c0a458d578090
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459626527588352