Espaços lúdicos: brincadeiras de faz de conta e a produção de culturas infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Elisânia dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19958
Resumo: A pesquisa tem como objetivo investigar a construção de sentidos dados pelas crianças aos espaços lúdicos das brincadeiras de faz de conta. Pra tanto, foi escolhido um grupo de crianças que pertencem ao grupo 5 matutino, da educação infantil, composto por 12 crianças com idade entre cinco e seis anos - sete meninas e cinco meninos. A geração de dados foi realizada no período de agosto a dezembro do ano de 2015, em uma instituição pública da Rede Municipal de Salvador que atende em período parcial a educação infantil. O quadro teórico se configura com a abordagem nas interpretações de Lev Vygotsky (2014) em suas concepções em relação expressões criativas infantis, na perspectiva de compreender as brincadeiras de faz de conta, a partir das categorias teóricas: Sistemas Simbólicos, Atividade Criadora, Situações Imaginárias. Segundo o autor, essas categorias são elementos fundamentais do mundo da brincadeira e orientam à compreende-la em suas ações, significados e especificidades. Corsaro (2011) e o seu conceito de reprodução interpretativa – As crianças interpretam e dão sentido a sua cultura e participam dela produzindo cultura de pares. Além disso, compõe a base teórica, Bakhtin (2006) o discurso dialógico como a base das interações. A base teórica e metodológica inspirada na Etnopesquisa Crítica (Macedo, 2004) na perspectiva que as diversas ações da criança, seu modo singular de ver, sentir, pensar, teorizar sobre mundo e promover mudanças em seus contextos, lhe confere o papel de protagonista. Empreguei como instrumentos o diário de campo, técnica de desenho projetiva com narrativa e registro em áudio. Os resultados apontaram que através da linguagem, dos discursos dialógicos e interações com os adultos e seus pares, as crianças constroem seus mundos sociais produzindo e reproduzindo com autoria, conhecimentos e práticas para participar e tomarem-se membros do mundo adulto. Palavras-chave: Atividade criadora. Reprodução Interpretativa. Cultura de pares. Discurso dialógico. Brincadeira de faz de conta. Espaços Lúdicos. Culturas da infância.
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O quadro teórico se configura com a abordagem nas interpretações de Lev Vygotsky (2014) em suas concepções em relação expressões criativas infantis, na perspectiva de compreender as brincadeiras de faz de conta, a partir das categorias teóricas: Sistemas Simbólicos, Atividade Criadora, Situações Imaginárias. Segundo o autor, essas categorias são elementos fundamentais do mundo da brincadeira e orientam à compreende-la em suas ações, significados e especificidades. Corsaro (2011) e o seu conceito de reprodução interpretativa – As crianças interpretam e dão sentido a sua cultura e participam dela produzindo cultura de pares. Além disso, compõe a base teórica, Bakhtin (2006) o discurso dialógico como a base das interações. A base teórica e metodológica inspirada na Etnopesquisa Crítica (Macedo, 2004) na perspectiva que as diversas ações da criança, seu modo singular de ver, sentir, pensar, teorizar sobre mundo e promover mudanças em seus contextos, lhe confere o papel de protagonista. 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