Ressignificação cultural nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças de quatro a seis anos no município de Camaçari-Ba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Barbarói (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/9236 |
Resumo: | As brincadeiras de faz-de-conta são definidas como rotinas culturais em que a criança pode manipular objetos de formas diferentes ou agir como pessoas da sociedade em que ela vive. Este estudo objetivou analisar os processos de ressignificação cultural em brincadeiras de faz-de-conta no município de Camaçari-Ba. Participaram 60 crianças, de quatro a seis anos, ambos os sexos, foram observadas em suas brincadeiras de faz-de-conta através de filmagem associada com registro cursivo em três instituições escolares, que atendem a população de baixa renda. Os dados foram analisados qualitativamente a partir da teoria da Reprodução Interpretativa de William Corsaro. Os resultados indicam que as brincadeiras de faz-de-conta favorecem as crianças a trocaram muitas experiências sobre o modo de vida e conteúdos culturais midiáticos e estes foram reinventados e reinterpretados, o que indica que os brincantes selecionam e ressignificam, criando enredos novos e agindo como um agente produtor e inovador da cultura. |
id |
UNISC-2_41f22b45bb333f8c19af9ae869f4991f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/9236 |
network_acronym_str |
UNISC-2 |
network_name_str |
Barbarói (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ressignificação cultural nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças de quatro a seis anos no município de Camaçari-BaBrincadeiras de faz-de-contaReprodução InterpretativaRessignificaçãoAs brincadeiras de faz-de-conta são definidas como rotinas culturais em que a criança pode manipular objetos de formas diferentes ou agir como pessoas da sociedade em que ela vive. Este estudo objetivou analisar os processos de ressignificação cultural em brincadeiras de faz-de-conta no município de Camaçari-Ba. Participaram 60 crianças, de quatro a seis anos, ambos os sexos, foram observadas em suas brincadeiras de faz-de-conta através de filmagem associada com registro cursivo em três instituições escolares, que atendem a população de baixa renda. Os dados foram analisados qualitativamente a partir da teoria da Reprodução Interpretativa de William Corsaro. Os resultados indicam que as brincadeiras de faz-de-conta favorecem as crianças a trocaram muitas experiências sobre o modo de vida e conteúdos culturais midiáticos e estes foram reinventados e reinterpretados, o que indica que os brincantes selecionam e ressignificam, criando enredos novos e agindo como um agente produtor e inovador da cultura.Unisc2016-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/923610.17058/barbaroi.v0i48.9236Barbarói; N° 48 ANO 2016/2; 69 - 851982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/9236/6447Copyright (c) 2017 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, Ilana FigueiredoBichara, Ilka DiasBarreto, Mariana Leonesy da Silveira2019-08-09T13:39:14Zoai:ojs.online.unisc.br:article/9236Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2019-08-09T13:39:14Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ressignificação cultural nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças de quatro a seis anos no município de Camaçari-Ba |
title |
Ressignificação cultural nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças de quatro a seis anos no município de Camaçari-Ba |
spellingShingle |
Ressignificação cultural nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças de quatro a seis anos no município de Camaçari-Ba Brandão, Ilana Figueiredo Brincadeiras de faz-de-conta Reprodução Interpretativa Ressignificação |
title_short |
Ressignificação cultural nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças de quatro a seis anos no município de Camaçari-Ba |
title_full |
Ressignificação cultural nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças de quatro a seis anos no município de Camaçari-Ba |
title_fullStr |
Ressignificação cultural nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças de quatro a seis anos no município de Camaçari-Ba |
title_full_unstemmed |
Ressignificação cultural nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças de quatro a seis anos no município de Camaçari-Ba |
title_sort |
Ressignificação cultural nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças de quatro a seis anos no município de Camaçari-Ba |
author |
Brandão, Ilana Figueiredo |
author_facet |
Brandão, Ilana Figueiredo Bichara, Ilka Dias Barreto, Mariana Leonesy da Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Bichara, Ilka Dias Barreto, Mariana Leonesy da Silveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, Ilana Figueiredo Bichara, Ilka Dias Barreto, Mariana Leonesy da Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincadeiras de faz-de-conta Reprodução Interpretativa Ressignificação |
topic |
Brincadeiras de faz-de-conta Reprodução Interpretativa Ressignificação |
description |
As brincadeiras de faz-de-conta são definidas como rotinas culturais em que a criança pode manipular objetos de formas diferentes ou agir como pessoas da sociedade em que ela vive. Este estudo objetivou analisar os processos de ressignificação cultural em brincadeiras de faz-de-conta no município de Camaçari-Ba. Participaram 60 crianças, de quatro a seis anos, ambos os sexos, foram observadas em suas brincadeiras de faz-de-conta através de filmagem associada com registro cursivo em três instituições escolares, que atendem a população de baixa renda. Os dados foram analisados qualitativamente a partir da teoria da Reprodução Interpretativa de William Corsaro. Os resultados indicam que as brincadeiras de faz-de-conta favorecem as crianças a trocaram muitas experiências sobre o modo de vida e conteúdos culturais midiáticos e estes foram reinventados e reinterpretados, o que indica que os brincantes selecionam e ressignificam, criando enredos novos e agindo como um agente produtor e inovador da cultura. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/9236 10.17058/barbaroi.v0i48.9236 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/9236 |
identifier_str_mv |
10.17058/barbaroi.v0i48.9236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/9236/6447 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Barbarói info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Barbarói |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Barbarói; N° 48 ANO 2016/2; 69 - 85 1982-2022 reponame:Barbarói (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Barbarói (Online) |
collection |
Barbarói (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br |
_version_ |
1800219565423067136 |