Ressignificação cultural nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças de quatro a seis anos no município de Camaçari-Ba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Ilana Figueiredo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bichara, Ilka Dias, Barreto, Mariana Leonesy da Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/9236
Resumo: As brincadeiras de faz-de-conta são definidas como rotinas culturais em que a criança pode manipular objetos de formas diferentes ou agir como pessoas da sociedade em que ela vive. Este estudo objetivou analisar os processos de ressignificação cultural em brincadeiras de faz-de-conta no município de Camaçari-Ba. Participaram 60 crianças, de quatro a seis anos, ambos os sexos, foram observadas em suas brincadeiras de faz-de-conta através de filmagem associada com registro cursivo em três instituições escolares, que atendem a população de baixa renda. Os dados foram analisados qualitativamente a partir da teoria da Reprodução Interpretativa de William Corsaro. Os resultados indicam que as brincadeiras de faz-de-conta favorecem as crianças a trocaram muitas experiências sobre o modo de vida e conteúdos culturais midiáticos e estes foram reinventados e reinterpretados, o que indica que os brincantes selecionam e ressignificam, criando enredos novos e agindo como um agente produtor e inovador da cultura.
id UNISC-2_41f22b45bb333f8c19af9ae869f4991f
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/9236
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling Ressignificação cultural nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças de quatro a seis anos no município de Camaçari-BaBrincadeiras de faz-de-contaReprodução InterpretativaRessignificaçãoAs brincadeiras de faz-de-conta são definidas como rotinas culturais em que a criança pode manipular objetos de formas diferentes ou agir como pessoas da sociedade em que ela vive. Este estudo objetivou analisar os processos de ressignificação cultural em brincadeiras de faz-de-conta no município de Camaçari-Ba. Participaram 60 crianças, de quatro a seis anos, ambos os sexos, foram observadas em suas brincadeiras de faz-de-conta através de filmagem associada com registro cursivo em três instituições escolares, que atendem a população de baixa renda. Os dados foram analisados qualitativamente a partir da teoria da Reprodução Interpretativa de William Corsaro. Os resultados indicam que as brincadeiras de faz-de-conta favorecem as crianças a trocaram muitas experiências sobre o modo de vida e conteúdos culturais midiáticos e estes foram reinventados e reinterpretados, o que indica que os brincantes selecionam e ressignificam, criando enredos novos e agindo como um agente produtor e inovador da cultura.Unisc2016-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/923610.17058/barbaroi.v0i48.9236Barbarói; N° 48 ANO 2016/2; 69 - 851982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/9236/6447Copyright (c) 2017 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, Ilana FigueiredoBichara, Ilka DiasBarreto, Mariana Leonesy da Silveira2019-08-09T13:39:14Zoai:ojs.online.unisc.br:article/9236Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2019-08-09T13:39:14Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificação cultural nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças de quatro a seis anos no município de Camaçari-Ba
title Ressignificação cultural nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças de quatro a seis anos no município de Camaçari-Ba
spellingShingle Ressignificação cultural nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças de quatro a seis anos no município de Camaçari-Ba
Brandão, Ilana Figueiredo
Brincadeiras de faz-de-conta
Reprodução Interpretativa
Ressignificação
title_short Ressignificação cultural nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças de quatro a seis anos no município de Camaçari-Ba
title_full Ressignificação cultural nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças de quatro a seis anos no município de Camaçari-Ba
title_fullStr Ressignificação cultural nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças de quatro a seis anos no município de Camaçari-Ba
title_full_unstemmed Ressignificação cultural nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças de quatro a seis anos no município de Camaçari-Ba
title_sort Ressignificação cultural nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças de quatro a seis anos no município de Camaçari-Ba
author Brandão, Ilana Figueiredo
author_facet Brandão, Ilana Figueiredo
Bichara, Ilka Dias
Barreto, Mariana Leonesy da Silveira
author_role author
author2 Bichara, Ilka Dias
Barreto, Mariana Leonesy da Silveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Ilana Figueiredo
Bichara, Ilka Dias
Barreto, Mariana Leonesy da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeiras de faz-de-conta
Reprodução Interpretativa
Ressignificação
topic Brincadeiras de faz-de-conta
Reprodução Interpretativa
Ressignificação
description As brincadeiras de faz-de-conta são definidas como rotinas culturais em que a criança pode manipular objetos de formas diferentes ou agir como pessoas da sociedade em que ela vive. Este estudo objetivou analisar os processos de ressignificação cultural em brincadeiras de faz-de-conta no município de Camaçari-Ba. Participaram 60 crianças, de quatro a seis anos, ambos os sexos, foram observadas em suas brincadeiras de faz-de-conta através de filmagem associada com registro cursivo em três instituições escolares, que atendem a população de baixa renda. Os dados foram analisados qualitativamente a partir da teoria da Reprodução Interpretativa de William Corsaro. Os resultados indicam que as brincadeiras de faz-de-conta favorecem as crianças a trocaram muitas experiências sobre o modo de vida e conteúdos culturais midiáticos e estes foram reinventados e reinterpretados, o que indica que os brincantes selecionam e ressignificam, criando enredos novos e agindo como um agente produtor e inovador da cultura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/9236
10.17058/barbaroi.v0i48.9236
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/9236
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i48.9236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/9236/6447
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; N° 48 ANO 2016/2; 69 - 85
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219565423067136