Os jogos eletrônicos e suas implicações no processo de aprendizagem no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Ananda Ticiane Santos De
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34778
Resumo: O presente trabalho monográfico, de caráter bibliográfico qualitativo, discorrerá acerca de uma temática relevante e atual que são o uso dos jogos eletrônicos como ferramentas de aprendizagem que auxiliam na aquisição do conhecimento. Nesta pesquisa trouxemos diferentes visões que permeiam o mundo dos jogos eletrônicos realçando suas características positivas, as quais podem contribuir para uma aprendizagem dinâmica, interativa e motivacional. A tecnologia está imersa nas nossas vidas e na sociedade, de forma consciente e inconsciente, e o sistema educacional precisa se apropriar dessas informações para desfrutar dos seus aspectos úteis e agregar instrumentos que sejam facilitadores da aprendizagem. É de suma importância que a escola se alie à tecnologia para acrescentar ao contexto escolar práticas educativas que acompanhem as demandas dos educandos e da sociedade. Para que a utilização dos jogos seja feita de maneira efetiva é preciso conhecimento, informação, didática e organização por parte dos docentes, discentes e familiares.
id UFBA-2_cc202787016b43f82bd3558eb67521c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/34778
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2022-02-16T17:57:34Z20132022-02-16T17:57:34Z2013https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34778O presente trabalho monográfico, de caráter bibliográfico qualitativo, discorrerá acerca de uma temática relevante e atual que são o uso dos jogos eletrônicos como ferramentas de aprendizagem que auxiliam na aquisição do conhecimento. Nesta pesquisa trouxemos diferentes visões que permeiam o mundo dos jogos eletrônicos realçando suas características positivas, as quais podem contribuir para uma aprendizagem dinâmica, interativa e motivacional. A tecnologia está imersa nas nossas vidas e na sociedade, de forma consciente e inconsciente, e o sistema educacional precisa se apropriar dessas informações para desfrutar dos seus aspectos úteis e agregar instrumentos que sejam facilitadores da aprendizagem. É de suma importância que a escola se alie à tecnologia para acrescentar ao contexto escolar práticas educativas que acompanhem as demandas dos educandos e da sociedade. Para que a utilização dos jogos seja feita de maneira efetiva é preciso conhecimento, informação, didática e organização por parte dos docentes, discentes e familiares.O presente trabalho monográfico, de caráter bibliográfico qualitativo, discorrerá acerca de uma temática relevante e atual que são o uso dos jogos eletrônicos como ferramentas de aprendizagem que auxiliam na aquisição do conhecimento. Nesta pesquisa trouxemos diferentes visões que permeiam o mundo dos jogos eletrônicos realçando suas características positivas, as quais podem contribuir para uma aprendizagem dinâmica, interativa e motivacional. A tecnologia está imersa nas nossas vidas e na sociedade, de forma consciente e inconsciente, e o sistema educacional precisa se apropriar dessas informações para desfrutar dos seus aspectos úteis e agregar instrumentos que sejam facilitadores da aprendizagem. É de suma importância que a escola se alie à tecnologia para acrescentar ao contexto escolar práticas educativas que acompanhem as demandas dos educandos e da sociedade. Para que a utilização dos jogos seja feita de maneira efetiva é preciso conhecimento, informação, didática e organização por parte dos docentes, discentes e familiares.Submitted by Luciano Santos (lucianoss@ufba.br) on 2022-01-26T16:55:14Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA DE ANANDA TICIANE SANTOS DE SANTANA.pdf: 258000 bytes, checksum: 0aa5dfa3a22146d7d981c9be483a0fc7 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2022-02-16T17:57:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA DE ANANDA TICIANE SANTOS DE SANTANA.pdf: 258000 bytes, checksum: 0aa5dfa3a22146d7d981c9be483a0fc7 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-16T17:57:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA DE ANANDA TICIANE SANTOS DE SANTANA.pdf: 258000 bytes, checksum: 0aa5dfa3a22146d7d981c9be483a0fc7 (MD5) Previous issue date: 2013porUniversidade Federal da BahiaUFBABrasilFaculdade de EducaçãoEducaçãoJogos EletrônicosTecnologiaAprendizagemContexto EscolarOs jogos eletrônicos e suas implicações no processo de aprendizagem no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSantos, Romilson Augusto doshttp://lattes.cnpq.br/6925917284894954Brito Filho, Wilson Limahttp://lattes.cnpq.br/3207276457091720Oliveira Jr, Lauro Gurgel dehttp://lattes.cnpq.br/1285598206603577Santana, Ananda Ticiane Santos Deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMONOGRAFIA DE ANANDA TICIANE SANTOS DE SANTANA.pdfMONOGRAFIA DE ANANDA TICIANE SANTOS DE SANTANA.pdfapplication/pdf258000https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34778/1/MONOGRAFIA%20DE%20ANANDA%20TICIANE%20SANTOS%20DE%20SANTANA.pdf0aa5dfa3a22146d7d981c9be483a0fc7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1866https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34778/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTMONOGRAFIA DE ANANDA TICIANE SANTOS DE SANTANA.pdf.txtMONOGRAFIA DE ANANDA TICIANE SANTOS DE SANTANA.pdf.txtExtracted texttext/plain84902https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34778/3/MONOGRAFIA%20DE%20ANANDA%20TICIANE%20SANTOS%20DE%20SANTANA.pdf.txt2d4afcfe3fe4531ef9f80740a6cf0ff5MD53ri/347782022-02-19 02:20:07.051oai:repositorio.ufba.br:ri/34778TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-19T05:20:07Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os jogos eletrônicos e suas implicações no processo de aprendizagem no contexto escolar
title Os jogos eletrônicos e suas implicações no processo de aprendizagem no contexto escolar
spellingShingle Os jogos eletrônicos e suas implicações no processo de aprendizagem no contexto escolar
Santana, Ananda Ticiane Santos De
Educação
Jogos Eletrônicos
Tecnologia
Aprendizagem
Contexto Escolar
title_short Os jogos eletrônicos e suas implicações no processo de aprendizagem no contexto escolar
title_full Os jogos eletrônicos e suas implicações no processo de aprendizagem no contexto escolar
title_fullStr Os jogos eletrônicos e suas implicações no processo de aprendizagem no contexto escolar
title_full_unstemmed Os jogos eletrônicos e suas implicações no processo de aprendizagem no contexto escolar
title_sort Os jogos eletrônicos e suas implicações no processo de aprendizagem no contexto escolar
author Santana, Ananda Ticiane Santos De
author_facet Santana, Ananda Ticiane Santos De
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Romilson Augusto dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6925917284894954
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Brito Filho, Wilson Lima
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3207276457091720
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oliveira Jr, Lauro Gurgel de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1285598206603577
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Ananda Ticiane Santos De
contributor_str_mv Santos, Romilson Augusto dos
Brito Filho, Wilson Lima
Oliveira Jr, Lauro Gurgel de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
topic Educação
Jogos Eletrônicos
Tecnologia
Aprendizagem
Contexto Escolar
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos Eletrônicos
Tecnologia
Aprendizagem
Contexto Escolar
description O presente trabalho monográfico, de caráter bibliográfico qualitativo, discorrerá acerca de uma temática relevante e atual que são o uso dos jogos eletrônicos como ferramentas de aprendizagem que auxiliam na aquisição do conhecimento. Nesta pesquisa trouxemos diferentes visões que permeiam o mundo dos jogos eletrônicos realçando suas características positivas, as quais podem contribuir para uma aprendizagem dinâmica, interativa e motivacional. A tecnologia está imersa nas nossas vidas e na sociedade, de forma consciente e inconsciente, e o sistema educacional precisa se apropriar dessas informações para desfrutar dos seus aspectos úteis e agregar instrumentos que sejam facilitadores da aprendizagem. É de suma importância que a escola se alie à tecnologia para acrescentar ao contexto escolar práticas educativas que acompanhem as demandas dos educandos e da sociedade. Para que a utilização dos jogos seja feita de maneira efetiva é preciso conhecimento, informação, didática e organização por parte dos docentes, discentes e familiares.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2022-02-16T17:57:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T17:57:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34778
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34778/1/MONOGRAFIA%20DE%20ANANDA%20TICIANE%20SANTOS%20DE%20SANTANA.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34778/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34778/3/MONOGRAFIA%20DE%20ANANDA%20TICIANE%20SANTOS%20DE%20SANTANA.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0aa5dfa3a22146d7d981c9be483a0fc7
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
2d4afcfe3fe4531ef9f80740a6cf0ff5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459637399224320