Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murta, Claudia Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Valadares, Marcus Guilherme Pinto de Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1331
Resumo: Resumo O objetivo deste artigo é discutir a aprendizagem propiciada pela experiência com jogos eletrônicos e como professores e escolas poderiam aprender com os jogos que apresentam princípios epistêmicos (SHAFFER et al., 2004). E ainda, apresentar a análise, segundo os princípios de Gee (2005; 2008), de nossa experiência em jogar um jogo comercial. Agameficação(DETERDING, 2011) é um processo que se vem disseminando como estratégia de aprendizagem. Esperamos com esta discussão despertar o interesse de professores para o potencial dos jogos eletrônicos na aprendizagem de línguas e demais conteúdos. Palavras-chave: Jogos eletrônicos.Aprendizagem.Gameficação.   Abstract The aim of this article is to discuss learning afforded by the experience of playing video games and how teachers and schools could learn from games that have epistemic principles (SHAFFER et al., 2004). We also present our experience in a commercial game, according to the principles of Gee (2005; 2008). The gamification (DETERDING, 2011) is a process that has been growing as a learning strategy. We hope that this discussion can draw teacher’s attention to the potential of computer games for language learning and other contents. Keywords: Video games.Learning.Gamification.
id UNB-30_8f28baf83d84e40415a3bfe995805b5d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1331
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguasJogos eletrônicos;Aprendizagem;GameficaçãoResumo O objetivo deste artigo é discutir a aprendizagem propiciada pela experiência com jogos eletrônicos e como professores e escolas poderiam aprender com os jogos que apresentam princípios epistêmicos (SHAFFER et al., 2004). E ainda, apresentar a análise, segundo os princípios de Gee (2005; 2008), de nossa experiência em jogar um jogo comercial. Agameficação(DETERDING, 2011) é um processo que se vem disseminando como estratégia de aprendizagem. Esperamos com esta discussão despertar o interesse de professores para o potencial dos jogos eletrônicos na aprendizagem de línguas e demais conteúdos. Palavras-chave: Jogos eletrônicos.Aprendizagem.Gameficação.   Abstract The aim of this article is to discuss learning afforded by the experience of playing video games and how teachers and schools could learn from games that have epistemic principles (SHAFFER et al., 2004). We also present our experience in a commercial game, according to the principles of Gee (2005; 2008). The gamification (DETERDING, 2011) is a process that has been growing as a learning strategy. We hope that this discussion can draw teacher’s attention to the potential of computer games for language learning and other contents. Keywords: Video games.Learning.Gamification.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2015-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/133110.26512/rhla.v13i1.1331Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 1 (2014)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 1 (2014)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1331/1165Murta, Claudia RodriguesValadares, Marcus Guilherme Pinto de Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:47:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1331Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:21.359304Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguas
title Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguas
spellingShingle Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguas
Murta, Claudia Rodrigues
Jogos eletrônicos;
Aprendizagem;
Gameficação
title_short Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguas
title_full Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguas
title_fullStr Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguas
title_full_unstemmed Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguas
title_sort Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguas
author Murta, Claudia Rodrigues
author_facet Murta, Claudia Rodrigues
Valadares, Marcus Guilherme Pinto de Faria
author_role author
author2 Valadares, Marcus Guilherme Pinto de Faria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Murta, Claudia Rodrigues
Valadares, Marcus Guilherme Pinto de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos;
Aprendizagem;
Gameficação
topic Jogos eletrônicos;
Aprendizagem;
Gameficação
description Resumo O objetivo deste artigo é discutir a aprendizagem propiciada pela experiência com jogos eletrônicos e como professores e escolas poderiam aprender com os jogos que apresentam princípios epistêmicos (SHAFFER et al., 2004). E ainda, apresentar a análise, segundo os princípios de Gee (2005; 2008), de nossa experiência em jogar um jogo comercial. Agameficação(DETERDING, 2011) é um processo que se vem disseminando como estratégia de aprendizagem. Esperamos com esta discussão despertar o interesse de professores para o potencial dos jogos eletrônicos na aprendizagem de línguas e demais conteúdos. Palavras-chave: Jogos eletrônicos.Aprendizagem.Gameficação.   Abstract The aim of this article is to discuss learning afforded by the experience of playing video games and how teachers and schools could learn from games that have epistemic principles (SHAFFER et al., 2004). We also present our experience in a commercial game, according to the principles of Gee (2005; 2008). The gamification (DETERDING, 2011) is a process that has been growing as a learning strategy. We hope that this discussion can draw teacher’s attention to the potential of computer games for language learning and other contents. Keywords: Video games.Learning.Gamification.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1331
10.26512/rhla.v13i1.1331
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1331
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v13i1.1331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1331/1165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 1 (2014)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 1 (2014)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345288560640