Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1331 |
Resumo: | Resumo O objetivo deste artigo é discutir a aprendizagem propiciada pela experiência com jogos eletrônicos e como professores e escolas poderiam aprender com os jogos que apresentam princípios epistêmicos (SHAFFER et al., 2004). E ainda, apresentar a análise, segundo os princípios de Gee (2005; 2008), de nossa experiência em jogar um jogo comercial. Agameficação(DETERDING, 2011) é um processo que se vem disseminando como estratégia de aprendizagem. Esperamos com esta discussão despertar o interesse de professores para o potencial dos jogos eletrônicos na aprendizagem de línguas e demais conteúdos. Palavras-chave: Jogos eletrônicos.Aprendizagem.Gameficação. Abstract The aim of this article is to discuss learning afforded by the experience of playing video games and how teachers and schools could learn from games that have epistemic principles (SHAFFER et al., 2004). We also present our experience in a commercial game, according to the principles of Gee (2005; 2008). The gamification (DETERDING, 2011) is a process that has been growing as a learning strategy. We hope that this discussion can draw teacher’s attention to the potential of computer games for language learning and other contents. Keywords: Video games.Learning.Gamification. |
id |
UNB-30_8f28baf83d84e40415a3bfe995805b5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1331 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguasJogos eletrônicos;Aprendizagem;GameficaçãoResumo O objetivo deste artigo é discutir a aprendizagem propiciada pela experiência com jogos eletrônicos e como professores e escolas poderiam aprender com os jogos que apresentam princípios epistêmicos (SHAFFER et al., 2004). E ainda, apresentar a análise, segundo os princípios de Gee (2005; 2008), de nossa experiência em jogar um jogo comercial. Agameficação(DETERDING, 2011) é um processo que se vem disseminando como estratégia de aprendizagem. Esperamos com esta discussão despertar o interesse de professores para o potencial dos jogos eletrônicos na aprendizagem de línguas e demais conteúdos. Palavras-chave: Jogos eletrônicos.Aprendizagem.Gameficação. Abstract The aim of this article is to discuss learning afforded by the experience of playing video games and how teachers and schools could learn from games that have epistemic principles (SHAFFER et al., 2004). We also present our experience in a commercial game, according to the principles of Gee (2005; 2008). The gamification (DETERDING, 2011) is a process that has been growing as a learning strategy. We hope that this discussion can draw teacher’s attention to the potential of computer games for language learning and other contents. Keywords: Video games.Learning.Gamification.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2015-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/133110.26512/rhla.v13i1.1331Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 1 (2014)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 1 (2014)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1331/1165Murta, Claudia RodriguesValadares, Marcus Guilherme Pinto de Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:47:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1331Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:21.359304Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguas |
title |
Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguas |
spellingShingle |
Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguas Murta, Claudia Rodrigues Jogos eletrônicos; Aprendizagem; Gameficação |
title_short |
Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguas |
title_full |
Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguas |
title_fullStr |
Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguas |
title_full_unstemmed |
Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguas |
title_sort |
Princípios de aprendizagem de jogos eletrônicos: gameficando a aula de línguas |
author |
Murta, Claudia Rodrigues |
author_facet |
Murta, Claudia Rodrigues Valadares, Marcus Guilherme Pinto de Faria |
author_role |
author |
author2 |
Valadares, Marcus Guilherme Pinto de Faria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Murta, Claudia Rodrigues Valadares, Marcus Guilherme Pinto de Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos eletrônicos; Aprendizagem; Gameficação |
topic |
Jogos eletrônicos; Aprendizagem; Gameficação |
description |
Resumo O objetivo deste artigo é discutir a aprendizagem propiciada pela experiência com jogos eletrônicos e como professores e escolas poderiam aprender com os jogos que apresentam princípios epistêmicos (SHAFFER et al., 2004). E ainda, apresentar a análise, segundo os princípios de Gee (2005; 2008), de nossa experiência em jogar um jogo comercial. Agameficação(DETERDING, 2011) é um processo que se vem disseminando como estratégia de aprendizagem. Esperamos com esta discussão despertar o interesse de professores para o potencial dos jogos eletrônicos na aprendizagem de línguas e demais conteúdos. Palavras-chave: Jogos eletrônicos.Aprendizagem.Gameficação. Abstract The aim of this article is to discuss learning afforded by the experience of playing video games and how teachers and schools could learn from games that have epistemic principles (SHAFFER et al., 2004). We also present our experience in a commercial game, according to the principles of Gee (2005; 2008). The gamification (DETERDING, 2011) is a process that has been growing as a learning strategy. We hope that this discussion can draw teacher’s attention to the potential of computer games for language learning and other contents. Keywords: Video games.Learning.Gamification. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1331 10.26512/rhla.v13i1.1331 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1331 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v13i1.1331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1331/1165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 1 (2014) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 1 (2014) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051345288560640 |