Cena queer: danças e performances desobedientes às normas de gênero e sexualidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Eberth Vinícius Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33560
Resumo: O trabalho aborda, inicialmente, inquietações sobre gênero e sexualidades através da dança e da performance: O solo “XL,” uma releitura do ballet Giselle, onde ao invés de buscar a conformação aos rígidos modelos impostos pela tradição, propus uma reflexão sobre os vários padrões que constrangem a existência humana, dentre eles, a interpretação da protagonista: Eu, homossexual, negro e morador da periferia de Salvador encarnaria Giselle. Para refletir sobre os papéis bem definidos na dança, ligados à fatores anatômicos e fisiológicos que ecoam mensagens de dominação e naturalizam hierarquias, encontro suporte teórico na obra “Dança, gênero e sexualidades” de Judith Hannah (1999). Em seguida, escrevo sobre a “Cena Queer” - Encontro de trabalhos de dança/performance no trânsito com outras linguagens (audiovisual, música e artes plásticas), exibidos numa série de apresentações em espaços alternativos e teatros de Salvador, onde o corpo é o discurso estético e político em recusa a normatividade. A partir dessas ações surgiam a necessidade de amparo teórico para aprofundar a discussão sobre gênero e sexualidade e, assim, iniciei um contato com textos de autores como Butler (1990), Preciado (2000) e Colling (2003), fundamentais para o desenvolvimento da escrita, guiada pela metodologia da Etnologia implicada (MACEDO, 2012), finalizo o trabalho refletindo e elaborando um pensamento crítico para pensamos em arte dissidente de gênero e sexualidades em diálogo com os estudos queer produzidas no Brasil através do contato com a produção artística e teórica da ensaísta e performer Jota Mombaça ou Monstra Errátika, e das artistas Michelle Mattiuzzi e Pêdra Costa.
id UFBA-2_cdd8cee1336471ff93e376307ea8cb6e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/33560
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Coutinho, Eberth Vinícius LimaCoutinho, Eberth Vinícius LimaSchaffner, Carmen PaternnostroAmoroso, DanielaColling, Leandro2021-06-14T00:43:34Z2021-06-14T00:43:34Z2021-06-132018http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33560O trabalho aborda, inicialmente, inquietações sobre gênero e sexualidades através da dança e da performance: O solo “XL,” uma releitura do ballet Giselle, onde ao invés de buscar a conformação aos rígidos modelos impostos pela tradição, propus uma reflexão sobre os vários padrões que constrangem a existência humana, dentre eles, a interpretação da protagonista: Eu, homossexual, negro e morador da periferia de Salvador encarnaria Giselle. Para refletir sobre os papéis bem definidos na dança, ligados à fatores anatômicos e fisiológicos que ecoam mensagens de dominação e naturalizam hierarquias, encontro suporte teórico na obra “Dança, gênero e sexualidades” de Judith Hannah (1999). Em seguida, escrevo sobre a “Cena Queer” - Encontro de trabalhos de dança/performance no trânsito com outras linguagens (audiovisual, música e artes plásticas), exibidos numa série de apresentações em espaços alternativos e teatros de Salvador, onde o corpo é o discurso estético e político em recusa a normatividade. A partir dessas ações surgiam a necessidade de amparo teórico para aprofundar a discussão sobre gênero e sexualidade e, assim, iniciei um contato com textos de autores como Butler (1990), Preciado (2000) e Colling (2003), fundamentais para o desenvolvimento da escrita, guiada pela metodologia da Etnologia implicada (MACEDO, 2012), finalizo o trabalho refletindo e elaborando um pensamento crítico para pensamos em arte dissidente de gênero e sexualidades em diálogo com os estudos queer produzidas no Brasil através do contato com a produção artística e teórica da ensaísta e performer Jota Mombaça ou Monstra Errátika, e das artistas Michelle Mattiuzzi e Pêdra Costa.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2021-06-09T02:55:13Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Eberth Vinícius Lima Coutinho (1).pdf: 5608564 bytes, checksum: ca1330aa9344b808b05899ec012aaf62 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-06-14T00:43:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Eberth Vinícius Lima Coutinho (1).pdf: 5608564 bytes, checksum: ca1330aa9344b808b05899ec012aaf62 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-14T00:43:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Eberth Vinícius Lima Coutinho (1).pdf: 5608564 bytes, checksum: ca1330aa9344b808b05899ec012aaf62 (MD5)DançaDançaPerformance (Arte)Teoria QueerIdentidade de gêneroIdentidade sexual na dançaCena queer: danças e performances desobedientes às normas de gênero e sexualidade.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESCOLA DE DANÇAPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇAUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação Eberth Vinícius Lima Coutinho (1).pdfDissertação Eberth Vinícius Lima Coutinho (1).pdfapplication/pdf5608564https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33560/1/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Eberth%20Vini%cc%81cius%20Lima%20Coutinho%20%281%29.pdfca1330aa9344b808b05899ec012aaf62MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33560/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTDissertação Eberth Vinícius Lima Coutinho (1).pdf.txtDissertação Eberth Vinícius Lima Coutinho (1).pdf.txtExtracted texttext/plain238769https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33560/3/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Eberth%20Vini%cc%81cius%20Lima%20Coutinho%20%281%29.pdf.txt84ca5fd24e8869cd3e2403a95523da09MD53ri/335602022-06-29 14:54:10.301oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:54:10Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cena queer: danças e performances desobedientes às normas de gênero e sexualidade.
title Cena queer: danças e performances desobedientes às normas de gênero e sexualidade.
spellingShingle Cena queer: danças e performances desobedientes às normas de gênero e sexualidade.
Coutinho, Eberth Vinícius Lima
Dança
Dança
Performance (Arte)
Teoria Queer
Identidade de gênero
Identidade sexual na dança
title_short Cena queer: danças e performances desobedientes às normas de gênero e sexualidade.
title_full Cena queer: danças e performances desobedientes às normas de gênero e sexualidade.
title_fullStr Cena queer: danças e performances desobedientes às normas de gênero e sexualidade.
title_full_unstemmed Cena queer: danças e performances desobedientes às normas de gênero e sexualidade.
title_sort Cena queer: danças e performances desobedientes às normas de gênero e sexualidade.
author Coutinho, Eberth Vinícius Lima
author_facet Coutinho, Eberth Vinícius Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Eberth Vinícius Lima
Coutinho, Eberth Vinícius Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schaffner, Carmen Paternnostro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Amoroso, Daniela
Colling, Leandro
contributor_str_mv Schaffner, Carmen Paternnostro
Amoroso, Daniela
Colling, Leandro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Dança
topic Dança
Dança
Performance (Arte)
Teoria Queer
Identidade de gênero
Identidade sexual na dança
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Performance (Arte)
Teoria Queer
Identidade de gênero
Identidade sexual na dança
description O trabalho aborda, inicialmente, inquietações sobre gênero e sexualidades através da dança e da performance: O solo “XL,” uma releitura do ballet Giselle, onde ao invés de buscar a conformação aos rígidos modelos impostos pela tradição, propus uma reflexão sobre os vários padrões que constrangem a existência humana, dentre eles, a interpretação da protagonista: Eu, homossexual, negro e morador da periferia de Salvador encarnaria Giselle. Para refletir sobre os papéis bem definidos na dança, ligados à fatores anatômicos e fisiológicos que ecoam mensagens de dominação e naturalizam hierarquias, encontro suporte teórico na obra “Dança, gênero e sexualidades” de Judith Hannah (1999). Em seguida, escrevo sobre a “Cena Queer” - Encontro de trabalhos de dança/performance no trânsito com outras linguagens (audiovisual, música e artes plásticas), exibidos numa série de apresentações em espaços alternativos e teatros de Salvador, onde o corpo é o discurso estético e político em recusa a normatividade. A partir dessas ações surgiam a necessidade de amparo teórico para aprofundar a discussão sobre gênero e sexualidade e, assim, iniciei um contato com textos de autores como Butler (1990), Preciado (2000) e Colling (2003), fundamentais para o desenvolvimento da escrita, guiada pela metodologia da Etnologia implicada (MACEDO, 2012), finalizo o trabalho refletindo e elaborando um pensamento crítico para pensamos em arte dissidente de gênero e sexualidades em diálogo com os estudos queer produzidas no Brasil através do contato com a produção artística e teórica da ensaísta e performer Jota Mombaça ou Monstra Errátika, e das artistas Michelle Mattiuzzi e Pêdra Costa.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-14T00:43:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-14T00:43:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33560
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ESCOLA DE DANÇA
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv ESCOLA DE DANÇA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33560/1/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Eberth%20Vini%cc%81cius%20Lima%20Coutinho%20%281%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33560/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33560/3/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Eberth%20Vini%cc%81cius%20Lima%20Coutinho%20%281%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ca1330aa9344b808b05899ec012aaf62
e3e6f4a9287585a60c07547815529482
84ca5fd24e8869cd3e2403a95523da09
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502726702497792