Empreendedorismo materno: a importância do comércio eletrônico na viabilidade de novos negócios gestados por mães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado, Cristiane Serra Vilela
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21717
Resumo: Desde que conquistaram o mercado de trabalho fora do lar, as mulheres começaram a disputar bons empregos. Elas vêm consolidando a sua trajetória profissional com dedicação, esforço e abnegação, enquanto tentam equilibrar trabalho e vida familiar. Ocorre que os melhores anos para a construção da carreira coincidem com os ideais para ter filhos. Não obstante, ao engravidar, muitas delas ponderam se é válido o retorno ao trabalho após a licença maternidade e abdicar da participação ativa na educação de um ser que exige aprendizados complexos. Diante deste cenário, elas veem no empreendedorismo o caminho para ter flexibilidade de horários em uma opção de carreira que promova maior equilíbrio na administração de suas multitarefas. Em geral, essas mulheres têm recursos financeiros limitados para investimento em ponto físico e capital inicial. Nesse contexto, o principal objetivo dessa dissertação é analisar como o comércio eletrônico tem se constituído uma importante ferramenta utilizada pelas mães empreendedoras para divulgar e vender seus produtos e serviços e tornar seus negócios viáveis. Como metodologia utilizada foi aplicado um estudo de caso holístico com uma rede de mães empreendedoras em destaque no Brasil. Para obtenção dos dados analisados foram feitas entrevistas com mulheres participantes daquela rede. Dentre os resultados obtidos com a pesquisa, foi possível perceber a importância do comércio eletrônico como meio de inclusão socioeconômico para mulheres que optam por uma nova carreira no empreendedorismo. Apresentam-se, adicionalmente, duas Tecnologias Sociais que se apresentam como aliados no processo de fomento ao empoderamento da mulher através do empreendedorismo materno.
id UFBA-2_cf454541c6a5701db235be0c1c666123
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/21717
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Dourado, Cristiane Serra VilelaDourado, Cristiane Serra VilelaPinho, José Antônio Gomes dePinho, José Antônio Gomes deCoelho Neto, ErnaniSacramento, Ana Rita SilvaPaula, Sueli Carvalho Santana de2017-03-21T18:09:06Z2017-03-21T18:09:06Z2017-03-212016-11-07http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21717Desde que conquistaram o mercado de trabalho fora do lar, as mulheres começaram a disputar bons empregos. Elas vêm consolidando a sua trajetória profissional com dedicação, esforço e abnegação, enquanto tentam equilibrar trabalho e vida familiar. Ocorre que os melhores anos para a construção da carreira coincidem com os ideais para ter filhos. Não obstante, ao engravidar, muitas delas ponderam se é válido o retorno ao trabalho após a licença maternidade e abdicar da participação ativa na educação de um ser que exige aprendizados complexos. Diante deste cenário, elas veem no empreendedorismo o caminho para ter flexibilidade de horários em uma opção de carreira que promova maior equilíbrio na administração de suas multitarefas. Em geral, essas mulheres têm recursos financeiros limitados para investimento em ponto físico e capital inicial. Nesse contexto, o principal objetivo dessa dissertação é analisar como o comércio eletrônico tem se constituído uma importante ferramenta utilizada pelas mães empreendedoras para divulgar e vender seus produtos e serviços e tornar seus negócios viáveis. Como metodologia utilizada foi aplicado um estudo de caso holístico com uma rede de mães empreendedoras em destaque no Brasil. Para obtenção dos dados analisados foram feitas entrevistas com mulheres participantes daquela rede. Dentre os resultados obtidos com a pesquisa, foi possível perceber a importância do comércio eletrônico como meio de inclusão socioeconômico para mulheres que optam por uma nova carreira no empreendedorismo. Apresentam-se, adicionalmente, duas Tecnologias Sociais que se apresentam como aliados no processo de fomento ao empoderamento da mulher através do empreendedorismo materno.Since women conquered the labor market outside home, they began to compete for better jobs. They have been consolidating their career with dedication, effort and self-sacrifice, while they try to balance work and family life. On the other side, the best years for the development of the professional career coincide with the ideal years to have children. However, once pregnant, many women are considering whether it is valid returning to work after maternity leave, and give up the active participation in the education of their children who require complex learning. In this scenario, they see the entrepreneurship as a way to have flexible schedules at a career option that promotes greater balance in managing their multi-tasking. In general, these women have limited financial resources to invest in a commercial point and initial capital. In this context, the main objective of this dissertation is to analyze how ecommerce has been an important tool used by enterprising mothers to promote and sell their products and services, and make their business viable. It was used, as methodology, a holistic case study applied with a group of enterprising mothers highlighted in Brazil. To get the data analyzed were made interviews with women participants of that network. Among the results obtained from the research, it was possible to realize the importance of e-commerce as a mean of socio-economic inclusion for women who opt for a new career in entrepreneurship. In addition, it will present two social technologies that are as allies in the development process to the empowerment of women through maternal entrepreneurship.Submitted by Fabiany Feitosa (fabiany.sousa@ufba.br) on 2017-03-21T14:31:53Z No. of bitstreams: 1 Cristiane Serra Vilela Dourado.pdf: 3129331 bytes, checksum: 70680f89b2dfbb31d86b44e0bbfede38 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2017-03-21T18:09:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Cristiane Serra Vilela Dourado.pdf: 3129331 bytes, checksum: 70680f89b2dfbb31d86b44e0bbfede38 (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-21T18:09:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cristiane Serra Vilela Dourado.pdf: 3129331 bytes, checksum: 70680f89b2dfbb31d86b44e0bbfede38 (MD5)EmpreendedorismoEmpreendedorismo MaternoMães EmpreendedorasMarketing DigitalComércio EletrônicoEntrepreneurshipMaternal EntrepreneurshipMompreneursDigital MarketingE-CommerceEmpreendedorismo materno: a importância do comércio eletrônico na viabilidade de novos negócios gestados por mãesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Administração da Universidade Federal da BahiaEAUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALCristiane Serra Vilela Dourado.pdfCristiane Serra Vilela Dourado.pdfapplication/pdf3129331https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21717/1/Cristiane%20Serra%20Vilela%20Dourado.pdf70680f89b2dfbb31d86b44e0bbfede38MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21717/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTCristiane Serra Vilela Dourado.pdf.txtCristiane Serra Vilela Dourado.pdf.txtExtracted texttext/plain407489https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21717/3/Cristiane%20Serra%20Vilela%20Dourado.pdf.txt71cfd76031dccdeb1641abe6c201492eMD53ri/217172022-06-29 14:02:25.589oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:02:25Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Empreendedorismo materno: a importância do comércio eletrônico na viabilidade de novos negócios gestados por mães
title Empreendedorismo materno: a importância do comércio eletrônico na viabilidade de novos negócios gestados por mães
spellingShingle Empreendedorismo materno: a importância do comércio eletrônico na viabilidade de novos negócios gestados por mães
Dourado, Cristiane Serra Vilela
Empreendedorismo
Empreendedorismo Materno
Mães Empreendedoras
Marketing Digital
Comércio Eletrônico
Entrepreneurship
Maternal Entrepreneurship
Mompreneurs
Digital Marketing
E-Commerce
title_short Empreendedorismo materno: a importância do comércio eletrônico na viabilidade de novos negócios gestados por mães
title_full Empreendedorismo materno: a importância do comércio eletrônico na viabilidade de novos negócios gestados por mães
title_fullStr Empreendedorismo materno: a importância do comércio eletrônico na viabilidade de novos negócios gestados por mães
title_full_unstemmed Empreendedorismo materno: a importância do comércio eletrônico na viabilidade de novos negócios gestados por mães
title_sort Empreendedorismo materno: a importância do comércio eletrônico na viabilidade de novos negócios gestados por mães
author Dourado, Cristiane Serra Vilela
author_facet Dourado, Cristiane Serra Vilela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dourado, Cristiane Serra Vilela
Dourado, Cristiane Serra Vilela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinho, José Antônio Gomes de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pinho, José Antônio Gomes de
Coelho Neto, Ernani
Sacramento, Ana Rita Silva
Paula, Sueli Carvalho Santana de
contributor_str_mv Pinho, José Antônio Gomes de
Pinho, José Antônio Gomes de
Coelho Neto, Ernani
Sacramento, Ana Rita Silva
Paula, Sueli Carvalho Santana de
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Empreendedorismo Materno
Mães Empreendedoras
Marketing Digital
Comércio Eletrônico
Entrepreneurship
Maternal Entrepreneurship
Mompreneurs
Digital Marketing
E-Commerce
topic Empreendedorismo
Empreendedorismo Materno
Mães Empreendedoras
Marketing Digital
Comércio Eletrônico
Entrepreneurship
Maternal Entrepreneurship
Mompreneurs
Digital Marketing
E-Commerce
description Desde que conquistaram o mercado de trabalho fora do lar, as mulheres começaram a disputar bons empregos. Elas vêm consolidando a sua trajetória profissional com dedicação, esforço e abnegação, enquanto tentam equilibrar trabalho e vida familiar. Ocorre que os melhores anos para a construção da carreira coincidem com os ideais para ter filhos. Não obstante, ao engravidar, muitas delas ponderam se é válido o retorno ao trabalho após a licença maternidade e abdicar da participação ativa na educação de um ser que exige aprendizados complexos. Diante deste cenário, elas veem no empreendedorismo o caminho para ter flexibilidade de horários em uma opção de carreira que promova maior equilíbrio na administração de suas multitarefas. Em geral, essas mulheres têm recursos financeiros limitados para investimento em ponto físico e capital inicial. Nesse contexto, o principal objetivo dessa dissertação é analisar como o comércio eletrônico tem se constituído uma importante ferramenta utilizada pelas mães empreendedoras para divulgar e vender seus produtos e serviços e tornar seus negócios viáveis. Como metodologia utilizada foi aplicado um estudo de caso holístico com uma rede de mães empreendedoras em destaque no Brasil. Para obtenção dos dados analisados foram feitas entrevistas com mulheres participantes daquela rede. Dentre os resultados obtidos com a pesquisa, foi possível perceber a importância do comércio eletrônico como meio de inclusão socioeconômico para mulheres que optam por uma nova carreira no empreendedorismo. Apresentam-se, adicionalmente, duas Tecnologias Sociais que se apresentam como aliados no processo de fomento ao empoderamento da mulher através do empreendedorismo materno.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-11-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-21T18:09:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-21T18:09:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21717
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EAUFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21717/1/Cristiane%20Serra%20Vilela%20Dourado.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21717/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21717/3/Cristiane%20Serra%20Vilela%20Dourado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 70680f89b2dfbb31d86b44e0bbfede38
0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900
71cfd76031dccdeb1641abe6c201492e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459533403553792