Problemas enfrentados pelos empreendedores na criação e desenvolvimento das empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/23945 |
Resumo: | A realidade do mundo empresarial é extremamente complexa, dependendo dos mais variados fatores. Esta dissertação procura perceber como esses mesmo fatores funcionam e de que forma se encontram as organizações. Para isso, existe uma constante análise aos 3 grandes pilares desta dissertação: empreendedorismo, estratégia e marketing. A criação e o desenvolvimento das organizações dependem da atitude empreendedora. Por isso mesmo, analisou-se o perfil empreendedor. No entanto, apesar de ser importante perceber a área do empreendedorismo, o mundo empresarial é muito mais complexo que isso, existem muitas mais áreas que merecem ser analisadas. Para tornar o estudo mais completo, foram analisadas também a parte estratégica e a parte do marketing, de forma a ter uma visão mais holística, para atingir o objetivo de perceber verdadeiramente os problemas enfrentados pelos empreendedores na criação e desenvolvimento das suas empresas. A recolha de informação foi feita através de entrevistas. Esta é uma forma bastante direta de abordar os empreendedores. A possibilidade de respostas abertas permitiu que os mesmosfalassem abertamente sobre cada assunto, o que possibilitou que o leque de respostas fosse muito vasto e abordassem o mais variado tipo de problemas que enfrentaram, que foi sempre o grande objetivo desta dissertação. Verificaram-se as características dos empreendedores já presentes na literatura. No entanto, constatou-se que uma parte significativa inicia os seus projetos sem uma visão estratégica para o longo prazo, ou sem recorrer a qualquer análise prévia, o que pode condicionar o sucesso das empresas. |
id |
RCAP_f86f81b04182a3464da81e2a03220d4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23945 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Problemas enfrentados pelos empreendedores na criação e desenvolvimento das empresasEmpreendedorismoEstratégiaMarketingEntrepreneurshipStrategyA realidade do mundo empresarial é extremamente complexa, dependendo dos mais variados fatores. Esta dissertação procura perceber como esses mesmo fatores funcionam e de que forma se encontram as organizações. Para isso, existe uma constante análise aos 3 grandes pilares desta dissertação: empreendedorismo, estratégia e marketing. A criação e o desenvolvimento das organizações dependem da atitude empreendedora. Por isso mesmo, analisou-se o perfil empreendedor. No entanto, apesar de ser importante perceber a área do empreendedorismo, o mundo empresarial é muito mais complexo que isso, existem muitas mais áreas que merecem ser analisadas. Para tornar o estudo mais completo, foram analisadas também a parte estratégica e a parte do marketing, de forma a ter uma visão mais holística, para atingir o objetivo de perceber verdadeiramente os problemas enfrentados pelos empreendedores na criação e desenvolvimento das suas empresas. A recolha de informação foi feita através de entrevistas. Esta é uma forma bastante direta de abordar os empreendedores. A possibilidade de respostas abertas permitiu que os mesmosfalassem abertamente sobre cada assunto, o que possibilitou que o leque de respostas fosse muito vasto e abordassem o mais variado tipo de problemas que enfrentaram, que foi sempre o grande objetivo desta dissertação. Verificaram-se as características dos empreendedores já presentes na literatura. No entanto, constatou-se que uma parte significativa inicia os seus projetos sem uma visão estratégica para o longo prazo, ou sem recorrer a qualquer análise prévia, o que pode condicionar o sucesso das empresas.The reality of the business world is extremely complex, depending on the most varied factors. This dissertation seeks to understand how these factors work and how is the reality of the organizations nowadays. There is a constant analysis of the 3 main pillars of this dissertation: entrepreneurship, strategy and marketing. The creation and development of the organizations depends on an entrepreneurial attitude. For this reason, a vast analysis was made on the profile of the entrepreneur. Although it is important to understand the entrepreneurship, the business world is much more complex, there are many more areas that deserve to be analyzed. To make the study more complete, the strategy and the marketing part were also analyzed, in order to have a more holistic vision, so as to achieve the objective of truly realizing the problems faced by entrepreneurs in the creation and development of their companies. The collection of information was done through interviews. This is a very straightforward way of approaching entrepreneurs. The possibility of open responses allowed entrepreneurs to speak openly about each topic, making it possible for the range of responses to be very wide and to adress the most varied type of problems they faced, which was always the great objective of this dissertation. The characteristics of the entrepreneurs already present in the literature were verified. However, it was found that a significant part starts their projects without a strategic vision for the long term, which can condition the success of companies.2022-01-06T14:30:22Z2021-12-15T00:00:00Z2021-12-152021-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/23945TID:202830624porSaraiva, João Pedro Paisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:49:14Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:24:09.723315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problemas enfrentados pelos empreendedores na criação e desenvolvimento das empresas |
title |
Problemas enfrentados pelos empreendedores na criação e desenvolvimento das empresas |
spellingShingle |
Problemas enfrentados pelos empreendedores na criação e desenvolvimento das empresas Saraiva, João Pedro Pais Empreendedorismo Estratégia Marketing Entrepreneurship Strategy |
title_short |
Problemas enfrentados pelos empreendedores na criação e desenvolvimento das empresas |
title_full |
Problemas enfrentados pelos empreendedores na criação e desenvolvimento das empresas |
title_fullStr |
Problemas enfrentados pelos empreendedores na criação e desenvolvimento das empresas |
title_full_unstemmed |
Problemas enfrentados pelos empreendedores na criação e desenvolvimento das empresas |
title_sort |
Problemas enfrentados pelos empreendedores na criação e desenvolvimento das empresas |
author |
Saraiva, João Pedro Pais |
author_facet |
Saraiva, João Pedro Pais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, João Pedro Pais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Estratégia Marketing Entrepreneurship Strategy |
topic |
Empreendedorismo Estratégia Marketing Entrepreneurship Strategy |
description |
A realidade do mundo empresarial é extremamente complexa, dependendo dos mais variados fatores. Esta dissertação procura perceber como esses mesmo fatores funcionam e de que forma se encontram as organizações. Para isso, existe uma constante análise aos 3 grandes pilares desta dissertação: empreendedorismo, estratégia e marketing. A criação e o desenvolvimento das organizações dependem da atitude empreendedora. Por isso mesmo, analisou-se o perfil empreendedor. No entanto, apesar de ser importante perceber a área do empreendedorismo, o mundo empresarial é muito mais complexo que isso, existem muitas mais áreas que merecem ser analisadas. Para tornar o estudo mais completo, foram analisadas também a parte estratégica e a parte do marketing, de forma a ter uma visão mais holística, para atingir o objetivo de perceber verdadeiramente os problemas enfrentados pelos empreendedores na criação e desenvolvimento das suas empresas. A recolha de informação foi feita através de entrevistas. Esta é uma forma bastante direta de abordar os empreendedores. A possibilidade de respostas abertas permitiu que os mesmosfalassem abertamente sobre cada assunto, o que possibilitou que o leque de respostas fosse muito vasto e abordassem o mais variado tipo de problemas que enfrentaram, que foi sempre o grande objetivo desta dissertação. Verificaram-se as características dos empreendedores já presentes na literatura. No entanto, constatou-se que uma parte significativa inicia os seus projetos sem uma visão estratégica para o longo prazo, ou sem recorrer a qualquer análise prévia, o que pode condicionar o sucesso das empresas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15T00:00:00Z 2021-12-15 2021-05 2022-01-06T14:30:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/23945 TID:202830624 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/23945 |
identifier_str_mv |
TID:202830624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134803418677248 |