"Todo coco um dia vira kenga"- Etnocenologia, performance e transformismo no carnaval Potiguar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Makarios Maia
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9450
Resumo: 222f.
id UFBA-2_cfb31c4945a692d477f3ffe25b5a5888
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/9450
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Barbosa, Makarios MaiaBarbosa, Makarios MaiaBião, Armindo Jorge de Carvalho2013-04-05T14:51:22Z2013-04-05T14:51:22Z2005http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9450222f.A presente dissertação descreve e analisa o carnaval transformista das Kengas, um bloco de rua que ocorre no carnaval potiguar, ou seja, na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, no Nordeste brasileiro. Consideram-se, como corpus desta pesquisa, os acontecimentos espetaculares vivenciados no dia 22 de fevereiro de 2004, antes, durante e depois do desfile do bloco carnavalesco das Kengas. A descrição do referido desfile e seu entorno é a base de dados válidos analisáveis desta pesquisa, que considera ainda as ocorrências deste festejo em carnavais de anos anteriores e seus respectivos contextos histórico-socioculturais. A prática analítica faz uso de arquivos da memória do pesquisador e de dados coletados em entrevistas e discussões com participantes e informantes deste fenômeno. Esta pesquisa contribui para os estudos nas Artes Cênicas, especificamente com diálogos interdisciplinares sobre a construção do espetáculo. A espetacularidade é aqui entendida a partir da etnocenologia, da compreensão das matrizes culturais que fomentam o fenômeno das kengas e da teoria queer. As Kengas, enquanto fenômeno espetacular, são compreendidas, nesta pesquisa, considerando a maneira como nelas se organizam o carnaval, a folia de rua, o teatro popular, o desenvolvimento de personagens-tipo, a caracterização, a performance, a diversidade de gênero, enfim, algumas de suas matrizes culturais. Este trabalho busca ainda atualizar procedimentos de análise da cena a partir dos estudos da performance como teoria crítica contemporânea. Considera-se, como ponto central dos resultados obtidos com esta investigação, o entendimento da atitude do transformismo como estratégia de agrupamento de sujeitos minoritários em torno da ocupação da cena festiva do espaço público para o favorecimento da divulgação de idéias e atitudes referentes à diversidade de gênero. Compreende-se ainda que estas atitudes de afirmação da diversidade de gênero são construtos corporais destes sujeitos em espetacularidade. A etnocenologia e os estudos da performance são, nesta pesquisa, possibilidades interdisciplinares de constituição metodológica, visando à compreensão do fato espetacular das kengas como fenômeno multirreferencial localizado nos limites entre o estético e o político.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-03-27T15:44:32Z No. of bitstreams: 1 MakariosComSeg.pdf: 7395265 bytes, checksum: a00d72ba0478b363ba100e60e2914f04 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães(ednaide@ufba.br) on 2013-04-05T14:51:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MakariosComSeg.pdf: 7395265 bytes, checksum: a00d72ba0478b363ba100e60e2914f04 (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-05T14:51:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MakariosComSeg.pdf: 7395265 bytes, checksum: a00d72ba0478b363ba100e60e2914f04 (MD5) Previous issue date: 2005SalvadorTeatroEtnocenologiaPerformance"Todo coco um dia vira kenga"- Etnocenologia, performance e transformismo no carnaval Potiguar.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação. Makarios Barbosa.Dissertação. Makarios Barbosa.application/pdf7395265https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9450/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Makarios%20Barbosa.a00d72ba0478b363ba100e60e2914f04MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9450/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52ri/94502023-11-01 09:42:56.345oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-11-01T12:42:56Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Todo coco um dia vira kenga"- Etnocenologia, performance e transformismo no carnaval Potiguar.
title "Todo coco um dia vira kenga"- Etnocenologia, performance e transformismo no carnaval Potiguar.
spellingShingle "Todo coco um dia vira kenga"- Etnocenologia, performance e transformismo no carnaval Potiguar.
Barbosa, Makarios Maia
Teatro
Etnocenologia
Performance
title_short "Todo coco um dia vira kenga"- Etnocenologia, performance e transformismo no carnaval Potiguar.
title_full "Todo coco um dia vira kenga"- Etnocenologia, performance e transformismo no carnaval Potiguar.
title_fullStr "Todo coco um dia vira kenga"- Etnocenologia, performance e transformismo no carnaval Potiguar.
title_full_unstemmed "Todo coco um dia vira kenga"- Etnocenologia, performance e transformismo no carnaval Potiguar.
title_sort "Todo coco um dia vira kenga"- Etnocenologia, performance e transformismo no carnaval Potiguar.
author Barbosa, Makarios Maia
author_facet Barbosa, Makarios Maia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Makarios Maia
Barbosa, Makarios Maia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bião, Armindo Jorge de Carvalho
contributor_str_mv Bião, Armindo Jorge de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Etnocenologia
Performance
topic Teatro
Etnocenologia
Performance
description 222f.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-05T14:51:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-04-05T14:51:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9450
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9450/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Makarios%20Barbosa.
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9450/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a00d72ba0478b363ba100e60e2914f04
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459428505059328