Por uma estilística da instabilidade: tendências na fotografia documental contemporânea brasileira na obra de Tiago Santana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbalho, Marcelo Leite
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1160
Resumo: Esta pesquisa visa investigar uma tendência à exacerbação de efeitos estéticos na fotografia documental contemporânea brasileira. Detectada pela crítica na década de 90, essa propensão manifesta-se através de aspectos plásticos como borrões, figuras cortadas pelo limite do quadro e ambigüidades visuais. Essa “visualidade surpreendente” muitas vezes torna a imagem ininteligível à primeira vista e exige do espectador maior esforço de leitura e compreensão dos modelos de discurso implicados nas obras de fotógrafos contemporâneos. Tiago Santana é considerado um expoente dessa tendência que coloca em questão a antiga discussão arte-documento na fotografia. Acredita-se que os documentaristas da atualidade tenham pretensões mais estilísticas que os de gerações precedentes e procurem exibir suas obras em galerias de arte e livros. Isso pode estabelecer uma clivagem com autores da corrente moderna, que parecem adotar um estilo baseado na “simplicidade formal” – frontalidade, nitidez e clareza do assunto retratado –, priorizar o desenvolvimento de temáticas socioculturais e usar a imprensa, particularmente as revistas ilustradas, como principal fonte de divulgação das imagens. O objetivo deste estudo portanto é investigar qual o propósito desta “estetização da fotografia”. Conferir se de fato o fotodocumentarismo contemporâneo se opõe ao modernista em relação a fatores como plasticidade, tema e métodos de difusão. A pesquisa está baseada em uma perspectiva historicista e analítica. Em um primeiro momento será estudado o contexto histórico-cultural da fotografia documentária moderna brasileira, com destaque para quatro autores: Jean Manzon, José Medeiros, Pierre Verger e Sebastião Salgado. A escolha desses fotógrafos se refere à suspeita de que representem no país os fundamentos comunicacionais, formais e temáticos do documental moderno. Em seguida, após contextualizar a produção documentária na contemporaneidade, a fotografia de Santana será analisada em três aspectos plásticos: borrões que produzem instabilidade na imagem, pessoas cortadas pela borda do quadro e figuras que surgem na cena através de reflexos em superfícies espelhadas. Sua obra será constantemente contrastada com a de autores modernos e também de contemporâneos – Celso Oliveira, Christian Cravo e Elza Lima, que mantêm com Santana afinidades estilísticas (decepam personagens pelo limite do quadro), temáticas (trabalham assuntos como a religiosidade popular) e comunicacionais (usam mídias como galerias de arte e livros). Durante o exame do corpus fotográfico será considerada a ligação entre as imagens, o tipo de recepção que elas podem implicar no receptor, e as referências que o documentarista contemporâneo faz aos profissionais modernos. Esta dissertação porém não propõe uma distinção radical entre modernistas e contemporâneos. Supõe-se que existam pontos de confluência entre as duas correntes. Santana, por exemplo, se aproximaria de Manzon ao produzir fotografias posadas, mas se afastaria do repórter-fotográfico ao cortar as figuras pela margem do quadro em oposição ao enquadramento clássico que mostra com precisão o retratado. A expectativa é que a comparação de métodos de divulgação e de fatores estilísticos e temáticos permita estabelecer diferenças (e também similaridades) entre autores modernos e contemporâneos, além de fixar o que é próprio do documental da nossa época.
id UFBA-2_cfe13fa6ceb761db7876ce2ec4dfc0d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/1160
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Barbalho, Marcelo LeiteBarbalho, Marcelo Leite2011-05-03T14:04:41Z2011-05-03T14:04:41Z2011-05-03T14:04:41Zhttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1160Esta pesquisa visa investigar uma tendência à exacerbação de efeitos estéticos na fotografia documental contemporânea brasileira. Detectada pela crítica na década de 90, essa propensão manifesta-se através de aspectos plásticos como borrões, figuras cortadas pelo limite do quadro e ambigüidades visuais. Essa “visualidade surpreendente” muitas vezes torna a imagem ininteligível à primeira vista e exige do espectador maior esforço de leitura e compreensão dos modelos de discurso implicados nas obras de fotógrafos contemporâneos. Tiago Santana é considerado um expoente dessa tendência que coloca em questão a antiga discussão arte-documento na fotografia. Acredita-se que os documentaristas da atualidade tenham pretensões mais estilísticas que os de gerações precedentes e procurem exibir suas obras em galerias de arte e livros. Isso pode estabelecer uma clivagem com autores da corrente moderna, que parecem adotar um estilo baseado na “simplicidade formal” – frontalidade, nitidez e clareza do assunto retratado –, priorizar o desenvolvimento de temáticas socioculturais e usar a imprensa, particularmente as revistas ilustradas, como principal fonte de divulgação das imagens. O objetivo deste estudo portanto é investigar qual o propósito desta “estetização da fotografia”. Conferir se de fato o fotodocumentarismo contemporâneo se opõe ao modernista em relação a fatores como plasticidade, tema e métodos de difusão. A pesquisa está baseada em uma perspectiva historicista e analítica. Em um primeiro momento será estudado o contexto histórico-cultural da fotografia documentária moderna brasileira, com destaque para quatro autores: Jean Manzon, José Medeiros, Pierre Verger e Sebastião Salgado. A escolha desses fotógrafos se refere à suspeita de que representem no país os fundamentos comunicacionais, formais e temáticos do documental moderno. Em seguida, após contextualizar a produção documentária na contemporaneidade, a fotografia de Santana será analisada em três aspectos plásticos: borrões que produzem instabilidade na imagem, pessoas cortadas pela borda do quadro e figuras que surgem na cena através de reflexos em superfícies espelhadas. Sua obra será constantemente contrastada com a de autores modernos e também de contemporâneos – Celso Oliveira, Christian Cravo e Elza Lima, que mantêm com Santana afinidades estilísticas (decepam personagens pelo limite do quadro), temáticas (trabalham assuntos como a religiosidade popular) e comunicacionais (usam mídias como galerias de arte e livros). Durante o exame do corpus fotográfico será considerada a ligação entre as imagens, o tipo de recepção que elas podem implicar no receptor, e as referências que o documentarista contemporâneo faz aos profissionais modernos. Esta dissertação porém não propõe uma distinção radical entre modernistas e contemporâneos. Supõe-se que existam pontos de confluência entre as duas correntes. Santana, por exemplo, se aproximaria de Manzon ao produzir fotografias posadas, mas se afastaria do repórter-fotográfico ao cortar as figuras pela margem do quadro em oposição ao enquadramento clássico que mostra com precisão o retratado. A expectativa é que a comparação de métodos de divulgação e de fatores estilísticos e temáticos permita estabelecer diferenças (e também similaridades) entre autores modernos e contemporâneos, além de fixar o que é próprio do documental da nossa época.Submitted by Pós-Com Pós-Com (pos-com@ufba.br) on 2011-05-03T14:04:40Z No. of bitstreams: 1 MarceloBarbalho.pdf: 6076950 bytes, checksum: 8c77e548dc15e60388d3479b6b0f53e5 (MD5)Made available in DSpace on 2011-05-03T14:04:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarceloBarbalho.pdf: 6076950 bytes, checksum: 8c77e548dc15e60388d3479b6b0f53e5 (MD5)Fotografia documentáriaestéticaTiago SantanaPor uma estilística da instabilidade: tendências na fotografia documental contemporânea brasileira na obra de Tiago Santanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMarceloBarbalho.pdfMarceloBarbalho.pdfapplication/pdf6076950https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1160/1/MarceloBarbalho.pdf8c77e548dc15e60388d3479b6b0f53e5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1897https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1160/2/license.txtde85977f6b9b4b70dfab5f2b837f89bdMD52TEXTMarceloBarbalho.pdf.txtMarceloBarbalho.pdf.txtExtracted texttext/plain303298https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1160/3/MarceloBarbalho.pdf.txt4bba105c4703819b3bdabd2dd9702b64MD53ri/11602022-07-05 14:03:23.89oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:23Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por uma estilística da instabilidade: tendências na fotografia documental contemporânea brasileira na obra de Tiago Santana
title Por uma estilística da instabilidade: tendências na fotografia documental contemporânea brasileira na obra de Tiago Santana
spellingShingle Por uma estilística da instabilidade: tendências na fotografia documental contemporânea brasileira na obra de Tiago Santana
Barbalho, Marcelo Leite
Fotografia documentária
estética
Tiago Santana
title_short Por uma estilística da instabilidade: tendências na fotografia documental contemporânea brasileira na obra de Tiago Santana
title_full Por uma estilística da instabilidade: tendências na fotografia documental contemporânea brasileira na obra de Tiago Santana
title_fullStr Por uma estilística da instabilidade: tendências na fotografia documental contemporânea brasileira na obra de Tiago Santana
title_full_unstemmed Por uma estilística da instabilidade: tendências na fotografia documental contemporânea brasileira na obra de Tiago Santana
title_sort Por uma estilística da instabilidade: tendências na fotografia documental contemporânea brasileira na obra de Tiago Santana
author Barbalho, Marcelo Leite
author_facet Barbalho, Marcelo Leite
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbalho, Marcelo Leite
Barbalho, Marcelo Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia documentária
estética
Tiago Santana
topic Fotografia documentária
estética
Tiago Santana
description Esta pesquisa visa investigar uma tendência à exacerbação de efeitos estéticos na fotografia documental contemporânea brasileira. Detectada pela crítica na década de 90, essa propensão manifesta-se através de aspectos plásticos como borrões, figuras cortadas pelo limite do quadro e ambigüidades visuais. Essa “visualidade surpreendente” muitas vezes torna a imagem ininteligível à primeira vista e exige do espectador maior esforço de leitura e compreensão dos modelos de discurso implicados nas obras de fotógrafos contemporâneos. Tiago Santana é considerado um expoente dessa tendência que coloca em questão a antiga discussão arte-documento na fotografia. Acredita-se que os documentaristas da atualidade tenham pretensões mais estilísticas que os de gerações precedentes e procurem exibir suas obras em galerias de arte e livros. Isso pode estabelecer uma clivagem com autores da corrente moderna, que parecem adotar um estilo baseado na “simplicidade formal” – frontalidade, nitidez e clareza do assunto retratado –, priorizar o desenvolvimento de temáticas socioculturais e usar a imprensa, particularmente as revistas ilustradas, como principal fonte de divulgação das imagens. O objetivo deste estudo portanto é investigar qual o propósito desta “estetização da fotografia”. Conferir se de fato o fotodocumentarismo contemporâneo se opõe ao modernista em relação a fatores como plasticidade, tema e métodos de difusão. A pesquisa está baseada em uma perspectiva historicista e analítica. Em um primeiro momento será estudado o contexto histórico-cultural da fotografia documentária moderna brasileira, com destaque para quatro autores: Jean Manzon, José Medeiros, Pierre Verger e Sebastião Salgado. A escolha desses fotógrafos se refere à suspeita de que representem no país os fundamentos comunicacionais, formais e temáticos do documental moderno. Em seguida, após contextualizar a produção documentária na contemporaneidade, a fotografia de Santana será analisada em três aspectos plásticos: borrões que produzem instabilidade na imagem, pessoas cortadas pela borda do quadro e figuras que surgem na cena através de reflexos em superfícies espelhadas. Sua obra será constantemente contrastada com a de autores modernos e também de contemporâneos – Celso Oliveira, Christian Cravo e Elza Lima, que mantêm com Santana afinidades estilísticas (decepam personagens pelo limite do quadro), temáticas (trabalham assuntos como a religiosidade popular) e comunicacionais (usam mídias como galerias de arte e livros). Durante o exame do corpus fotográfico será considerada a ligação entre as imagens, o tipo de recepção que elas podem implicar no receptor, e as referências que o documentarista contemporâneo faz aos profissionais modernos. Esta dissertação porém não propõe uma distinção radical entre modernistas e contemporâneos. Supõe-se que existam pontos de confluência entre as duas correntes. Santana, por exemplo, se aproximaria de Manzon ao produzir fotografias posadas, mas se afastaria do repórter-fotográfico ao cortar as figuras pela margem do quadro em oposição ao enquadramento clássico que mostra com precisão o retratado. A expectativa é que a comparação de métodos de divulgação e de fatores estilísticos e temáticos permita estabelecer diferenças (e também similaridades) entre autores modernos e contemporâneos, além de fixar o que é próprio do documental da nossa época.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-03T14:04:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-03T14:04:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-03T14:04:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1160
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1160/1/MarceloBarbalho.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1160/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1160/3/MarceloBarbalho.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c77e548dc15e60388d3479b6b0f53e5
de85977f6b9b4b70dfab5f2b837f89bd
4bba105c4703819b3bdabd2dd9702b64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459354833158144