Aspectos técnicos e interpretativos numa reflexão sobre o processo de preparação para um recital de violino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32864 |
Resumo: | Este trabalho é a concretização do curso de Mestrado Profissional na linha de Execução Musical, com foco na prática e interpretação de Violino. O objetivo do presente memorial é registrar a experiência e o desenvolvimento da aluna ao longo das fases do curso. O trabalho é dividido nas seguintes partes: contextualização da formação da aluna e sua história com a música anterior ao curso; importância das disciplinas e práticas cursadas no programa para o crescimento acadêmico e musical; definição e explanação do projeto; registro dos estudos de violino, contemplando o desenvolvimento técnico-musical experienciado e a preparação do repertório para o recital, o qual foi definido como produto final. Para a gestão destas duas últimas partes, foi usada como metodologia a pesquisa artística através dos autores López-Cano & Opazo (2014) e Benetti (2017). Tal proposta considera que o instrumentista pode utilizar sua prática como fonte de pesquisa, uma vez que as fases de estudo passam por métodos e sistematizações que podem qualificá-lo como pesquisa acadêmica. O diferencial do fazer artístico presente nesse tipo de pesquisa, traz, contudo, uma aproximação particular que atende principalmente à possibilidade e necessidade de considerar o performer ao mesmo tempo como autor e objeto de pesquisa do seu trabalho; nisso se configura um tipo de pesquisa artística. O método escolhido para este trabalho foi a autoetnografia, utilizando o diário reflexivo como ferramenta para sua aplicação. Dessa forma, a rotina de estudo de violino foi registrada em um diário, o qual serviu como fonte de informação, análise, experimento e reflexão para impulsionar o desenvolvimento e a ressignificação do processo de estudo diário. Ao final, compreendeu-se a necessidade de organizar o estudo com objetivos diários que devem conduzir a objetivos de médio e longo prazo, tendo em vista a preparação para o recital de violino. Também notou-se a relevância de dedicar tempo para a prática da performance, um período dedicado para o exercício de preparar-se e experimentar a performance de obras e do repertório completo. |
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Barbosa, Ingrid Rainier LacerdaBarbosa, Ingrid Rainier LacerdaCasado, Alexandre AlvesScebba, Beatriz Alessio de AguiarBenedito, Celso José Rodriguês2021-02-23T22:52:34Z2021-02-23T22:52:34Z2021-02-232019-11-20dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32864Este trabalho é a concretização do curso de Mestrado Profissional na linha de Execução Musical, com foco na prática e interpretação de Violino. O objetivo do presente memorial é registrar a experiência e o desenvolvimento da aluna ao longo das fases do curso. O trabalho é dividido nas seguintes partes: contextualização da formação da aluna e sua história com a música anterior ao curso; importância das disciplinas e práticas cursadas no programa para o crescimento acadêmico e musical; definição e explanação do projeto; registro dos estudos de violino, contemplando o desenvolvimento técnico-musical experienciado e a preparação do repertório para o recital, o qual foi definido como produto final. 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Dessa forma, a rotina de estudo de violino foi registrada em um diário, o qual serviu como fonte de informação, análise, experimento e reflexão para impulsionar o desenvolvimento e a ressignificação do processo de estudo diário. Ao final, compreendeu-se a necessidade de organizar o estudo com objetivos diários que devem conduzir a objetivos de médio e longo prazo, tendo em vista a preparação para o recital de violino. 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Este trabalho é a concretização do curso de Mestrado Profissional na linha de Execução Musical, com foco na prática e interpretação de Violino. O objetivo do presente memorial é registrar a experiência e o desenvolvimento da aluna ao longo das fases do curso. O trabalho é dividido nas seguintes partes: contextualização da formação da aluna e sua história com a música anterior ao curso; importância das disciplinas e práticas cursadas no programa para o crescimento acadêmico e musical; definição e explanação do projeto; registro dos estudos de violino, contemplando o desenvolvimento técnico-musical experienciado e a preparação do repertório para o recital, o qual foi definido como produto final. Para a gestão destas duas últimas partes, foi usada como metodologia a pesquisa artística através dos autores López-Cano & Opazo (2014) e Benetti (2017). Tal proposta considera que o instrumentista pode utilizar sua prática como fonte de pesquisa, uma vez que as fases de estudo passam por métodos e sistematizações que podem qualificá-lo como pesquisa acadêmica. O diferencial do fazer artístico presente nesse tipo de pesquisa, traz, contudo, uma aproximação particular que atende principalmente à possibilidade e necessidade de considerar o performer ao mesmo tempo como autor e objeto de pesquisa do seu trabalho; nisso se configura um tipo de pesquisa artística. O método escolhido para este trabalho foi a autoetnografia, utilizando o diário reflexivo como ferramenta para sua aplicação. Dessa forma, a rotina de estudo de violino foi registrada em um diário, o qual serviu como fonte de informação, análise, experimento e reflexão para impulsionar o desenvolvimento e a ressignificação do processo de estudo diário. Ao final, compreendeu-se a necessidade de organizar o estudo com objetivos diários que devem conduzir a objetivos de médio e longo prazo, tendo em vista a preparação para o recital de violino. Também notou-se a relevância de dedicar tempo para a prática da performance, um período dedicado para o exercício de preparar-se e experimentar a performance de obras e do repertório completo. |
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