O artesanato da escrita: oficinas literárias e profissionalização do escritor brasileiro contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34810 |
Resumo: | A tese busca analisar a relação da ascensão das oficinas literárias com a profissionalização dos escritores no campo literário brasileiro contemporâneo. Nos últimos anos, em compasso com a emergência dos cursos de escrita criativa, é perceptível a consolidação de um estatuto profissional para inúmeros autores brasileiros. Nesse contexto, as oficinas funcionam tanto como atividade de subsistência quanto instância de formação artística. Para inúmeros autores, socialmente reconhecidos como profissionais, as atividades paraliterárias (oficinas, palestras, participações em feiras etc.) representam a principal fonte de renda. Em muitos aspectos, é possível considerar que as atribuições de um escritor profissional, apesar de centradas em sua produção escrita, não se restringem a esta, razão pela qual se torna pertinente compreender a reconfiguração do ofício literário nesse cenário. Enquanto atividade paraliterária, a coordenação de oficinas parece se encaixar no circuito literário contemporâneo em que os escritores são convidados a performar e expor sua imagem publicamente. A partir desse viés, a pesquisa se concentra na análise de escritores que coordenam oficinas, mirando como essa atividade, em específico, os auxilia na condição de autores profissionais. Analogamente, também são analisados os possíveis impactos da popularização dos cursos de escrita criativa no campo literário brasileiro contemporâneo, sobretudo a partir de autores cuja bem-sucedida inserção na vida literária se deu a partir das oficinas, compreendidas como via de formação e de acesso à carreira literária. A esse respeito, chama atenção o sucesso obtido por autores egressos dos cursos de criação em alguns dos principais prêmios literários nacionais, seja em concursos de originais, seja como autores independentes. Desse modo, a tese busca mapear um movimento contemporâneo, mais ou menos restrito aos últimos vinte anos, cuja influência parece cada vez mais preponderante no campo literário brasileiro, apresentando novas vias para se pensar sobre o ofício de escritor na contemporaneidade. Metodologicamente, a pesquisa se ampara na sociologia da literatura, observando as estratégias de inserção e permanência de escritores brasileiros no campo literário contemporâneo e sua relação com a emergência dos cursos de escrita criativa nesse mesmo cenário. Para tanto, utilizou-se de visitas a campo, entrevistas e pesquisa bibliográfica. |
id |
UFBA-2_d16100d4b1030d02e9f9792929c71c20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/34810 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Almeida, Túlio D’El-Rey.Almeida, Túlio D’El-Rey.Lima, Rachel EstevesMartins, Anderson BastosSá, Sérgio Araújo deAzevedo, Luciene Almeida deQueiroz, Milena Brito de2022-02-18T19:04:02Z2022-02-18T19:04:02Z2020-11-04https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34810A tese busca analisar a relação da ascensão das oficinas literárias com a profissionalização dos escritores no campo literário brasileiro contemporâneo. Nos últimos anos, em compasso com a emergência dos cursos de escrita criativa, é perceptível a consolidação de um estatuto profissional para inúmeros autores brasileiros. Nesse contexto, as oficinas funcionam tanto como atividade de subsistência quanto instância de formação artística. Para inúmeros autores, socialmente reconhecidos como profissionais, as atividades paraliterárias (oficinas, palestras, participações em feiras etc.) representam a principal fonte de renda. Em muitos aspectos, é possível considerar que as atribuições de um escritor profissional, apesar de centradas em sua produção escrita, não se restringem a esta, razão pela qual se torna pertinente compreender a reconfiguração do ofício literário nesse cenário. Enquanto atividade paraliterária, a coordenação de oficinas parece se encaixar no circuito literário contemporâneo em que os escritores são convidados a performar e expor sua imagem publicamente. A partir desse viés, a pesquisa se concentra na análise de escritores que coordenam oficinas, mirando como essa atividade, em específico, os auxilia na condição de autores profissionais. Analogamente, também são analisados os possíveis impactos da popularização dos cursos de escrita criativa no campo literário brasileiro contemporâneo, sobretudo a partir de autores cuja bem-sucedida inserção na vida literária se deu a partir das oficinas, compreendidas como via de formação e de acesso à carreira literária. A esse respeito, chama atenção o sucesso obtido por autores egressos dos cursos de criação em alguns dos principais prêmios literários nacionais, seja em concursos de originais, seja como autores independentes. Desse modo, a tese busca mapear um movimento contemporâneo, mais ou menos restrito aos últimos vinte anos, cuja influência parece cada vez mais preponderante no campo literário brasileiro, apresentando novas vias para se pensar sobre o ofício de escritor na contemporaneidade. Metodologicamente, a pesquisa se ampara na sociologia da literatura, observando as estratégias de inserção e permanência de escritores brasileiros no campo literário contemporâneo e sua relação com a emergência dos cursos de escrita criativa nesse mesmo cenário. Para tanto, utilizou-se de visitas a campo, entrevistas e pesquisa bibliográfica.Submitted by Raquel Santos de Sousa Oliveira (sousa.raquel@ufba.br) on 2021-12-17T17:26:28Z No. of bitstreams: 1 Tese Tulio versao final aprovada Rachel.pdf: 1228926 bytes, checksum: 6d364f740813431607196023fd4014e4 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-02-18T19:04:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Tulio versao final aprovada Rachel.pdf: 1228926 bytes, checksum: 6d364f740813431607196023fd4014e4 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-18T19:04:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Tulio versao final aprovada Rachel.pdf: 1228926 bytes, checksum: 6d364f740813431607196023fd4014e4 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesOficinas LiteráriasEscrita CriativaLiteratura Brasileira ContemporâneaProfissionalização do escritorO artesanato da escrita: oficinas literárias e profissionalização do escritor brasileiro contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de Letras, Universidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Literatura e CulturaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese Tulio versao final aprovada Rachel.pdfTese Tulio versao final aprovada Rachel.pdfapplication/pdf1228926https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34810/1/Tese%20Tulio%20versao%20final%20aprovada%20Rachel.pdf6d364f740813431607196023fd4014e4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1582https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34810/2/license.txt907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6MD52TEXTTese Tulio versao final aprovada Rachel.pdf.txtTese Tulio versao final aprovada Rachel.pdf.txtExtracted texttext/plain549092https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34810/3/Tese%20Tulio%20versao%20final%20aprovada%20Rachel.pdf.txt596ad98246951c60eca0648a114efddeMD53ri/348102022-07-05 14:04:11.871oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:11Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O artesanato da escrita: oficinas literárias e profissionalização do escritor brasileiro contemporâneo |
title |
O artesanato da escrita: oficinas literárias e profissionalização do escritor brasileiro contemporâneo |
spellingShingle |
O artesanato da escrita: oficinas literárias e profissionalização do escritor brasileiro contemporâneo Almeida, Túlio D’El-Rey. Lingüística, Letras e Artes Oficinas Literárias Escrita Criativa Literatura Brasileira Contemporânea Profissionalização do escritor |
title_short |
O artesanato da escrita: oficinas literárias e profissionalização do escritor brasileiro contemporâneo |
title_full |
O artesanato da escrita: oficinas literárias e profissionalização do escritor brasileiro contemporâneo |
title_fullStr |
O artesanato da escrita: oficinas literárias e profissionalização do escritor brasileiro contemporâneo |
title_full_unstemmed |
O artesanato da escrita: oficinas literárias e profissionalização do escritor brasileiro contemporâneo |
title_sort |
O artesanato da escrita: oficinas literárias e profissionalização do escritor brasileiro contemporâneo |
author |
Almeida, Túlio D’El-Rey. |
author_facet |
Almeida, Túlio D’El-Rey. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Túlio D’El-Rey. Almeida, Túlio D’El-Rey. |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Rachel Esteves |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Martins, Anderson Bastos Sá, Sérgio Araújo de Azevedo, Luciene Almeida de Queiroz, Milena Brito de |
contributor_str_mv |
Lima, Rachel Esteves Martins, Anderson Bastos Sá, Sérgio Araújo de Azevedo, Luciene Almeida de Queiroz, Milena Brito de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Lingüística, Letras e Artes |
topic |
Lingüística, Letras e Artes Oficinas Literárias Escrita Criativa Literatura Brasileira Contemporânea Profissionalização do escritor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oficinas Literárias Escrita Criativa Literatura Brasileira Contemporânea Profissionalização do escritor |
description |
A tese busca analisar a relação da ascensão das oficinas literárias com a profissionalização dos escritores no campo literário brasileiro contemporâneo. Nos últimos anos, em compasso com a emergência dos cursos de escrita criativa, é perceptível a consolidação de um estatuto profissional para inúmeros autores brasileiros. Nesse contexto, as oficinas funcionam tanto como atividade de subsistência quanto instância de formação artística. Para inúmeros autores, socialmente reconhecidos como profissionais, as atividades paraliterárias (oficinas, palestras, participações em feiras etc.) representam a principal fonte de renda. Em muitos aspectos, é possível considerar que as atribuições de um escritor profissional, apesar de centradas em sua produção escrita, não se restringem a esta, razão pela qual se torna pertinente compreender a reconfiguração do ofício literário nesse cenário. Enquanto atividade paraliterária, a coordenação de oficinas parece se encaixar no circuito literário contemporâneo em que os escritores são convidados a performar e expor sua imagem publicamente. A partir desse viés, a pesquisa se concentra na análise de escritores que coordenam oficinas, mirando como essa atividade, em específico, os auxilia na condição de autores profissionais. Analogamente, também são analisados os possíveis impactos da popularização dos cursos de escrita criativa no campo literário brasileiro contemporâneo, sobretudo a partir de autores cuja bem-sucedida inserção na vida literária se deu a partir das oficinas, compreendidas como via de formação e de acesso à carreira literária. A esse respeito, chama atenção o sucesso obtido por autores egressos dos cursos de criação em alguns dos principais prêmios literários nacionais, seja em concursos de originais, seja como autores independentes. Desse modo, a tese busca mapear um movimento contemporâneo, mais ou menos restrito aos últimos vinte anos, cuja influência parece cada vez mais preponderante no campo literário brasileiro, apresentando novas vias para se pensar sobre o ofício de escritor na contemporaneidade. Metodologicamente, a pesquisa se ampara na sociologia da literatura, observando as estratégias de inserção e permanência de escritores brasileiros no campo literário contemporâneo e sua relação com a emergência dos cursos de escrita criativa nesse mesmo cenário. Para tanto, utilizou-se de visitas a campo, entrevistas e pesquisa bibliográfica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-11-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-18T19:04:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-18T19:04:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34810 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34810/1/Tese%20Tulio%20versao%20final%20aprovada%20Rachel.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34810/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34810/3/Tese%20Tulio%20versao%20final%20aprovada%20Rachel.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d364f740813431607196023fd4014e4 907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6 596ad98246951c60eca0648a114efdde |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459636838236160 |